Maio Amarelo: saiba a importância e as ações para 2022

Visando a reflexão da população acerca do respeito e da responsabilidade no trânsito, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) lançou a campanha do Movimento Maio Amarelo para este ano de 2022, com importantes apoios institucionais.

Com o slogan “Juntos Salvamos Vidas!”, diversos projetos serão desenvolvidos em benefício da segurança viária no Brasil. Devido à pandemia, as ações do Movimento Maio Amarelo estavam ocorrendo de maneira virtual desde 2020.

Contudo, em 2022, o Movimento, que realizará sua 9ª edição, voltará a acontecer presencialmente a fim de promover “encontros” sob diferentes formas de conscientização. O Maio Amarelo contará com parcerias estratégicas do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

O que é a campanha Maio Amarelo?

O Movimento Maio Amarelo é uma iniciativa internacional de conscientização que busca a redução de acidentes no trânsito e torná-lo um ambiente mais seguro para todos. O objetivo é colocar em pauta e, sobretudo, estimular o debate, não só da sociedade civil, mas também do poder público, empresas e outras entidades sobre a temática trânsito

A cor amarela foi definida por simbolizar atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Enquanto isso, a escolha pelo mês de maio perpassa pelo decreto da ONU (Organização das Nações Unidas) de 11 de maio de 2011. 

Nessa data, a ONU deliberou uma resolução sobre a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde). Tal registro contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Da mesma forma que 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Desta forma, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações coordenadas sobre trânsito. No Brasil, o Movimento Maio Amarelo foi coordenado pela primeira vez em 2014 pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, instituição que organiza e desenvolve as ações pertinentes ao trânsito mais seguro. 

Dada a importância desse mês de maio em relação a segurança viária, o ONSV criou o Programa Laço Amarelo a fim de promover ações continuadas ao longo do ano referentes ao tema central: trânsito.

Programa Laço Amarelo

Criado em 2015, o Laço Amarelo é um programa de responsabilidade social que possui como proposta a compreensão dos colaboradores de empresas, entidades e cidadãos sobre temas sensíveis ao trânsito durante os 365 dias do ano.

Primordialmente, o programa Laço Amarelo objetiva trabalhar neste ano a vulnerabilidade e fragilidade da vida no trânsito com base nas estatísticas de acidentes de trânsito. Seu foco será no condutor em duas rodas (motociclistas, ciclistas, motofretistas e mototaxistas). 

A função dessas ações pretende educar quanto à segurança e prioridade de ciclistas e pedestres. Igualmente, o Movimento visa o fomento junto às empresas o treinamento de seus funcionários habilitados no que diz respeito à vida no trânsito.

Ações Maio Amarelo para 2022

Em 2022, o Movimento contará com iniciativas dos órgãos do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), da iniciativa privada, inclusive da sociedade civil organizada para realizar encontros, que tanto fazem a diferença no trabalho de clarificação das ações que o Maio Amarelo promove.

Além disso, diversos tipos de atividades foram pensadas para compreensão e disseminação de temas relacionados à segurança viária: palestras, reuniões, passeios, blitzen educativas, fóruns, workshops, seminários, entre outras maneiras de unir pessoas.

Essas ações propostas pelo Maio Amarelo visam comunicar sobre o que é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma epidemia: o elevado número de mortes por sinistros de trânsito.

Zoom Entregas e o Laço Amarelo

Portanto, preocupando-se com a segurança no trânsito, em parceria com o programa Laço Amarelo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, desde 2018, a Zoom Entregas Rápidas, apoia o movimento e cada vez mais direciona seus esforços para a educação e conscientização de um trânsito mais seguro.

plugins premium WordPress