Conheça nosso blog
11Nov

Qual a diferença entre dieta parenteral e enteral?

Você já ouviu falar em dieta parenteral e enteral? Sabe em que condições elas são aplicadas? Pois bem, a realidade é que pacientes hospitalizados apresentam uma grande dificuldade para manter um estado nutricional adequado. Cerca de 30% dos pacientes se tornam desnutridos nas primeiras 48h de internação, segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral. No decorrer da primeira semana de internação, esse percentual pode chegar a 45%.

A desnutrição pode causar distúrbios graves, principalmente em pacientes recém-operados, ou com uma infecção grave. Como a desnutrição promove a perda de massa magra, pode levar um paciente a morte. Para recuperar o estado nutricional do paciente, os hospitais recorrem a opções como a dieta parenteral e enteral.

A escolha de qual método usar é sempre uma decisão da equipe multidisciplinar do hospital. Quer saber mais sobre isso? Confira!

Dieta parenteral e enteral

Nutrição enteral

nutrição enteral

Ocorre quando o paciente não consegue se alimentar por via oral. Neste caso, a ingestão dos alimentos pode ser feita através de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago, no jejuno ou no duodeno. Nesse caso, os alimentos são ministrados na forma líquida ou em pó, e têm o mesmo valor nutricional de uma refeição equilibrada.

A nutrição enteral é administrada em pacientes que se encaixam nos seguintes casos:

  • Paciente com risco nutricional ou algum grau de desnutrição;
  • Paciente que apresente incapacidade de se alimentar por via oral;
  • Paciente com o trato digestivo funcionando corretamente;
  • Paciente que apresente algum problema na digestão ou na absorção de nutrientes;
  • Ou que apresente alguma necessidade especial devido a alguma patologia, como por exemplo diabetes, câncer, entre outros.

Nutrição parenteral

dieta parenteral

É administrada por via intravenosa. Pode fornecer parte ou a totalidade das necessidades nutricionais de uma pessoa. Esse tipo de alimentação tem a finalidade de complementar ou, ainda, de substituir o fornecimento via oral ou enteral de nutrientes como: glicose, proteínas, sais minerais, eletrólitos, água e vitaminas que são vitais para que o organismo funcione corretamente, e possibilita, assim, que o paciente se mantenha nutrido.

A nutrição parenteral é administrada em pacientes que se encaixam nos seguintes casos:

  • Paciente com risco nutricional ou algum grau de desnutrição;
  • Paciente com problema no trato digestivo, onde o mesmo não esteja funcionando corretamente;
  • Paciente que apresente traumas graves onde não há possibilidade de alimentação oral ou por sonda;
  • Ou paciente onde a circulação sanguínea esteja normalizada.

Entrega de Correlatos

Para que uma empresa possa transportar medicamentos, é preciso que a mesma seja registrada e tenha todas as permissões solicitadas pela ANVISA. Quer conhecer a empresa certa para isso? A Zoom Entregas Rápidas tem o aval da ANVISA para entregas de correlatos (medicamentos), por meio de transporte aéreo e motofrete, e é a empresa mais confiável e preparada para o serviço. Temos colaboradores treinados, uniformizados, responsáveis e pontuais, além de atendimento exclusivo.

Trabalhamos também com serviços de courier e entregas de malote. Conheça mais sobre a nossa empresa e entre em contato.

Compartilhe: