Saiba o que é logística integrada e suas vantagens

Os avanços logísticos progridem concomitantes ao desenvolvimento tecnológico. Esse estímulo gerou uma nova e importante referência nos processos: a logística integrada.

Tal modelo contribui em diversas etapas do processo logístico, seja através da coordenação dos processos internos ou na geração de valor para os clientes. Vale ressaltar que os dois pontos citados anteriormente são de extrema importância para as empresas se manterem competitivas.

Agora, acompanhe a continuação da leitura e confira como atua a logística integrada e os seus benefícios.

 

O que é a logística integrada?

Bem, a logística integrada parte do princípio de um conceito que aborda uma visão sistêmica da cadeia de suprimentos. É a partir desse modelo logístico que há a união de processos, departamentos, recursos e fluxos, que são coordenados para operar em sintonia gerando suas atividades de forma mais eficiente.

Desta forma, a logística integrada atua na interação de todos os processos que a envolvem, que vão desde a origem até a entrega do produto ao destino final. A consequência desse trabalho entrosado é uma gestão ampliada, onde se permite um controle mais efetivo de todos os processos que se relacionam com a logística.

Empilhadeira Logística Zoom Entregas

Exemplificando..

Atualmente, as empresas possuem informações precisas sobre as condições dos seus fornecedores, como estoque, distribuição, rastreamento do transporte entre outras. Assim, elas podem se planejar com maior competência para garantir que o processo logístico siga um fluxo regular, sem cair em armadilhas.

 

Capacitações e suas características para a excelência logística

Depois de verificar com mais exatidão o que é a logística integrada, é importante compreender o passo posterior, que leva à capacitação do serviço logístico e, posteriormente, a obtenção de vantagens competitivas para a empresa.

Veja agora quais são as capacitações e suas características estratégicas no ambiente corporativo:

  • Capacitação Estratégica

É responsável por definir, implementar, executar e controlar as vontades e possibilidades da organização produtiva. Sua preocupação é a concorrência, o fornecimento e os clientes, além dos recursos de base, que entende-se como a visão histórica e as capacitações internas da empresa. Portanto, é essencial que profissionais de logística estejam envolvidos nesses processos.

  • Capacitação de Estrutura Organizacional

Seu desenvolvimento é coordenado junto aos propósitos estratégicos. Eles oferecem agilidade e flexibilidade para o enfrentamento de novos obstáculos. É peça fundamental no sucesso estratégico das organizações, pois associa-se a ordenamento de recursos e aos recursos humanos. 

  • Capacitação de Infraestrutura física

É encarregado pela disponibilidade dos recursos físicos de infraestrutura básica para o desenvolvimento da organização produtiva (hardware, software, equipamentos, entre outros). Cuida das necessidades do sistema logístico, regulando conforme aos objetivos estratégicos. É um campo que deve estar atento aos avanços tecnológicos. 

  • Capacitação de Integração de Processos e Gerenciamento de Mudanças

Congrega os aspectos funcionas e operacionais. É a capacitação responsável por tornar concretas as atividades e ações, apoiadas pela capacitação da estrutura organizacional, de infraestrutura física e de sistemas de tecnologia da informação.

  • Capacitação de Sistemas e Tecnologia de Informação

É um meio utilizado para que as decisões deliberadas pela esfera estratégica sejam transmitidas às demais partes que participação da execução e sobre o que está sendo executado nos processos da organização. Responsável por desenvolver agilidade da comunicação e de processamento, facilitando as operações, o controle e o direcionamento dos processos.

 

E quais são as vantagens da logística integrada?

Como vimos anteriormente, a logística integrada conecta de forma vital os diversos processos da cadeia de suprimentos, que vão desde o armazenamento até a distribuição.

Quando as operações funcionam de maneira integrada é evidente que os obstáculos ocorrerão com menos frequência. Caso aconteçam, a organização estará a postos para a resolução do problema. Esse é o papel relevante que a inovação traz na otimização dos processos logísticos.

Zoom Entregas Logistica Integrada

Em suma, a logística integrada oferece as seguintes vantagens às operações, departamentos e fluxos:

  • Agilidade dos processos

De antemão, quando o sistema logístico trabalha conforme as diretrizes constituídas pela integração dos processos, as atividades se tornam mais ágeis, pois há um ganho de tempo na comunicação estratégica da sua empresa. Essa sincronia entre as partes aprimoram as tomadas de decisão na resolução de uma demanda.

  • Competitividade empresarial

É através da logística integrada que as empresas se tornam mais competitivas. O resultado é a possibilidade de expansão dos negócios e exploração de novos mercados.

  • Gestão eficiente do estoque

A partir do momento que os departamentos compartilham as informações acerca do processo de logística, o gerenciamento das ações torna-se facilitado e mais eficaz com essa integração de dados para a gestão de estoque.

  • Redução de custos operacionais

A implementação da logística integrada promove um planejamento de operação mais eficiente nas diversas fases do processo logístico (armazenagem, distribuição e fluxo de produtos). Dessa forma, é natural que o desempenho do trabalho na cadeia de suprimentos seja positivo e, consequentemente, os custos de logística sejam reduzidos.

logística integrada zoom entregas

  • Aumento da lucratividade

Sem dúvida, com a redução de custos na empresa a possibilidade de aumento dos lucros transforma-se em um horizonte visível. O auxílio das inovações tecnológicas neste processo de logística integrada articula da melhor forma as decisões para as ações do seu negócio. Assim, os desperdícios ao longo da cadeia de suprimentos caem, enquanto os lucros sobem.

Em conclusão, ao longo deste artigo mostramos como uma logística integrada pode aperfeiçoar todo um fluxo operacional logístico. Afinal, estabelecer a execução integrada das atividades dinamizam as ações, assim como organizam e reduzem custos, além de assegurar maior competitividade da sua empresa no mercado. A consequência disso é a melhoria na relação com clientes e parceiros. 

Para continuar por dentro de temas importantes como esse de logística integrada ou outros semelhantes, siga a leitura no blog da Zoom Entregas.

plugins premium WordPress