A logística engloba diversos conceitos importantes que visam melhorar a prestação de algum serviço. Mas um deles, em específico, necessita muita atenção em sua execução, pois envolve a especialização de alguma tarefa: a logística de nicho.
Imagine, você, que quer focar os seus esforços financeiros em um único segmento e este pode lhe garantir um bom destaque na área desejada. Com a especialização em determinada área, você será conhecido por tratar do assunto com mais autoridade.
Bem, é por meio dessa ideia descrita acima que uma empresa ou uma pessoa pode se transformar em um especialista sobre determinado conteúdo. Obviamente, na logística não seria diferente.
Porém, para que isso ocorra, é imprescindível que a empresa possua uma base de estudo e compreensão do cenário no que diz respeito aquilo em que ela deseja se especificar.
E aí, quer se tornar especialista em algum nicho, mas precisa entender melhor algumas etapas? Então, a leitura desse artigo vai cair como uma luva! Aproveite.
O que é logística de nicho?
Podemos compreender a logística de nicho como uma especialização. É a oferta de um serviço mais completo e eficiente para o cliente, junto à aplicação de técnicas e procedimentos específicos para determinada tarefa logística.
Confira alguns exemplos de produtos que são de nicho logístico:
- Produtos refrigerados;
- Fármacos;
- Cargas perecíveis;
- Produtos frágeis;
- Produtos de varejo.
A logística de nicho é a capacidade de atender de maneira customizada o cliente. Contudo, não pense que é fácil se tornar especialista na logística de nicho de algum mercado. Para atingir este nível requer muita base de conhecimento para realizar tais serviços.
O grande desafio do empreendimento é elaborar uma logística muito bem estruturada e, claro, executá-la com excelência. Assim, a conquista de fatia do mercado será processo natural.
Quais vantagens a logística de nicho oferece?
A principal vantagem da logística de nicho é o reconhecimento da empresa como sendo a mais confiável e eficaz no procedimento com determinados produtos.
Isto é, desde que haja um planejamento estruturado e uma boa execução, é possível capitalizar grande influência no seu mercado de atuação, tornando-se referência nas melhores práticas logísticas e no transporte de mercadorias específicas.
Aplicar a logística de nicho na sua empresa tem vantagens visíveis, que podem ser observadas em todas as etapas da operação.
Compreende-se as fases da produção, armazenamento e chegando até a entrega, onde tudo é realizado de maneira adequada, otimizando a atuação da empresa e satisfazendo o cliente.
A adoção desses processos específicos demanda bastante trabalho, principalmente no período de adequação da sua empresa às atividades exclusivas.
Como realizar a logística de nicho
Contudo, é válido ressaltar que para trabalhar na logística de nicho é necessário ter atenção com o tipo de carga escolhido, assim como compreender os investimentos necessários para atender com excelência o segmento desejado.
Caberá à sua empresa possuir qualificação tanto humana quanto automotiva para executar a logística de nicho. Tais requisitos são fundamentais para realizar o transporte da carga com maior segurança.
Daí, podemos compreender os diversos serviços presentes nas etapas operacionais, como o armazenamento e transporte, além de estruturas como modais e ferramentas tecnológicas especializadas, que devem ser personalizadas para atender as demandas específicas dos clientes.
Porém, veja, as estruturas físicas e os veículos também poderão ser adaptados para receber as cargas, desde que sigam suas características, se precavendo de contratempos e ampliando a qualidade do serviço prestado.
Desse modo, tudo que está envolvido no processo, desde as estratégias de marketing ao pós-venda, poderá ser planejado e direcionado para o segmento que você está atendendo.
Passos importantes que contribuem para a especialização em algum nicho de mercado:
- Equipe capacitada e qualificada;
- Cálculo do ROI;
- Análise das necessidades de cada mercadoria;
- Marketing e pós-venda.
Mostre que você é especialista no assunto
Existem muitas formas de atuar na logística de nicho que podem ajudar no processo de aquisição de novos clientes.
Ao demonstrar que você é especialista, através de informações e dados que ratifiquem a eficiência nos serviços, poderá, até mesmo, cobrar mais caro pelo serviço. A sua empresa oferecerá mais do que uma simples atividade, mas também a garantia de que fará com excelência. Assim, o seu empreendimento será associado a um ótimo nível de serviço.
Por exemplo, em relação aos locais de difícil acesso, eles podem ser considerados um mercado vistoso para uma empresa executar a logística de nicho de alguma mercadoria, em virtude da demanda ser alta em relação ao número de empreendimentos que realizam tal atividade.
Em geral, locais de difícil acesso têm alta demanda por empresas que fazem entrega de produtos, configurando um mercado de alto potencial para a logística.
Conclusão
Embora apresente benefícios, como discorremos ao longo da matéria, a logística de nicho também exige alguns cuidados sobressalentes. Antes de debutar em algum nicho de mercado, é indispensável realizar pesquisas e estudos prévios de viabilidade na área.
Ter atenção em alguns detalhes pode fazer toda a diferença quando o objetivo é a especialização do serviço. Lembre-se de assegurar que a sua empresa estará preparada para atender a demanda com qualidade e segurança.
A partir do momento que o seu empreendimento garantir a dianteira na atuação em determinado nicho, busque a capacitação e qualificação da sua equipe para prestar o melhor serviço.
Além disso, é significativo manter os métodos de mensuração dos resultados para avaliar se a atuação naquele nicho específico está sendo, de fato, vantajosa financeiramente para sua empresa.
A Zoom, exemplificando, é especialista no mercado de entregas rápidas no estado do Rio de Janeiro. Estamos há 18 anos criando soluções personalizadas para atender as demandas de nossos clientes. Falou em excelência, chamou a Zoom Entregas Rápidas!