CONHEÇA NOSSO BLOG
15Abr
TMS: faz diferença na gestão de transporte para a entrega?

TMS: faz diferença na gestão de transporte para a entrega?

Compartilhe!

O TMS é um dos principais mecanismos usados dentro da logística para poder acelerá-la dentro da empresa. O sistema é um dos responsáveis por garantir a qualidade e produtividade de processos de distribuição.

Seu uso traz algumas diferenças quando implementados na gestão de transporte. Mas você saberia dizer exatamente qual diferença? Sabendo que nem todos têm consciência do quanto esse sistema pode ser útil, resolvemos elaborar este conteúdo com mais informações a respeito do assunto.

Ao final deste texto você conseguirá saber exatamente como as empresas que contam com o sistema de gerenciamento de transporte são mais eficientes em seus serviços.

 

Como funciona o TMS?

Como Funciona O Tms

Como Funciona O Tms

Ter organização e controle quando o assunto é transporte de cargas é algo vital para que se possa ter eficiência em sua entrega. Dessa forma, o TMS entra como uma ferramenta bastante útil e que não pode faltar dentro da logística de entrega.

Não importa qual seja o tamanho da empresa, para que se possa obter sucesso é vital que se tenha um bom controle das etapas de transporte, recepção e saída de mercadorias.

E fica inviável contar com uma boa gestão de logística sem que se possa usar o sistema de gerenciamento de transportes, do inglês, Transportation management system (TMS).

Por meio desse software se torna possível observar toda a etapa de processo de transportes das mercadorias desde funções que exigem mais burocracia até a entrega do produto em seu destino final.

As empresas que buscam por mais controle geralmente recorrem ao TMS por saberem que o software é completo, entregando boa qualidade e redução de custo.

Quando a empresa não faz todos os dias o acompanhamento de seus processos logísticos, perde a oportunidade de corrigir em tempo real os erros e de tomarem decisões com base em informações de confiança. Dessa forma, dificultam o sucesso de uma operação. O TSM permite que:

  • Se tenha maior controle de custos;
  • Cadastre veículos;
  • Planeje rotas;
  • Tenha uma gestão de documentação;
  • Rastreie cargas;
  • Processe pedidos;
  • Controle peças e acessórios;
  • Planeje e controle as manutenções;
  • Ajudem a apresentar cálculos e simulação de frete;
  • Apontem as rotas mais adequadas;
  • Liberem pagamentos e recebimentos;
  • Controla tabelas de frete diversificadas;
  • Fazem gestão de ocorrência.

Podemos ver então que ele consegue alcançar várias partes da empresa, promovendo uma boa comunicação entre fornecedores e clientes.

 

Quais os benefícios que o TMS traz para a empresa e para os clientes?

Quais Os Benefícios Que O Tms Traz Para A Empresa E Para Os Clientes

Quais Os Benefícios Que O Tms Traz Para A Empresa E Para Os Clientes

A parte de logística é uma das mais importantes para a economia do país. Por essa razão, a tecnologia aliada a uma boa infraestrutura ajudam a melhorar o setor.

Sabemos o quão complexo esse setor pode ser, adotar sistemas que facilitam a gestão integrada é fundamental para que se possa atingir o sucesso.

As empresas que contam com o TMS como uma de suas estratégias conseguem como benefício do uso do software:

1. Redução de custos

A operação com transportes custa caro pois inclui manutenção, aquisição de veículos, gasto com combustível, dentre uma série de fatores que acabam influenciando na baixa de lucro.

Por essa razão, diversas empresas acabam correndo atrás de soluções que são capazes de entregar uma certa economia de recursos. Ao implementar o TMS, as empresas conseguem ver a redução que se pode obter com o transporte.

2. Favorece o planejamento da operação

Se seu negócio conta com o TMS acaba se tornando muito mais eficiente por conta do planejamento eficiente. Isso porque a empresa conta com um sistema que entrega um controle maior sobre as viagens, melhora a consolidação de cargas e planeja melhor suas rotas.

Isso faz com que o cliente dê mais credibilidade a empresa por conta da confiança que ela passa através de sua organização. Com o sistema ativo, é possível prever possíveis problemas e também solucioná-los de forma rápida.

3. Otimiza o relacionamento com os clientes

Empresas que querem se manter competitivas no mercado devem contar com o TMS como algo vital para que isso aconteça. Além de fazer com que todos os processos se tornem mais modernos, o sistema expande as operações tendo um impacto direto na percepção do cliente.

Principalmente porque esse é um sistema que agiliza a parte de processamento de pedido e faz com que as funções de expedição sejam automatizadas. Isso garante que a entrega seja ágil e a produtividade do setor seja maior.

4. Permite compartilhar melhor as informações

Dentro da logística de transporte uma das funções mais importante a se atentar é a comunicação. Por meio dela é possível fazer com que todo o setor tenha um conhecimento claro do que  está se passando em várias etapas do processo.

Porém, a comunicação nem sempre é clara e isso pode gerar falhas e prejuízos em várias etapas. Dessa forma, o TMS consegue trabalhar para uma melhor comunicação e disponibilidade de informações.

E isso faz com que os clientes sintam uma confiança maior por terem acesso aos dados referentes à entrega. O sistema ainda tem a possibilidade de gerar relatórios gerenciais que ajudam na questão de indicadores de desempenho.

Tudo isso então faz com que se possa melhorar questões que envolvam processos de tomada de decisão e também para a elaboração de novas estratégias.

 

Conclusão

Há diversas vantagens em ter que usar um sistema TMS dentro da gestão de transporte de sua empresa. O grande benefício em adquiri-lo é poder contar com um maior controle do setor de logística.

Tudo isso sem ter que colocar mais força de trabalho durante os processos executados. Isso faz com que a empresa lucre mais, esteja melhor informada e consiga aumentar seu desempenho com seus clientes favorecendo sua percepção diante do mercado de serviços de entregas.

O sistema evita o retrabalho de operações, otimiza os prazos de entrega, libera o setor de logística para atuar de forma estratégica, dentre muitas outras vantagens que acabam fazendo a empresa se destacar.

Compartilhe este conteúdo com mais pessoas que possam ter interesse em saber dessa informação.

 

Posts Recentes Tags