18Out
Logística de Entrega: os 7 tipos de delivery para empresas

Logística de Entrega: os 7 tipos de delivery para empresas

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A logística de entrega é algo fundamental para que uma empresa possa cumprir com suas demandas até o consumidor final. Principalmente quando se trata de e-commerce.

Apesar de parecer tudo a mesma coisa e que não faz diferença, cada empresa precisa de uma logística diferente que se adapte às suas necessidades.

Caso não haja um planejamento adequado, há chances do produto ou do serviço de entrega sofrer com danos, risco de roubo, perdas, acidentes, dentre outras coisas.

O que fazer para poder contornar isso? Veja abaixo um pouco mais sobre esse assunto.

Qual logística de entrega melhor se adapta a sua necessidade?

Vemos motocicletas da Zoom. Dificuldades para fidelizar clientes

Dentre os fatores que influenciam na escolha de um produto está a forma da entrega – taxa de serviço, tempo da entrega, segurança no entregador e integridade do produto.

As empresas precisam se adaptar se não quiserem perder espaço para a entrada de players estrangeiros no serviço de compras online com delivery, que aumentam a competitividade nas vendas.

Antes de citarmos os principais tipos de entrega, é preciso entender que essa etapa é algo que vai desde o trajeto do produto até a posse final nas mãos do cliente.

De modo geral, as entregas podem variar de acordo com vários elementos, que podem incluir:

  • Veículo utilizado;
  • Prazos;
  • Fornecedores;
  • Método de entrega.

Tudo isso influencia diretamente na experiência que o cliente terá. Abaixo, separamos alguns dos principais tipos de entrega para que você possa escolher aquilo que melhor se encaixa com o perfil de sua empresa.

1- Correio

O correio é a empresa mais antiga que realiza serviço de entrega, tanto para pessoas, como para empresas. Para pequenos negócios, esse é o meio mais utilizado para fazer o transporte de mercadorias.

Um dos serviços mais usados pois roda o Brasil inteiro e atua em inúmeros tipos de setores. No entanto, um problema constante dessa empresa é por conta de diversas paralisações.

Sendo assim, mercadorias ficam travadas dificultando e comprometendo toda a experiência do cliente.

2- Transportadora

As transportadoras estão no mercado há muito tempo e são empresas focadas em prestar esse tipo de trabalho especializado para o cliente.

A entrega acontece de modo mais rápido e seguro. Um dos pontos bons aqui é a questão de divisão de responsabilidade e maior possibilidade de negociação sem que haja limitação quanto ao tamanho do produto.

A Zoom é uma empresa transportadora que faz esse serviço com toda agilidade e segurança necessária. Os serviços de entrega da empresa estão no mercado desde 2004 e contam com todo profissionalismo.

Uma desvantagem dos serviços de transportadora é ter que firmar contrato para que se possa realizar o serviço e ainda ter que gerenciar este fornecedor.

3- Pontos de retirada

O ponto de retirada é uma opção de entrega muito útil em diversos locais que possuem espaço físico. Isso porque o consumidor fará sua compra através do site e poderá marcar dia e hora para retirar o produto no local.

Assim, a empresa não precisa gastar com transporte e nem o cliente precisa pagar por um frete caro, visto que fica muito conveniente para ambos a retirada do produto num melhor momento para o consumidor.

Nos EUA, por exemplo, a Amazon espalhou os chamados Amazon Lockers que funcionam como ponto de retirada do produto.

4- In-store delivery (click & collect)

Um meio que tem se tornado muito popular entre clientes que desejam tanto agilidade quanto economia com custo de frete é o in-store delivery.

Esse modelo funciona de modo muito parecido com os pontos de retirada, só que a reserva do produto é feita na loja por meio do site.

O cliente faz a compra do que deseja e retira na loja mais próxima que vai ter tudo aquilo que ele escolheu. Algumas empresas já fazem dessa estratégia algo bem sólido.

5- Same day delivery

Esse é o método de entrega no qual o cliente faz o pedido e recebe o produto ainda no mesmo dia, algumas horas depois. 

Quem foi a pioneira na introdução desse sistema foi a Amazon. Atualmente, a empresa conta com um projeto colaborativo que pretende reforçar suas operações logísticas.

A empresa tem investido fortemente em recursos para que se possa recrutar e treinar pessoas que queiram atuar com serviços de entrega para que possam efetuar essas entregas diárias.

Outra empresa que vem trazendo o serviço de entrega no mesmo dia é a Zoom, no qual conta com toda rapidez, qualidade e segurança com os produtos postados.

6- Next day delivery

Essa opção de entrega é inteiramente igual a opção anterior, só que a única diferença é que o cliente recebe a compra apenas um dia depois da aprovação de pagamento.

Mais uma vez, o cliente poderá contar com os serviços da Zoom para realizar esses serviços.

7- Entrega Expressa

A entrega expressa junta a rapidez e comodidade no serviço de delivery, principalmente quando se trata da compra de produtos que o cliente precisa com urgência.

Os e-commerces optam por esta modalidade pois conseguem fazer a entrega dentro de um dia ou de algumas horas depois. Muitas empresas têm contato com a Zoom para poder realizar essa atividade com rapidez, segurança e profissionalismo.

Diferente dos outros modos que também possuem uma entrega rápida, esta modalidade só está disponível de segunda a sexta em até um determinado horário. Além disso, possuem outras questões, como:

  • Disponibilidade do produto;
  • Distância entre loja ou armazém do endereço de entrega;
  • Horário de confirmação do pagamento.

 

Essas formas de entrega dependendo do nicho da empresa que você tenha, traz uma gestão de logística bastante eficiente.

Isso porque garantir o monitoramento de prazos para conquistar seu cliente e aumentar as vendas é fundamental para manter o padrão de sua empresa.

Um dos meios que as empresas também têm encontrado para se adaptar às demandas do omnichannel é fazer a integração total dos canais de venda de uma marca.

Assim, no momento que uma pessoa compra faz uma compra em casa pela loja online, ela pode retirá-la no estabelecimento mais próximo ou encomendar e receber em casa.

Conclusão

Pudemos ver então alguns dos principais modos de entrega que existem e quais suas principais características.

Nem todos acabam sendo ideias para as empresas, pois é preciso que se analise a estrutura e o estoque da mesma. Entregas rápidas, por exemplo, são ótimas para serem feitas quando há uma grande disponibilidade no estoque.

Quando se trata de produtos que estragam fácil também, esse modelo de entrega é o mais viável. No entanto, é sempre bom avaliar as estruturas para saber se o estabelecimento suporta.

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