Conheça nosso blog
03Abr
passivo trabalhista

Passivo trabalhista e serviço de entregas: qual a relação?

Em tempos de crise, a gestão empresarial precisa estar atenta a diversos fatores que influenciam na vida útil da empresa. Hoje em dia, e já há um tempo, é o trabalho acerca do passivo trabalhista que vem ditando caminhos seguidos por empresários. É preciso entender como funciona, como reduzi-los e, então, conduzir o negócio no caminho positivo, produtivo e lucrativo. Neste artigo, entenda o que é passivo trabalhista e, principalmente, como a terceirização de entregas entra no assunto. Atente-se!

Entenda o que é passivo trabalhista

o que é passivo trabalhista

Passivo trabalhista é a reunião de todas as dívidas que a empresa acumula, tanto como pessoa física, quanto jurídica. Quando obrigações trabalhistas ou encargos sociais são postos de lado, cria-se o passivo trabalhista. Comumente, falta de registro na carteira de trabalho, não recolhimento dos encargos e pagamento de horas extras propiciam à situação.

Existem muitos outros fatores que podem gerar passivo trabalhista para uma empresa. O INSS, por exemplo, executa fiscalizações constantes, a fim de analisarem a gestão de pessoas. Se você pensa que apenas grandes empresas estão propensas, está enganado. Pequenas, médias e grandes organizações, se descumprirem regras relacionadas ao operacional, geram passivo trabalhista.

Como reduzir?

redução do passivo trabalhista

Controle de ponto

Uma das principais formas de reduzir passivo trabalhista é investindo no controle de ponte dentro da empresa. A falta de pagamento de horas extras são ameaças em potencial. Portanto, o ponto ajuda no controle de entradas e saídas. Além disso, empresas com mais de 10 funcionários são obrigadas, por lei, a registrar esse controle. Pode ser feito de forma manual ou eletrônica.

Assinatura em recibos

Folha de ponto, pagamentos, adiantamentos, solicitação de férias, equipamentos, objetos da empresa de uso comercial. Todas essas entregas demandam recibos que devem, para o bem da redução de passivo trabalhista, receber assinaturas. Todos os comprovantes, unidos aos recebidos, devem ser devidamente guardados.

Auditorias internas

Com um intervalo de tempo agradável, profissionais de diferentes áreas devem se reunir. Esse comitê deve checar a forma de produção de arquivos, bem como todos os contratos dos funcionários e prestadores de serviços terceirizados. Além de fazer a análise da elaboração de folha de pagamento e traçar paralelos entre legislação e realidade da empresa.

Acordos

Acordos coletivos com associações e sindicatos, a fim da segurança jurídica, contribuem positivamente para redução de passivo trabalhista. Direitos de trabalhadores rurais e urbanos são reavaliados e a empresa entra em contato direto com os seus funcionários. Esse trabalho contribui para melhorias internas que refletem no serviço fornecido.

Arquivamento

De nada adianta uma gestão eficiente em outras áreas e falha no arquivamento. Organização dita as regras do jogo. Tenha sempre um arquivo (impresso ou digital) de cada colaborador preenchidos corretamente e com dados atualizados. Quaisquer ações trabalhistas dependem de arquivos do tipo. Se estiverem com correto arquivamento, a logística é aplicada e ocorre redução do passivo trabalhista.

Prevenções

Agregar a todos os passos da empresa um acompanhamento jurídico é essencial. Por essa razão, investir em advocacia preventiva ajuda na redução de passivo trabalhista. Um empresário que almeja cortar gastos supérfluos com consequências de erros de gestão, investe no corte de tais erros.

Qual é a relação com o serviço de entregas rápidas?

passivo trabalhista e entregas

Existem serviços terceirizados que contribuem para a redução de passivo trabalhista. Um deles é terceirização de entregas. Com o investimento, é possível contar com serviços eficientes para o dia a dia corporativo. Por exemplo, coletas e entregas (documentos, volumes, medicamentos e etc), serviços em bancos, despachantes e cartório e troca/entrega de malotes entre filiais da empresa.

Na Zoom Entregas Rápidas você encontra um trabalho executado por profissionais altamente qualificados. Além disso, contamos com frota equipada e a redução do passivo trabalhista para sua empresa. Somos especializados em entregas rápidas no rj com experiência no segmento. Confira em nosso blog artigos exclusivos sobre cargas aéreas, logística de distribuição e motoboy para empresas. Aproveite para entrar em contato e veja como podemos lhe ajudar agora mesmo!

Compartilhe: