Conheça nosso blog
05Nov
2018 11 22 E Possivel Pilotar Moto No Corredor Com Seguranca

É possível pilotar moto no corredor com segurança?

Vias urbanas e movimentadas das grandes cidades trazem várias situações que causam preocupação. Uma delas é a presença de moto no corredor. Muitos julgam legalmente errado. Mas você sabia que a válvula de escape de tráfegos intensos dos motociclistas é permitida? Lógico, quando feita mediante as normas regulamentadoras do caso. Pensando em salientar dúvidas, a Zoom Entregas Rápidas reuniu as informações essenciais.

Moto no corredor: regulamentação

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) chegou a proibir a circulação de moto no corredor. Em contrapartida, o artigo aprovado pelo Congresso Nacional foi vetado por ser tentativa de prejudicar agilidade no deslocamento do veículo. Ainda no veto efetuado pelo então presidente FHC, segurança do motociclista está mais apropriada à velocidade e equipamentos de segurança.

Hoje em dia é permitido por lei, mas existem outros artigos presentes no Código que multam delinquentes. Ameaçar pedestres e veículos em via pública, perturbar e interromper o trânsito, não manter segurança lateral e frontal de outro veículo e/ou ultrapassá-lo ainda em movimento. É dever de todo motociclista pilotar com responsabilidade, sem danificar e prejudicar outras vidas e construções.

Hábitos indispensáveis

Moto no corredor hábitos

O motoboy inserido no intenso tráfego de veículos conhece bem as situações de risco. Pensando nisso, a Zoom Entregas Rápidas destacou alguns itens da regulamentação de moto no corredor que precisam de atenção. São diversos hábitos que, quando adotados para o cotidiano, podem até salvar vidas.

Controle a velocidade

Nunca se deve abusar da velocidade. A moto no corredor principalmente. É preciso ter margem para poder reagir a situações inesperadas. Por exemplo, um veículo troca de faixa sem prévia sinalização e a sua moto está em alta velocidade. A probabilidade de um acidente acontecer é grande. A velocidade máxima de uma via é dada a partir de análises de fluxo, dimensões e etc. Porém, nem sempre mantê-la será a melhor opção. Com prudência, o motociclista deve avaliar o cenário e adotar a velocidade mediana adequada.

Mantenha a distância

Manter a distância da moto a frente é uma medida de segurança insubstituível. Colisões traseiras por conta da alta proximidade são bem comuns nas justificativas de acidentes graves. O motociclista com a moto no corredor deve ter uma visão perfeita de tudo que o cerca. Sem esse cuidado, não é possível realizar a manobra.

Esteja seguro

Quem age na incerteza pode acarretar diversos riscos para a própria vida. Portanto, é indispensável que condutor da moto no corredor esteja seguro do que está fazendo. Os constantes trânsitos apresentam gatilhos perigosos para acidentes e falta de preparo e atenção podem colaborar.

Seja visto

Moto no corredor pode ser fechada por um veículo de porte mais elevado a qualquer momento. Por isso, preocupe-se em sempre ser visto por todos os condutores. A melhor forma de executar essa tarefa é sempre ligar o farol. Por conta da visibilidade limitada de outros motoristas por conta do campo de visão de retrovisores, motociclistas podem passar despercebidos.

Cuidados especiais

No geral, são muitos cuidados que um motociclista que escolhe conduzir sua moto no corredor deve tomar. A chuva, por exemplo, pode comprometer a visão de motoristas. Por essa razão, antes de manobrar o motociclista deve ter certeza que está sendo visto. Também é de extrema importância que ambulâncias não sejam seguidas. Nesses casos, é comum que outros carros abram caminho e fechem a passagem das motos. E por último, mas não menos importante: nunca se devem ultrapassar veículos grandes como caminhões e ônibus. Na maioria das vezes os motoristas desses veículos têm o critério visibilidade um pouco mais comprometido para uma moto.

Serviços de motoboy

Moto no corredor motoboy

Para o serviço de motoboy no RJ é importante confiar sua demanda em um profissional seguidor das dicas supracitadas. Conheça a Zoom Entregas Rápidas. Somos uma empresa de entregas rápidas com experiência no mercado.
Oferecemos serviços de motofrete no RJ, coleta e entrega de malote, courier no RJ e muito mais. Navegue pelo nosso site e conheça melhor nossos serviços. Estamos à disposição para melhor lhe atender.

Compartilhe: