Conheça nosso blog
22Jan
2019 02 12 Como Evitar Gases Poluentes Nos Veiculos

Como evitar gases poluentes nos veículos?

O Conselho Nacional do Meio Ambiente aprovou no último ano resoluções que aumentam o controle de gases poluentes por veículos. A medida tem como objetivo melhorar os padrões de qualidade do ar. Entretanto, ela determina que sejam incluídas exigências de inspeção para novos veículos pesados. Esse aspecto não restringe a emissão por automóveis antigos, utilizados no dia a dia. Por essa razão, é fundamental que sejam feitas ações para que o nível de poluentes emitidos seja diminuído.

Considerando esse problema, a Zoom Entregas Rápidas preparou este artigo. Reunimos aqui todos os detalhes sobre os perigos dos gases poluentes. Também listamos as melhores ações para diminuir o índice de emissão nos veículos. Continue lendo para saber mais detalhes sobre o tema.

Quais são as consequências da emissão de gases poluentes?

consequências dos gases poluentes

A principal consequência dos gases poluentes é o declínio da saúde. Problemas respiratórios e doenças mais graves, como o câncer, podem acontecer. Acidentes vasculares e problemas cardíacos também são ocasionados pela poluição atmosférica. As substâncias presentes na fumaça são as responsáveis por esses transtornos. Por exemplo, o monóxido de carbono diminui a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Já o ozônio pode causar irritação nos olhos e diminuição da capacidade pulmonar.

Além disso, os gases poluentes são as principais causas para a diminuição da camada de ozônio. Logo, eles provocam o aquecimento global e outros fenômenos, como chuvas ácidas. Também podem ocorrer mudanças na incidência de chuvas, aumento ou diminuição de temperaturas de maneira incomum. Portanto, esse é um problema que afeta a sociedade de maneira geral e precisa de medidas precisas para ser remediado.

Ações para diminuir os gases poluentes em uma frota de veículos

diminuição dos gases poluentes

Manutenções constantes

A manutenção veicular é a melhor forma de restringir a emissão de gases poluentes do veículo. Alguns problemas, como a falta de calibração do motor, podem facilitar o índice de emanação dessas substâncias. Além disso, o automóvel sofre desgastes ao longo do tempo. Eles podem favorecer a falha de peças fundamentais, provocando o vazamento de elementos tóxicos.

Portanto, a revisão é a ação mais recomendada para melhorar o desempenho e evitar a emissão de poluentes. Esse procedimento deve ser feito com regularidade para que tenha plena eficácia. Dessa forma, não existirá a possibilidade de pequenos problemas se tornarem grandes dores de cabeça.

Faça otimizações na rota

Quanto mais um veículo é utilizado, maior é o nível de poluentes que ele emana devido ao consumo de combustível. Logo, o ideal é que sejam feitas otimizações nas rotas para que os serviços sejam realizados com agilidade. Além de melhorar o tempo de execução de uma tarefa, diversos custos serão reduzidos.

Em empresas de transportes, são utilizados softwares capazes de criar rotas mais curtas. Esses sistemas avaliam itens como a segurança do trajeto, possibilidade de congestionamentos e afins. Com esse recurso, o processo de otimização é simplificado, o que ajuda a melhorar a produtividade de funcionários. De modo geral, desgastar menos o veículo e utilizá-lo somente quando necessário é uma das melhores maneiras de reduzir o índice de poluição atmosférica.

Verifique pneus

pneus podem aumentar a emissão de gases poluentes

Quando um pneu está mal calibrado ou mais baixo, o automóvel fica mais pesado. Consequentemente, será necessário um maior consumo do combustível para que ele tenha o desempenho satisfatório. Dependendo do porte do veículo, essa ação pode causar uma emissão considerável de poluentes. Além disso, problemas nos pneus podem evitar acidentes de trânsito.

Considerando esse problema, o ideal é que os pneus estejam sempre em perfeito estado de conservação. Geralmente, é possível identificar se a preservação dessa peça está adequada apenas pelo aspecto visual. Porém, manter uma regularidade de manutenções, independentemente da apresentação de defeitos, fará a diferença.

Faça a escolha minuciosa do automóvel

Carros mais pesados, como caminhões, exigem uma utilização maior de gasolina. Por isso, esse tipo de veículo deve ser usado apenas em situações muito necessárias. Caso o trajeto possa ser feito com outros tipos de automóveis, escolha essa opção. Em serviços de entrega, é mais vantajoso utilizar o motofrete se o utensílio for pequeno. Caso não seja possível, utilitários também são ótimas alternativas.

A escolha do melhor veículo sempre dependerá das demandas do serviço. Porém, escolher opções menores e mais ágeis é a melhor forma de preservar o ambiente.

Se você gostou deste artigo e deseja evitar os gases poluentes, conte com a Zoom Entregas Rápidas. Conosco, você contará com alta versatilidade de veículos para o transporte. Todos os meios que utilizamos são revisados, para que a responsabilidade com o ambiente esteja sempre em dia. Portanto, entre já em contato conosco para começar a terceirização de entregas com o pé direito.

 

Compartilhe: