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14Set
6 estratégias de marketing indispensáveis para vendas no atacado!

6 estratégias de marketing indispensáveis para vendas no atacado!

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Se tem algo que todo empresário do ramo atacadista deseja é saber  como aumentar as vendas no atacado. Sendo assim, anseiam por ideias para venderem mais.

No entanto, nem sempre as melhores ideias são as mais eficientes para atrair o público. Não adianta, para ir além é preciso contar com estratégias de marketing com foco em vendas.

Se você quer conhecer melhor algumas ideias eficientes e que funcionem, continue lendo este conteúdo!

Quais as melhores estratégias para vendas no atacado?

Tão concorrido quanto o varejo, o mercado de atacado atrai muitos clientes por conta da grande aquisição de produtos através de empresas, varejistas e estabelecimentos mistos.

Dessa maneira, para que se possa ultrapassar a concorrência e ter uma boa posição no mercado, o marketing para essa área deve ser muito bem pensado.

Isso porque com as estratégias certas, o cliente poderá fixar em sua memória algum diferencial que a destaca da concorrência.

Por essa razão, juntamos aqui alguns pontos interessantes para você que deseja implementar o aumento de vendas da maneira correta, veja.

1. Realizar a segmentação de clientes

defina o perfil do seu público alvo para preparar melhor o mix de produtos nas prateleiras

Perfil Do Consumidor

Nem todo mundo tem essa visão clara e acaba com o pensamento de que vender para todos é a solução mais eficaz para o aumento das vendas.

No entanto, não existe nenhum lugar que não tenha seu público-alvo bem definido, principalmente no setor atacadista.

Por isso, se faz necessário criar a subdivisão de clientes em grupos específicos que tenham características parecidas. O foco disso é apropriar a linguagem para poder se comunicar bem com cada cliente.

Isso porque, além de terem uma variedade de clientes diferentes, cada um precisa de algo que faça com que uma abordagem exclusiva aconteça. 

Por meio da segmentação é que se torna possível realizar as melhores técnicas de venda, justamente por conhecer os hábitos de consumo de cada grupo de clientes. Por isso, a primeira dica é: segmentar o público.

2. Observe a concorrência

Nem todo mundo sabe o que significa benchmarking e tudo bem, pois isso é algo completamente voltado para o marketing. Ele significa “comparação com a concorrência”.

Apesar do nome complicado, muitos atacadistas já fazem isso sem perceber. No entanto, analisar esse fator aos olhos do marketing, pode acabar sendo a melhor coisa para sua empresa.

Faça uma análise de seus pontos fortes e fracos e veja quais práticas estão dando certo na concorrência, com o foco de fazer a otimização de práticas da sua empresa.

A meta principal é poder elevar a competitividade no mercado e a produtividade no negócio. Assim, o processo de pesquisa deve ser contínuo.

Para quem acha que esse tipo de coisa se trata de uma cópia, engana-se. O benchmarking serve para implementar mudanças inspiradas nos aprendizados para fortalecimento da marca.

3. Ofereça descontos

Os descontos não tem como significado apenas o preço baixo. Isso porque os concorrentes podem baixar o preço e essa disputa não fará com que a empresa tenha um bom resultado.

A estratégia de uso de desconto deve ser uma solução que, além de lucrativa, deve agregar valor para o estabelecimento.

No atacado, sua importância é relevante pois, tem como intenção construir uma relação comercial mais duradoura com os clientes.

Sendo assim, optar por fazer uma promoção, um programa de fidelidade, ou qualquer outro tipo de facilidade para o cliente B2B ou B2C é muito vantajoso para aumentar seus resultados.

4. Faça promoção online

Usar os meios digitais como parte de sua estratégia é uma ótima alternativa. As redes sociais, principalmente, são fortes aliadas na hora de promover os produtos e aumentar as vendas.

Sair do meio offline para o online é uma ótima estratégia para que se possa divulgar e alcançar o maior número de pessoas em um curto espaço de tempo curto.

As promoções relâmpago despertam um senso de urgência, o que acaba atraindo mais a atenção de cada pessoa. Além disso, uma boa promoção não apenas beneficia um grupo de clientes, como também cria oportunidade de novos clientes conhecerem a sua marca.

Com isso, pode-se ter um relacionamento com clientes mais próximos, tornando sua empresa mais marcante e como consequência, mais conhecida.

5. Facilite o pagamento

O que mais atrai o consumidor senão as facilidades da condição especial de pagamento? Esses dois fatores quando combinados geram ótimos resultados.

Isso porque pode-se gerar mais vendas por conta da loja oferecer uma facilidade maior para o comprador ter mais opções de pagamento.

6. Faça campanhas

Para poder angariar mais vendas no atacado é preciso divulgar mais. Por isso, que principalmente no mercado atacadista, é vital que campanhas sejam elaboradas a fim de que se gere mais retorno para as empresas.

Leve em consideração as datas comemorativas, que já fazem parte do calendário de marketing do mercado de varejo. 

O investimento em marketing é a melhor saída na hora de querer faturar mais e vender muito. Isso porque as estratégias, se bem implementadas, entregam o que prometem.

Existem diversas estratégias que se pode adotar, em especial para o mercado varejista, onde há inúmeras possibilidades de investimento e retorno.

A divulgação correta torna a marca conhecida, economiza recursos, estabelece uma vantagem competitiva e gera muito retorno para a empresa.

Por isso começar a seguir essas dicas básicas já é um grande avanço para você que quer deixar sua marca no comércio atacadista.

Conclusão

Apesar de parecer complicado, o investimento em estratégias de marketing para vendas no atacado é algo simples de se fazer. Basta ter atenção aos detalhes que o resultado é rápido.

Uma das maiores dificuldades que se tem é poder atrair clientes certos e com qualidade. Por isso, conhecer seu público fará com que essa etapa seja mais simples e você consiga ter o resultado que espera.

Invista também em outros meios de publicidade e tente descobrir mais sobre o que o setor tem a oferecer. Deixe aqui seu comentário sobre o conteúdo e compartilhe-o com outras pessoas.