Você sabe para o que servem os KPIs de logística? A sigla é referente a Key Performance Indicator (Indicador chave de performance) que é usada em gestão para que se possa avaliar as performances de um processo.
Portanto, podemos dizer que esse sistema é um indicador feito para observar o desempenho dos processos logísticos de uma empresa.
Através dessa análise o gestor consegue saber como seu negócio está evoluindo em todos os setores de modo objetivo e através de valores claros que tenham maior facilidade para se medir e analisar.
Abaixo, saiba melhor sobre esse assunto e como ele pode te ajudar.
O que é KPIs de logística?
Como falamos na introdução, o KPI é uma ferramenta vital para a logística de um negócio, tanto para os transportadores quanto para os embarcadores.
Sua função envolve vários pontos como, levantar as demandas necessárias para análises periódicas e servir de guia para que se possa traçar objetivos e assim, poder alcançar metas dentro da empresa.
As métricas geradas pelo KPIs de logística entregam valores quantitativos que podem determinar o quão bem um negócio pode crescer se trabalhados esses pontos fracos.
Se utilizadas de modo correto, os gestores conseguem traçar novas metas e ainda chegar a uma boa tomada de decisão em relação ao seu negócio.
Para que um KPI de logística serve e como ele funciona na prática?
No dia a dia, o KPI é apenas um indicador de desempenho de processos. Portanto, ele tem como finalidade apontar o nível de qualidade a que um processo deve chegar e assim, medir seu desempenho.
A partir desse momento, o gestor poderá saber se ele tem chegado perto de suas metas ou se precisa fazer algum ajuste no processo para que possa alcançar o seu objetivo.
Para que possam ser medidos, esses indicadores precisam ser quantificados. Portanto, é preciso que um índice exista para que o valor numérico consiga retratar seu desempenho.
A KPI de logística é muito usada para que se possa acompanhar os índices de atividades como:
- Fluxos de trabalho;
- Níveis de estocagem;
- Trocas;
- Descartes e outros processos logísticos.
Quais são os principais indicadores que um KPIs de logística oferece?
Além de entender o quanto é importante ter ajuda de indicadores logísticos na gestão do setor, é necessário que se tenha em mente uma escolha adequada sobre o que usar para que sua rotina tenha mais simplicidade e você garanta o sucesso.
Por isso, veja abaixo quais são os principais indicadores deste setor e como eles podem ser úteis para você.
Custo operacional total
Esse KPI é financeiro e tem como foco checar o custo total das operações existentes no setor. É preciso que se tenha em mente que a área de serviço e transporte de cargas possui um custo de operação que está além de outros setores, como comércio e indústria.
Portanto, conseguir observar o custo final de sua operação é vital para que se consiga garantir a competitividade da empresa.
Poder mapear e fazer o controle de gastos dentro da logística é fundamental para que o negócio seja rentável. Por isso, esse é um índice que precisa estar entre suas principais prioridades.
Percentual de mão de obra no custo total
Como já foi falado, saber o custo de operação do seu setor é algo vital, além de poder ver o quanto desse custo tem relação à mão de obra.
Existem empresas que fazem o transporte da própria mercadoria e, por conta disso, precisam ter mais profissionais que atuem nesse setor de entrega.
Por conta desse ser um dos grandes custos de operação de um negócio, é preciso que esse tipo de gasto tenha um acompanhamento mais de perto. O KPI, nesse sentido, ajuda o gestor a conseguir reduzir os custos de operação.
Isso porque dão a base necessária para que optem pela terceirização de alguns de seus serviços e contem com a vantagem de ter uma empresa transportadora como a Zoom, por exemplo, como parceira.
Retorno sobre investimento (ROI)
Este é um indicador muito usado em todos os setores de uma empresa, pois sua aplicação é algo muito importante dentro da rotina de logística. Isso porque ele mede se um investimento é algo interessante de se fazer ou não.
Assim, imagine por exemplo que você tenha em mente adquirir uma frota de caminhões ou de empilhadeiras. Através desse KPI você consegue simular esse percentual de retorno e assim, poder ter uma decisão certa sobre no que investir.
Percentual de entregas com avarias
Possuir um cliente satisfeito é um dos grandes focos de qualquer negócio, pois é isso que vai manter a empresa de pé e a empresa atuante no mercado.
Ao analisar com atenção, se torna possível concluir que a logística possui um papel crucial no que diz respeito ao alcance de um cliente satisfeito. Em especial, quando isso está ligado à entrega de pedidos.
Cumprir prazos é tão importante quanto fazer a entrega com qualidade. Se sua empresa tem entregue muitos produtos que estão sofrendo avarias, talvez seja a hora de contratar uma transportadora que seja eficiente e qualificada para isso.
A Zoom Entregas é a melhor opção tanto para uma logística de estoque eficiente, quanto para prestar o serviço de entrega com qualidade, segurança e rapidez.
A empresa trabalha com diversos tipos de entregas e que são capazes de atender perfeitamente sua necessidade e a do seu cliente. Então, questões como:
- Controle de qualidade;
- Aumento de agilidade;
- Redução de níveis hierárquicos.
Dentre tantas outras vantagens que são asseguradas pela empresa para que você tenha o melhor retorno sobre isso.
Conclusão
Por fim, vimos aqui que um KPIs de logística é fundamental para que você possa ter um maior controle do seu negócio e saber por quais caminhos deve seguir para atingir o sucesso da empresa.
Sendo assim, se você quer uma gestão eficiente, conte com esse sistema para que ele possa te auxiliar em sua jornada. São diversos os pontos que podem ser explorados para que a empresa se desenvolva melhor no setor.
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