Conheça nosso blog
29Out
Como fazer planejamento de entrega da empresa

Como realizar o planejamento de entrega na sua empresa

Nenhum setor de uma organização sobrevive sem planejamento. Seja estratégico, operacional ou de qualquer outro tipo, sempre é necessário idealizar um projeto antes de colocá-lo em prática. Com o planejamento de entrega não poderia ser diferente. Mas, você sabe qual a real importância deste elemento? Ou qual a maneira ideal de fazê-lo? É o que você descobre agora no novo artigo que a Zoom Entregas Rápidas preparou para você. Confira!

Qual a importância de fazer planejamento de entrega na empresa?

Fazer planejamento de entrega tem como objetivo antecipar possíveis problemas dentro desta operação. Eles podem ir desde atraso nas entregas até perda de clientes e posicionamento ruim da sua empresa no mercado, por exemplo. Por isso, a seguir, ensinaremos como realizar o planejamento de entrega na sua empresa e evitar dores de cabeça.

O que deve ser definido no planejamento de entregas?

  1. Veículos;
  2. rotas;
  3. dias e horários;
  4. estratégias;
  5. serviços terceirizados.

Passo a passo de como realizar o planejamento de entrega

1- Defina metas e parâmetros

É a primeira e uma das mais fundamentais etapas do planejamento de entrega. Você precisa definir o que você quer atingir com aquele serviço e quais as referências que devem ser seguidas no momento da organização. Esses números servirão como base na hora de analisar os KPIS (Indicadores de Performance) e saber se a estratégia utilizada está correta.

2- Faça análises e gerenciamento de risco

Por conta do transporte de cargas, em geral, ser um serviço bem arriscado, a análise e o gerenciamento de riscos são etapas fundamentais no planejamento de entrega. Afinal, não só acidentes estão listados nos possíveis riscos, mas também assaltos e sequestros de carga, por exemplo. Faça uma análise de problemas já enfrentados por você e pelos concorrentes, assim como de notícias. Com isso, você conseguirá ter um parâmetro de quais atitudes tomar no gerenciamento de risco.

3- Planeje-se de acordo com as suas demandas

caminhão na estrada ao pôr do sol

O planejamento de entrega pode variar de acordo com o porte de cada empresa e a quantidade de demanda que é despachada por dia. Em geral, os planejamentos semanais são mais indicados. Porém, caso não se adeque, o importante é você estudar qual o tipo que se enquadra melhor na sua organização. Você nunca vai conseguir manter sua grama verde se ficar olhando a do vizinho.

4- Opte pela terceirização do serviço de entregas

Com a terceirização do serviço de entregas você consegue eximir-se da preocupação de lidar com todo o planejamento de entrega. As vantagens dessa opção são inúmeras e nós listamos algumas para você:

  1. Você reduz os custos operacionais e também os passivos trabalhistas com a contratação de funcionários para lidarem como toda a logística de transporte.
  2. Evita perdas com depreciação e manutenção, já que a empresa não é mais responsável pela manutenção dos veículos de transporte.
  3. Ocorre a diminuição de roubo de cargas, pois a empresa terceirizada contratada precisa contar com um seguro de qualidade contra acidentes, danos e roubos, além do direito a reembolso. Com isso, você mantém a segurança do seu planejamento de entrega.
  4. Com a terceirização, a responsabilidade com o planejamento de entrega, questões legais de transporte, e o serviço em si passa a ser da terceirizada. Você ganha tempo para se preocupar com coisas internas da sua organização.

Se você está buscando por uma empresa de entregas de confiança, conte com a Zoom Entregas Rápidas. Temos diversos modelos de serviço, basta você escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

Em nosso blog você encontra artigos sobre:

Fique por dentro!

Compartilhe: