Conheça nosso blog
27Dez
2019 01 09 Cuidados E Boas Praticas Para Transporte De Medicamentos

Cuidados e boas práticas para transporte de medicamentos

O transporte de medicamentos é um serviço sensível e, por isso, requer boas práticas de logística, controle e armazenamento. Alguns cuidados são indispensáveis para que o deslocamento dos produtos seja feito de forma rápida e segura. Para saber mais sobre as ações preventivas que devem ser adotadas para reduzir os riscos do transporte, continue lendo este artigo. A Zoom Entregas Rápidas separou as principais informações para você. Confira!

Boas práticas que devem ser adotadas no transporte de medicamentos

Armazenamento apropriado

O cuidado com a gestão de estoque é a primeira prática que deve ser empregada pela empresa. Os medicamentos devem ser mantidos em condições adequadas de temperatura, umidade, luz e oxigênio. Por isso, o armazém deve contar com câmaras frias para garantir que produtos termossensíveis, como vacinas, insulinas e quimioterápicos, estejam em temperaturas ideais. Geralmente, tais itens devem ser refrigerados em temperaturas entre 2ºC e 8ºC.

Veículos adequados

boas práticas no transporte

A utilização de veículos adaptados é uma das boas práticas para o transporte de medicamentos. Essa medida serve para assegurar que os produtos sejam armazenados de maneira correta e não sejam danificados durante o envio.

Uma frota refrigerada, por exemplo, pode ser exigência de clientes que desejam verificar a variação de temperatura ao longo da viagem. Dependendo da distância, é necessário que o veículo possua baú refrigerado, mini contêineres ou caixas de isopor.

Embalagem ideal

Medicamentos são produtos frágeis, porém muito importantes para a saúde dos indivíduos, principalmente para pacientes com doenças graves. Por conta disso, todo cuidado é pouco. O processo de embalar os produtos, por exemplo, é indispensável para evitar avarias e outros problemas.

O ideal é que sejam utilizadas caixas de tamanho adequado para cada tipo de medicamento. A necessidade de usar recipientes especiais para determinados itens também deve ser analisada.

Planejamento de rotas

boas práticas de planejamento

O planejamento do roteiro de entrega dos medicamentos deve ser feito cuidadosamente pela empresa responsável. Um estudo de roteiros adequados diminui custos com transporte, otimiza o tempo, evita acidentes e permite trabalhar com urgência. Além disso, uma rota bem estruturada é capaz de antecipar imprevistos, atrasos e congestionamentos para garantir que o produto chegue ao destino no prazo acordado.

Logo, os profissionais responsáveis pela distribuição dos medicamentos devem adotar boas práticas para identificar os melhores itinerários.

Profissional farmacêutico

Empresas que atuam com transporte de medicamentos, como a Zoom Entregas Rápidas, devem contratar um farmacêutico para poderem exercer a atividade. Além disso, é obrigatório conquistar o Certificado de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia, selo exigido pela ANVISA.

O profissional farmacêutico será responsável por identificar as necessidades de cada medicamento. Essa observação permitirá que ele indique as características de conservação, acondicionamento e higiene adequadas. Além de acompanhar todo o processo de recebimento de cargas, devolução para o fornecedor e contato com produtos tóxicos ou radioativos.

Rastreamento de cargas

boas práticas de rastreamento

Entre as boas práticas, podemos citar o rastreamento de cargas, medida fundamental para garantir o sucesso das operações. Por meio de um sistema de acompanhamento é possível monitorar os status das entregas e verificar o cumprimento das rotas. Um bom plano de gerenciamento de riscos auxilia nessa etapa, prevenindo incidentes que podem ocorrer durante o trajeto, como roubos, furtos e falhas mecânicas.

Está pensando em contratar uma empresa especializada em serviços de entregas rápidas para transporte de medicamentos? Pode contar conosco! A Zoom Entregas Rápidas realiza o envio de itens sensíveis, como os remédios, em todo o estado do Rio de Janeiro. Cumprimos todas as boas práticas de gestão para executar o serviço da melhor forma possível!
Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Compartilhe: