CONHEÇA NOSSO BLOG
04Jan
Saiba mais sobre os cuidados no transporte de medicamentos termolábeis

Saiba mais sobre os cuidados no transporte de medicamentos termolábeis

Compartilhe!

O armazenamento e transporte de medicamentos termolábeis são alguns dos maiores desafios da indústria farmacêutica. Esses produtos são sensíveis a condições extremas de temperatura e exigem cuidados especiais para não perderem suas propriedades. Caso sejam manipulados em condições instáveis, perdem sua eficácia e podem colocar em risco a saúde humana. Continue lendo este artigo da Zoom Entregas Rápidas para entender mais sobre o assunto!

Principais cuidados no transporte de medicamentos termolábeis

Transporte de medicamentos termolábeis: veja os principais cuidados!

Adequação às normas vigentes

O operador logístico responsável pelo armazenamento dos medicamentos termolábeis deve cumprir com rigor as normas estabelecidas pela ANVISA e Ministério da Saúde.
A principal delas é a RDC nº 304/2019, que estabelece boas práticas de distribuição, armazenamento e transporte. Segundo a norma, medicamentos termolábeis são aqueles que precisam ser mantidos entre 2ºC a 8ºC de temperatura. As vacinas são um ótimo exemplo.
Além disso, outras normas devem ser seguidas: RDC nº 318/2019 (estudos de estabilidade de medicamentos) e RDC nº 50/2011 (procedimentos para o estudo de estabilidade de produtos biológicos).

Boas práticas de armazenamento

O Brasil apresenta grande variação de temperatura e uma vasta extensão territorial. A junção desses dois fatores dificulta muito o transporte de medicamentos termolábeis.
Desse modo, a escolha do operador logístico e da transportadora deve ser baseada em evidências que garantam o cumprimento de alguns pré-requisitos. Entre eles, estão:

  • controle e monitoramento de temperatura com registro em tempo real;
  • validação e qualificação de armazéns, contêineres, veículos e câmaras frias;
  • veículos e embalagens de transporte validados e qualificados;
  • equipe capacitada e com conhecimento do processo completo;
  • elaboração de boas práticas e planos de contingência;
  • monitoramento de entregas em tempo real.

Autorização para prestação do serviço

As empresas que realizam o transporte de medicamentos termolábeis precisam de autorização especial para prestarem o serviço. A documentação necessária inclui:

  • Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE): certificação cedida pela ANVISA às empresas que transportam medicamentos comuns;
  • Autorização Especial (AE): certificação cedida pela ANVISA às transportadoras que transportam medicamentos de controle especial;
  • Alvará Sanitário ou Licença Sanitária: documento concedido no estado em que a empresa atua;
  • Manual de Boas Práticas de Transporte: material elaborado pela transportadora, que inclui informações sobre os processos e fluxo de trabalho internos.

Transporte de medicamentos termolábeis no RJ

A Zoom Entregas Rápidas é uma das poucas empresas que possui certificado da ANVISA para o transporte de medicamentos termolábeis. Somos autorizados a armazenar, manipular e distribuir remédios em geral e remédios manipulados.
Nossa missão é levar insumos farmacêuticos e produtos para saúde (correlatos) até você. Atuamos em todo o estado do Rio de Janeiro. Fale conosco e conheça as melhores soluções para as suas necessidades!

Gostou deste artigo? Continue lendo sobre o assunto em nosso blog:

Posts Recentes Tags