CONHEÇA NOSSO BLOG
08Jun
Saiba o que é Milk Run e sua importância na redução de custos logísticos

Saiba o que é Milk Run e sua importância na redução de custos logísticos

Compartilhe!

Você deve estar pensando na tradução literal do termo, “Corrida do Leite”, e o que isso tem a ver com logística e otimização de processos. Pois bem, fará mais sentido quando explicarmos sobre o método Milk Run e sua importância estratégica na redução de custos logísticos.

De antemão, a necessidade de integrar estrategicamente logística e cadeia de suprimentos ganhou outro status de importância dentro dos empreendimentos. Atualmente, faz-se necessário esse aperfeiçoamento das técnicas e seus processos logísticos se você almeja potencializar o seu negócio.

O que é Milk Run?

O Milk Run, ao pé da letra, significa “Corrida do Leite” e é um tipo de sistema de entrega. O termo é de origem inglesa e remete ao sistema do leite, que consistia em uma prática logística antiga de abastecimento com origem nos tradicionais sistemas de distribuição de leite na Europa e nos Estados Unidos. 

A lógica do sistema Milk Run é ter um sistema de abastecimento com roteiros e horários pré-definidos para as coletas de materiais junto aos fornecedores. O objetivo principal é a redução dos custos logísticos de fornecimento através das economias de escala simultaneamente à racionalização das rotas.

Objetivos do Milk Run

O conceito de Milk Run, que consiste no roteiro de coletas programadas, com o intuito de otimizar o transporte de dois ou mais fornecedores de uma mesma região até as dependências da fábrica, gera um fluxo contínuo de abastecimento de peças e retorno de embalagens. Dessa forma, o sistema garante o abastecimento das linhas de montagem.

A metodologia do Milk Run tem impacto direto no atendimento das demandas do cliente final. Ela é responsável por minimizar os riscos de atraso, uma vez que otimiza as entregas dos fornecedores, fazendo com que a empresa tenha recursos disponíveis para produção dentro do prazo planejado para fabricação e entrega do item no destino final.

Afinal, diversos objetivos são atingidos com a implantação do sistema Milk Run. A geração de benefícios pode se desenvolver a partir da redução nos custos com a logística, um maior controle dos materiais que estão em trânsito, além da diminuição da quantidade de produtos em estoque e uma maior agilidade no carregamento e descarregamento de materiais entre outros.

Vantagens do sistema Milk Run

Com a implantação do sistema Milk Run, a logística operacional de coleta programada da empresa é impactada positivamente em diferentes esferas. 

Entre as vantagens estão:

  • Quanto a coleta programada de materiais nos fornecedores, que visa minimizar o custo de frete utilizando a total capacidade do veículo de transporte com a melhor roteirização possível para coleta das peças nos fornecedores;
  • Auxílio na potencialização do giro de estoque objetivando disciplinar o fornecedor; 
  • Propõe reduzir o número de veículos dentro da montadora e melhorar a coordenação destes veículos em sua planta fabril; 
  • Agilizar a operação de carregamento e descarregamento de materiais;
  • Nivelamento do fluxo diário de recebimento de materiais; 
  • Melhorias nos serviços prestados; 
  • Redução do nível de estoque nos fornecedores; 
  • Elaboração de ferramenta para o sistema Just-in-Time
  • Aperfeiçoamento na administração das embalagens reutilizáveis, além da redução de avarias no transporte. 

Conclusão

O sistema de coleta programada de peças, Milk Run, é uma realidade nos empreendimentos no mundo atual. Muitas empresas possuem um operador logístico/transportador para realizar a operação de coleta programada. É um avanço  importante para o sistema de trabalho Just-in-Time.

Nesse sentido, as rotas Milk Run contribuem de maneira relevante para a redução da parcela de transporte relativa às despesas logísticas, cumprindo com o papel principal do empreendimento.

Por fim, é legítimo compreender que o Milk Run é uma ferramenta valiosa e que pode ser utilizada pelas empresas, sobretudo das que compartilham da necessidade constante de redução de custos e aumento da sua eficiência operacional.

Para continuar por dentro das novidades que acontecem no sistema logístico e operacional, continue lendo os artigos no blog da Zoom Entregas. Agora, se quiser descobrir mais sobre os serviços que a Zoom oferece no mercado a fim de otimizar o seu negócio, basta entrar no site e nos contatar!

Posts Recentes Tags