Conheça nosso blog
17Jul

Saiba quais são os maiores erros ao pilotar uma moto

Por se tratar de um meio de transporte totalmente desprotegido, pilotar uma moto requer total atenção à estrada e respeito às normas de trânsito. Os equipamentos de segurança, bem como a atenção total na via, são fatores essenciais para pilotar de forma segura e sem provocar ou ser vítima de acidentes. Mas, por mais que o perigo seja evidente e cerca de 35% das mortes no trânsito sejam de motociclistas ou passageiros das motos, alguns motociclistas ainda cometem muitos erros ao pilotar uma moto e aumentam cada vez mais essas estatísticas, que foram obtidas por meio de um estudo chamado “Retratos da segurança viária no Brasil.

Se você quer ser um exemplo de prudência no trânsito, tanto para você quanto para pedestres e todos que compartilham com você o trânsito das grandes cidades, a Zoom Entregas Rápidas te ajuda: preparamos esse artigo com os principais os maiores erros ao pilotar uma moto. Assim, você poderá evitá-los e tornar o seu dia a dia no trânsito mais tranquilo e seguro.

6 principais erros ao pilotar uma moto

1- Pilotar sem os equipamentos de segurança

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, utilizar um capacete de qualidade comprovada pode reduzir em 40% os riscos de morte e em 70% os riscos de ferimentos graves em caso de acidentes envolvendo motocicletas. No Brasil, esse é um item de segurança obrigatório para motociclistas, juntamente com um sapato fechado. É recomendado ainda pelo Detran a utilização de luvas e jaquetas impermeáveis, uma vez que o frio pode causar alguma perda de movimento. É importante também que, caso exista algum acompanhante na moto, ele também esteja equipado, para se proteger na hipótese de algum acidente. Deixar de usar esses itens de segurança é um dos maiores erros ao pilotar uma moto e que podem levar motociclistas e passageiros a óbito.

2- Desrespeito aos limites de velocidade

Descubra erros ao pilotar uma moto

Se uma via estabelece um determinado limite de velocidade, ele deve ser respeitado. É um dos erros ao pilotar uma moto ignorar esses limites, ainda que seja uma viagem de urgência e haja pressa para chegar ao seu destino. Antes de esse limite ser estabelecido, uma série de estudos são efetuados, a fim de determiná-lo de acordo com a movimentação, quantidade de residências, fluxo de pedestres, entre outros. As vias urbanas são classificadas em quatro subgrupos. Listamos quais são eles e porque eles precisam ter um limite de velocidade estabelecido.

  • 80 km/h – Via de Trânsito Rápido – vias com diversas faixas, sem semáforos, sem trânsito de pedestres e com grande extensão;
  • 60 km/h – Via Arterial – avenidas com semáforos, cruzamentos e grande fluxo de trânsito, que ligam regiões de uma cidade;
  • 40 km/h – Via Coletora – ruas que permitem o acesso e saída das vias arteriais, normalmente com semáforos e que permitem a circulação dentro de uma região da cidade;
  • 30 km/h – Via Local – ruas de pequeno porte, com cruzamentos sem semáforo, pouco fluxo de trânsito e utilizadas normalmente para circulação local.

3- Frenagem incorreta

Seja por falta de conhecimento ou experiência, muitos motociclistas tendem a utilizar o freio traseiro com mais intensidade. Esse é um procedimento errado e é um dos erros ao pilotar uma moto que são mais técnicos e requerem que o motociclista conheça bastante a sua moto. O freio dianteiro é o responsável por 70% da eficiência da frenagem. O ideal é que os dois freios sejam acionados de maneira simultânea e progressiva, para não provocar o travamento das rodas e, caso a roda da frente trave, é preciso aliviar um pouco a pressão e, somente em seguida, frear novamente.

4- Ultrapassagens perigosas ou proibidas

Esse talvez seja o mais comum dos erros ao pilotar uma moto. Quantas vezes você já viu (ou já fez!) ultrapassagens perigosíssimas, em linhas entre carros, faixas super estreitas e até pela direita, onde não pode ser visto? Essa é uma causa constante de acidentes, principalmente em grandes cidades e nos horários de pico, cujo trânsito é mais intenso. Mas, ainda que seja um erro comum, não é menos errado por isso! Ao fazer esse tipo de ultrapassagem, você pode ser fechado por um carro, atropelar um pedestre ou bater na lateral de alguém. Ultrapassagens só devem ser feitas com segurança e, principalmente, pela esquerda, que é o que manda o artigo 199 do Código de Trânsito Brasileiro.

5- Falta de manutenção ou manutenção inadequada

A mecânica da motocicleta exige muito mais atenção do que a de um automóvel. Problemas comuns em automóveis que talvez não gerem muito mais do que um incômodo, quando ocorrem nas motos podem expor os condutores a um grande perigo de vida. O mais indicado é verificar com frequência os itens da moto, evitar alterações e adaptações nas características originais do veículo e, acima de tudo, não deixar que qualquer pessoa tente descobrir possíveis falhas. Apenas mecânicos experientes e com conhecimentos específicos devem ser autorizados a fazerem qualquer intervenção na estrutura mecânica da motocicleta.

6- Ausência de treinamentos

A falta de prática e treinamento é uma das grandes causas de acidentes nas rodovias do país. É preciso que o piloto tenha a experiência de saber que pilotar em uma estrada, por exemplo, é diferente de pilotar em vias com grande fluxo de pedestres e altamente residencial. Essa prática só se adquire com treinamento, respeitando as leis de trânsito e procurando estar atualizado sobre mudanças na legislação.

 

O trânsito Brasil faz cada vez mais vítimas. Segundo dados do IBGE, de 2001 a 2012 o número de pessoas mortas em decorrência de acidentes de trânsito beirou meio milhão, com um aumento de 48% nesse período. Os motociclistas e passageiros lideram esse ranking. Por isso, evitar esses erros ao pilotar uma moto é tão importante.

Sabendo disso, a Zoom Entregas Rápidas procura sempre orientar e treinar todos os seus funcionários que trabalham sobre duas rodas. Nos preocupamos em oferecer um serviço rápido e de qualidade aos nossos clientes, sem nos esquecermos da segurança de todos os que trabalham conosco.

Conheça mais sobre os nossos serviços navegando pelo nosso site e conte com a Zoom Entregas Rápidas para realizar as suas entregas com segurança e comodidade!

 

Links úteis:
motoboy rio de janeiro
empresas de motoboy rj
entregas rapidas
courier rj
entregas motoboy rj 

Compartilhe: