CONHEÇA NOSSO BLOG
04Jan
Sazonalidade logística: como preparar o transporte para o aumento de demanda?

Sazonalidade logística: como preparar o transporte para o aumento de demanda?

Compartilhe!

Durante as festas de fim de ano e a temporada de férias, o comércio varejista costuma atingir um pico de vendas estrondoso. Os períodos sazonais refletem não somente a necessidade de ampliar a produção interna, como também de adaptar o setor logístico para o aumento de demanda. Afinal, é preciso garantir que todas as mercadorias cheguem aos seus destinos de forma rápida e segura.

Está sofrendo para ajustar o transporte da sua empresa à sazonalidade logística? Este artigo é para você! A Zoom Entregas Rápidas separou algumas dicas valiosas para te ajudar nesse período de instabilidade. Confira!

5 dicas para adaptar o setor logístico ao aumento de demanda

Um trabalhador atuando no setor logístico lidando com o aumento de demanda.

1) Preveja o cenário e planeje-se antecipadamente

A primeira coisa que você precisa fazer é se planejar com meses de antecedência. Isso pode ser feito com um estudo sobre o aumento de demanda nos anos anteriores e as tendências para o próximo ano. A partir desses dados, é possível criar um cronograma sólido de distribuição das mercadorias com alto poder de venda nos períodos sazonais.

2) Recorra a planos de ação

Durante o planejamento antecipado das demandas sazonais, é recomendado que você crie planos de ação para embasar sua operação. Geralmente, as empresas costumam adotar estratégias como contratação de mão de obra adicional e expansão da frota. Contar com maior número de motoristas e veículos é essencial para garantir o sucesso da tomada de decisão.

3) Dê prioridade às cargas especiais

O aumento de demanda do varejo inclui a necessidade de priorizar alguns produtos na gestão do transporte. Afinal, existem itens que precisam chegar antes de outros e não podem sofrer com atrasos característicos dessa época do ano. Portanto, separe as cargas com prioridade máxima e faça com que elas sejam as primeiras a serem enviadas.

4) Invista na tecnologia

A tecnologia de rastreamento é fundamental para otimizar rotas, prever cenários e indicar a localização exata da carga. Os sistemas de logística conseguem fornecer informações precisas sobre o posicionamento do veículo, auxiliando na gestão de atrasos e situações de emergência.

5) Busque uma transportadora confiável

A escolha da transportadora que realizará o envio das mercadorias é parte fundamental do processo. Uma empresa séria e comprometida oferece horários flexíveis para se adequar ao aumento de demanda em períodos sazonais. Essa flexibilidade é ideal para atender às solicitações emergenciais das empresas, sem deixar de lado a qualidade do serviço prestado.

Zoom Entregas Rápidas: a transportadora ideal para você!
Está procurando uma transportadora de qualidade no Rio de Janeiro? Conte conosco!
Nós da Zoom Entregas Rápidas disponibilizamos os melhores veículos da nossa frota para os momentos de picos de venda. Oferecemos diferentes tipos de serviços para atender às suas necessidades. Entre em contato e conheça todas as nossas soluções!

Gostou do conteúdo? Em nosso blog você encontra outros artigos interessantes:

Posts Recentes Tags