CONHEÇA NOSSO BLOG
18Mar
5 passos da roteirização logística de entregas bem-feita

5 passos da roteirização logística de entregas bem-feita

Compartilhe!

Saber como fazer uma roteirização logística é algo fundamental para toda empresa. Porém, realizar esse processo nem sempre é algo fácil de se fazer. 

Isso porque em cada etapa é preciso que se considere questões diversas em consideração. Seja o tempo para entrega, qual o melhor caminho a se fazer, quais pontos onde parar com o veículo são prejudiciais para a entrega do produto, dentre diversos outros dilemas. 

Tudo isso pode ter um aperfeiçoamento por meio da roteirização. Esse é assunto que quase sempre gera dúvidas, principalmente com aqueles profissionais que ainda não estão muito familiarizados com a automação de roteiro.

Logo, diversas empresas acabam o deixando de lado ou não dando a ele a importância que ele merece. Para evitar isso, veja então como você pode melhorar isso.

 

Como fazer uma roteirização de entrega?

A roteirização logística é a definição de um itinerário ou roteiro que tem como foco fazer com que o tempo seja reduzido e que os custos, consequentemente, abaixem. Desse modo, seu único objetivo é trazer otimização e economia.

Então, a roteirização pensa todo o caminho pelo qual um veículo irá passar para que ele evite de pegar caminhos difíceis, demorados e que levem a um gasto de combustível em excesso.

A roteirização não mira só na rota que será mais curta, mas sim aquela que tem o melhor custo x benefício para a empresa. De forma inteligente, a empresa aborda uma rota que consegue extrair eficiência máxima do serviço e dos recursos.

 

Como montar uma logística de entrega?

Logística De Entrega

Logística De Entrega

Sabendo de tamanha importância que uma roteirização logística possui, com certeza você deve estar pensando nos melhores meios de colocá-la em prática, certo? Existem alguns pontos que você precisa se atentar antes de realizar esse roteiro, como:

1. Estude o percurso

Não tem como fazer uma roteirização logística de um caminho sem antes estudá-lo bem. Saiba quais serão as distâncias percorridas, faça os cálculos, veja os possíveis caminhos alternativos e tudo que pode impactar diretamente a entrega de uma mercadoria.

A ideia aqui é poder ver qual será a rota que trará mais eficiência. Como apontamos acima, a rota mais curta não importa tanto, e sim a rota que traz mais benefício para a realização do serviço.

Isso porque a rota pode até ser curta, mas diversos obstáculos podem ser vistos ao longo do caminho, o que fará com que a entrega não seja eficiente e muito menos econômica.

2. Entenda a condição do tráfego das vias

Levar em consideração as ruas em que o veículo irá passar é fundamental para saber se são muito movimentadas ou não. Isso faz com que se possa ter uma estimativa de tempo se o trânsito vai ser mais lento ou não.

Em alguns casos, pode-se considerar até percorrer rotas mais longas e que sejam menos movimentadas do que as mais curtas e engarrafadas. Além disso, é preciso que se leve em consideração também a condição em que a rua se encontra.

Ruas que estejam danificadas aumentam as chances de deterioração do veículo, o que pode ocasionar ter que ter mais custos de manutenção, tornando os processos menos rentáveis.

3. Estime os gastos

É muito importante fazer a estimativa de gasto por veículo. Saber quanto cada um gasta é vital para que os custos sejam colocados na ponta do lápis. Avalie o preço do combustível, pedágio, desgastes de componentes como pneu, pastilha de freio, etc.

Compreender como fazer o roteiro de entregas e pôr o planejamento em prática é crucial para que se possa realizar uma coleta de dados precisos e otimizar ainda mais os resultados do seu roteiro.

4. Avalie as demandas

Essa é uma das partes mais importantes de se fazer, pois isso te dirá a periodicidade na qual você irá colocar seu roteiro em prática. Isso lhe permitirá saber também pontos como:

  • Quantas entregas precisam ser feitas por dia ou por semana;
  • Como elas serão feitas;
  • Em que veículo será melhor;
  • Será dentro ou fora da cidade;
  • Dentre outras coisas.

5. Defina o melhor percurso

Esse é um dos maiores desafios que se tem na hora de montar a roteirização de entregas. E para fazer isso é fundamental que se analise todos os pontos que foram citados acima.

Dessa maneira você pode viabilizar a operação e a deixar mais rentável e otimizada. Ao estabelecer um roteiro, você poderá ter:

  • Aumento de eficiência;
  • Mais agilidade;
  • Otimização no fluxo de trabalho;
  • Redução de custos;
  • Acesso a dados atuais;
  • Melhor rentabilidade.

 

Como a Zoom pode te ajudar nisso?

Roteirização Logística Como Fazer

Roteirização Logística Como Fazer

Como podemos ver, a realização de roteirização logística é algo que precisa de tempo e estratégia. Por se tratar de uma ação trabalhosa, muitas empresas não conseguem fazer a otimização desse trabalho da maneira que tem que ser.

Por isso, a melhor maneira de você colocar isso em prática e obter todas as vantagens, otimização e eficiência é contando com uma empresa especializada em serviços de entregas como a Zoom.

Como nossa empresa é voltada completamente para esse nicho, contamos com uma estrutura e uma equipe preparada para receber todo tipo de trabalho que envolva logística de entrega. Dessa forma, podemos atuar como sua parceira principalmente porque contamos com um centro de distribuição próprio para facilitar o serviço em todo Rio de Janeiro.

A Zoom exige um alto padrão de atendimento e execução de trabalho fazendo a seleção de profissionais adequados e que atuam junto a um sistema personalizado que permite fazer uma comunicação direta e clara com a empresa, funcionários e parceiros.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui como você pode colocar em prática a roteirização logística em sua empresa de maneira eficiente. Os passos aqui citados são o início do que você precisa saber para que esse sistema funcione.

Mas claro, ele exige bastante estudo para que dê certo da maneira que é esperado. Se você quer trazer isso para sua empresa sem ter que pensar em todas essas etapas, então pode entrar em contato com a Zoom para que ela seja sua parceira nessa empreitada.

Com processos logísticos prontos e uma equipe especializada, a Zoom é a empresa ideal para que você realize seu serviço da melhor forma possível e colha os benefícios que uma boa logística oferece.

Compartilhe este conteúdo com mais pessoas interessadas.

Posts Recentes Tags