CONHEÇA NOSSO BLOG
22Jun
Conheça 5 sistemas para otimizar seu gerenciamento logístico

Conheça 5 sistemas para otimizar seu gerenciamento logístico

Compartilhe!

Nos últimos tempos, os sistemas de gerenciamento logístico impactaram de maneira relevante o ambiente empresarial por influência da globalização dos mercados. Anteriormente, as empresas eram compreendidas como instituições com responsabilidades reduzidas perante o mercado consumidor. Isto é, que não tinham que se preocupar com a concorrência ou com o agrado do seu público consumidor.

Contudo, com o passar dos anos, os empreendimentos se depararam com transformações profundas no gerenciamento logístico e foram obrigados a modificar seus processos de produção e atendimento para manter-se no mercado de modo competitivo. 

Desta forma, os sistemas de gerenciamento foram criados e aperfeiçoados para facilitar o processo logístico de toda cadeia produtiva. A finalidade dessas ferramentas de software é colocar às ordens a mercadoria ou o serviço, no lugar certo, no tempo certo e nas condições pretendidas e ideais.

E, observe, a consequência disso é bem clara: satisfação e fidelização do cliente!

Agora, quais são esses softwares utilizados pelas empresas e que têm o papel de facilitar todo processo de coordenação logística? Continue a leitura e descubra!

Confira os 5 sistemas que facilitam o seu gerenciamento logístico:

 

TMS (Transportation Management System)

O TMS é o sistema responsável pela gestão de transporte na operação logística. Essa ferramenta auxilia no gerenciamento dos detalhes responsáveis pelo processo de entrega. Seu papel é apoiar as diversas etapas no desenvolvimento do serviço. 

Esse software pode funcionar incorporado ao ERP (Enterprise Resource Planning) para administração do transporte. O seu principal objetivo é o rastreamento do pedido, além de medir a produtividade ao longo do processo de distribuição.

Entre os benefícios dessa ferramenta podemos destacar, sobretudo, a melhoria do serviço de entrega, auxiliando diretamente na contenção de gastos; a flexibilização e otimização das rotas; melhoria no monitoramento dos custos a fim de contribuir com a prestação de contas, além do respaldo no planejamento e execução para avanços no desempenho operacional.

Inclusive, a Zoom Entregas já fez um artigo explicando detalhadamente sobre as vantagens do sistema TMS na gestão logística de entrega. Vai lá e dê uma conferida depois!

 

WMS (Warehouse Management Systems)

Já o WMS é uma ferramenta de sistema de gerenciamento responsável pela operação da rotina do dia a dia de um armazém. A sua funcionalidade está restringida às questões mais operacionais, por exemplo: as definições de rotas de coleta, determinação no endereçamento dos produtos, separação dos pedidos, inventários, entre outros. 

Em outras palavras, esse software visa otimizar todas as atividades operacionais (materiais) e administrativas (informações) dentro do processo de armazenagem. Integradas, as tarefas contribuem às necessidades logísticas agilizando o fluxo de informações no setor de armazenagem, aumentando os recursos e reduzindo os custos, sejam operacionais ou pessoais.

 

Sistemas de Monitoramento de Entregas

Esse sistema de gerenciamento colabora para o controle do transporte de cargas. Ou seja, a ferramenta se insere no estágio que vai desde a saída do produto do armazém até sua chegada no destino final. Podemos compreender sua serventia nas seguintes situações:

  • Acompanhamento via GPS da localização que a carga se encontra; 
  • Confirmação de entrega via fotografia;
  • Envio de sms ou e-mail para cliente com o intuito de atualizá-lo sobre o estágio da entrega;
  • Atualização de informações via código de barras;
  • Notificação de contato entre empresa e motorista.

 

Sistemas de Roteirização

Por outro lado, o uso de sistemas de roteirização busca otimizar as rotas e assegurar um custo-benefício mais adequado quanto ao trajeto realizado na entrega dos produtos. Algumas das funções desempenhadas por essas ferramentas: 

  • Cálculo das rotas a serem realizadas; 
  • Contribuição na auditoria para pagamentos relativos às transportadoras terceirizadas; 
  • Indicação de rotas com o melhor custo-benefício em relação ao pagamento de combustível e tempo estimado de viagem; 
  • Definição de prazos das entregas; 
  • Decisão dos veículos usados ponderando o tipo e volume das cargas transportadas. 

 

Sistemas de Gestão de Frota 

A gestão de frota da empresa é outro item que também necessita ser verificado. Sua otimização por meio de ferramentas tecnológicas tornará o trabalho logístico mais eficiente. Deste modo, esse método tem contribuição importante para:

  • Prazos de manutenção preventiva;
  • Controle no número de veículos disponíveis e quais estão indisponíveis devido à necessidade de reparos;
  • Controle de consumo de combustível;
  • Escalas de condutores;
  • Calendário de perícias médicas e pagamento de taxas;
  • Produção de relatórios sobre as frotas.

 

Conclusão

Portanto, a logística integrada por meio dos sistemas de gerenciamento é compreendida como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. O objetivo da otimização da cadeia logística é a importância da integração de sistemas como os supracitados.

Ainda, pode-se acrescentar a questão de que a empresa deve satisfazer o seu cliente, pois é ele quem proporciona a sustentação da empresa em um mercado competitivo, além de realizar todas as atividades de acordo com a missão da logística.

Para descobrir mais sobre gestão de logística e outros aspectos importantes na temática, continue no blog da Zoom Entregas e confira!

Posts Recentes Tags