Você sabia que os medicamentos descartados indevidamente causam riscos potenciais ao meio ambiente? Os remédios têm em sua composição diferentes substâncias químicas tóxicas que podem contaminar o solo, a água e o ecossistema. Por isso, oferecer um destino apropriado a esses produtos é uma obrigação de todas as indústrias farmacêuticas, de acordo com a ANVISA. Uma solução eficaz para resolver o problema é aplicar a logística reversa de medicamentos no transporte da carga. Com isso, é possível realizar o descarte de remédios vencidos ou rejeitados pelo controle de qualidade de forma consciente e segura.
Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo que a Zoom Entregas Rápidas preparou sobre o procedimento. Entenda o que é a logística reversa de medicamentos, para que serve e quem pode fazer o transporte. Confira, a seguir.
Saiba mais sobre a logística reversa de medicamentos
O que é?
A logística reversa de medicamentos é uma área que estuda o retorno de materiais já utilizados para seus locais de origem. O tráfego é feito no sentido contrário ao da cadeia de produção e deve propor formas sustentáveis para descarte adequado. É uma solução viável para determinar a correta destinação dos produtos e diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) criou a Resolução – RDC nº 222/18, que regulamenta as práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. De acordo com o documento, toda a responsabilidade pela destinação final dos medicamentos é do estabelecimento gerador de resíduo. Portanto, empresas e prestadores de serviços que lidam com fármacos devem cumprir as exigências contidas nela.
A logística reversa de medicamentos é uma das técnicas que devem ser implantadas pelas indústrias na cadeia de fármacos. O procedimento pode ser utilizado tanto pelas empresas do setor quanto pelos consumidores finais. Para isso, os remédios que serão descartados devem ser encaminhados para drogarias e farmácias com programa de coleta de resíduos. O deslocamento dos insumos deve ser realizado por transportadoras especializadas nesse tipo de carga, como a Zoom Entregas Rápidas.
Para que serve?
A logística reversa de medicamentos tem como objetivo viabilizar o descarte correto de remédios. Geralmente, os fármacos estão com prazo de validade vencido, não passaram no controle de qualidade ou estão em desuso nas residências. Esses insumos nunca devem ser jogados no lixo comum ou na privada. Caso contrário, podem gerar consequências graves ao meio ambiente, às pessoas e aos animais. Por isso, devem ser devolvidos aos fabricantes ou aos estabelecimentos que fazem uso das sobras. Após recolhimento dos resíduos, as empresas responsáveis encaminham os resíduos para incineração, coprocessamento ou aterro sanitário.
Há um extenso número de problemas que podem ser ocasionados pelo descarte incorreto de medicamentos. Entre eles, podemos citar: poluição das águas potáveis, reações alérgicas, reutilização por terceiros, interferência no processo de decomposição do lixo orgânico. A função da logística reversa de medicamentos é justamente evitar que impactos ambientais e danos à saúde humana ocorram. Portanto, eliminar os resíduos de forma correta é de suma importância para a preservação do meio ambiente com práticas sustentáveis.
Quem pode fazer o transporte?
O transporte de medicamentos deve ser feito por uma transportadora certificada pela ANVISA para realizar tal serviço. A autorização da agência garante que a transportadora tenha qualificação para atuar com indústrias farmacêuticas e produtos de saúde. O deslocamento dos materiais é feito por motoboys profissionais que têm experiência em lidar com processos de produtos sensíveis. O protocolo da entrega é feito de acordo com as necessidades da empresa, nesse caso, para transporte de medicamentos.
O mais indicado é contar com a eficiência das entregas rápidas por meio das motocicletas para garantir um serviço rápido, fácil e profissional. Os profissionais podem transportar medicamentos líquidos, sprays, comprimidos, pomadas, caixas e bulas até as estações de coleta, sejam elas estabelecimentos ou indústrias.
A Zoom Entregas Rápidas pode fazer a logística reversa de medicamentos para a sua empresa! Somos referência no mercado de serviço de motoboy no Rio de Janeiro para transporte de diferentes tipos de cargas, incluindo medicamentos manipulados, vencidos e em desuso. Possuímos certificação da ANVISA para realizar o transporte de insumos farmacêuticos, propondo soluções eficazes de acordo com a necessidade de cada cliente. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços!