4 dicas para gerenciar o prazo de entrega no dropshipping

Se tem uma coisa que é preciso prestar atenção é no prazo de entrega no dropshipping. Isso porque todas as atividades desse tipo de comercialização são feitas de modo terceirizado.

Sendo assim, o vendedor não tem muito controle sobre o que fazer com os produtos assim como sua separação e seu envio. Por isso, é muito importante poder contar com um fornecedor confiável que te deixe a par dos processos de envio.

Mas, fora isso, é preciso que você, como comerciante, possa ter uma noção de como esse sistema funciona para que saiba como gerenciar sua empresa sem que tenha que passar por imprevistos.

 

Como colocar prazo de entrega no seu e-commerce?

Como Colocar Prazo De Entrega No Seu E Commerce
Como Colocar Prazo De Entrega No Seu E Commerce

Lidar com o prazo de entrega no dropshipping é um dos principais desafios que o lojista enfrenta quando opta por esse modelo de venda. Isso porque a maioria dos lojistas preferem vender produtos internacionais vindo quase sempre da China.

O motivo para optarem por fornecedores de tão longe é por conta do preço e da variedade de produtos que geralmente não se encontra aqui no Brasil. Porém o único defeito quanto a isso é o prazo de entrega.

Muitas pessoas que fazem o dropshipping compram na plataforma da Aliexpress, que vende uma série de produtos baratos a um preço bem em conta para o lojista. Quase sempre, o prazo para quem faz a compra é de 20 a 40 dias.

Sabemos que os clientes costumam ficar bastante ansiosos com sua compra e o tempo de espera por um produto muitas vezes pode ser algo que ele não está disposto a esperar. A impaciência às vezes pode ser um fator ruim, principalmente quando o cliente cancela a compra.

Dessa forma, a empresa ganha um cliente insatisfeito e que provavelmente não vai voltar a fazer negócios com você. Além disso, podem esperar pelo prazo mas quando receberem o produto provavelmente irão avaliar mal por conta da demora.

Então o que fazer para que isso não seja um impasse? Como tudo em relação a esse tipo de negócio é terceirizado, as soluções que você encontra para fazer com que isso não seja um problema está principalmente em ser claro com seu cliente.

Como ser claro em relação ao prazo de entrega? Veja abaixo algumas dicas que você pode pôr em prática para que isso não seja algo que te gere problemas:

1. Mantenha a transparência

Toda empresa que descumpre o prazo que promete acaba tendo uma visão negativa frente ao cliente. E quando esse tipo de coisa acontece frequentemente, há uma quebra na confiança e na relação que o cliente tem com seu negócio.

Por isso, você deve estar a par do que acontece durante os processos para que qualquer dúvida que o cliente tenha a respeito da entrega, você saiba informar. Não trabalhe com prazos menores se este é um fator que não está em suas mãos.

Prefira garantir uma margem longa de entrega e surpreender o cliente com a chegada do pedido antes do previsto do que prometer entrega rápida e o produto atrasar sua saída.

2. Se destaque em seu atendimento

As empresas pecam muito com seu cliente por não firmarem um relacionamento durante e depois que a compra foi feita. Todas as etapas são importantes e marcam o consumidor.

Dessa forma, sabendo que o prazo de entrega no dropshipping é algo mais demorado, tente entrar em contato com seu cliente a respeito do envio de seu pedido sempre que houver uma alteração no status da compra.

Informe também ao cliente o quanto o produto pode demorar para chegar até sua casa. Deixe-o sempre ciente dos prazos para que ele não se frustre ou fique perdido a respeito de onde está seu pacote.

Veja Como Otimizar O Prazo De Entrega No Dropshipping
Veja Como Otimizar O Prazo De Entrega No Dropshipping

3. Tenha uma página de perguntas

As FAQs são ótimas para tirar as principais dúvidas que o consumidor tem sobre a venda de um produto. Sendo assim, é bom você já ter disponível em sua página esse tipo de informação. Dessa forma, informações rápidas podem ser consultadas sem que se tenha necessidade de entrar em contato com a empresa.

4. Envie sempre o código de rastreio da compra

Outro fator que ajuda o comprador a se sentir mais calmo e por dentro de onde está o seu pacote, é quando ele pode rastreá-la. Sendo assim, sempre compartilhe com ele a opção de rastreamento para que ele se mantenha informado a respeito disso.

Dessa forma, eles mesmos podem acompanhar o andamento do produto e a situação do frete. Se faz crucial então que na etapa de distribuição de entregas do produto o lojista tenha parceria com uma empresa que disponibiliza esse tipo de informação.

Isso traz mais segurança e confiabilidade para sua loja. A Zoom, por exemplo, conta com serviços de rastreamento para que o cliente tenha mais controle sobre sua entrega. Além de manter toda uma organização e estrutura logística de entrega de alto nível que garante a seu cliente uma satisfação garantida.

Não importa se você vende através de fornecedores internacionais ou regionais, contar com a Zoom para fazer sua entrega se tornar eficiente é fundamental para você que quer ter uma melhor reputação entre seus clientes.

Em resumo, o prazo de entrega no dropshipping é algo que pode gerar uma certa preocupação por parte de muitos consumidores e até mesmo de lojistas. Por isso, sempre pesquise muito bem e entre em contato também com seu fornecedor para garantir que ele tenha a agilidade necessária que você precisa.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui algumas maneiras de você saber lidar com o prazo de entrega no dropshipping de forma ágil e eficiente para que o seu cliente não se frustre e sua reputação não seja arruinada.

O Dropshipping possui vantagens e desvantagens assim como qualquer negócio. Porém, você pode conseguir contornar essas desvantagens a partir do momento que você planeja bem o seu negócio com a escolha de fornecedores e distribuidores, e também na clareza que você age com seus clientes.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e não se esqueça de compartilhá-lo com pessoas interessadas no mesmo assunto.

plugins premium WordPress