Conheça nosso blog
29Maio
transporte de medicamentos manipulados

Transporte de medicamentos manipulados: como deve ser feito de forma segura?

Os medicamentos de manipulação são aqueles produzidos de forma personalizada para se adequarem às necessidades clínicas de cada paciente. Também chamados de magistrais, esses produtos são feitos sob demanda em farmácias de manipulação. Por serem tão delicados, exigem um serviço de entrega profissional oferecido por empresas especializadas no setor. Continue lendo este artigo e descubra como o transporte de medicamentos manipulados deve ser feito de forma segura e eficiente!

Como é feito o transporte de medicamentos manipulados?

Dicas de transporte de medicamentos manipulados

Conservação

O transporte de medicamentos manipulados começa pela conservação. Esses produtos devem ser mantidos em condições ideais de armazenamento de acordo com as especificações contidas na embalagem. Por exemplo, os medicamentos termossensíveis devem ser acondicionados em temperaturas específicas. Geralmente, eles precisam ser guardados na geladeira até a retirada pelo cliente.

Alguns medicamentos devem permanecer em temperatura ambiente, enquanto outros em locais protegidos do sol e da umidade. Em todos os casos é necessário seguir as recomendações do fabricante.

Transporte

O transporte de medicamentos manipulados precisa ocorrer de forma segura, porém ágil. Afinal, todos os remédios magistrais têm prazo de validade e duram somente pelo tempo do tratamento. Algumas boas práticas devem ser seguidas, como manuseio em veículo apropriado e climatização adequada para cada tipo de remédio.

Os produtos manipulados devem ser transportados, de preferência, sozinhos no veículo. Ou seja, sem entrar em contato com outros produtos que possam afetar sua qualidade e eficácia. A exemplo, podemos citar: alimentos perecíveis, animais, gases, substâncias corrosivas e tóxicas, materiais radioativos, etc.

Cuidados

Alguns cuidados primordiais são necessários para execução do serviço de transporte de medicamentos manipulados. Veja:

  • as embalagens devem ser bem fechadas e protegidas;
  • os profissionais devem lavar bem as mãos antes de manusear os medicamentos;
  • os produtos termossensíveis devem ser acondicionados em caixas de isopor com gelox (gelo reciclável);
  • todas as receitas devem ser carimbadas pela farmácia com os dados necessários para o transporte.

Quem faz o transporte de medicamentos manipulados?

O serviço de transporte de medicamentos manipulados é feito somente por empresas que possuem as devidas certificações da ANVISA. Sendo assim, a organização precisa ter um AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa) e AE (Autorização Especial). Além disso, é necessário o acompanhamento de um farmacêutico.

É primordial que a empresa tenha o seu próprio Manual de Boas Práticas de Transporte. As diretrizes internas do serviço devem estar em conformidade com as normas e legislações vigentes da ANVISA e do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Conheça a Zoom Entregas Rápidas!

A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa certificada pela ANVISA para o transporte de medicamentos manipulados. Inclusive, somos uma das poucas organizações que têm essa autorização no Rio de Janeiro. Além de medicamentos, também realizamos a entrega de outros itens relacionados à saúde para o setor médico. Precisa do nosso serviço? Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Gostou deste artigo? No nosso blog você encontra outros conteúdos sobre entregas e afins. Confira alguns artigos que separamos para você:

Compartilhe: