Centro de logística: essencial para o serviço operacional

Um importante recurso, que é peça chave para funções de produção e movimentação dos produtos nos processos operacionais, são os centros de logística.

A criação de amplos espaços como centros de atividade logística tem aumentado com o passar dos anos. Esses ambientes têm a capacidade de expandir a produtividade das operações, além de reduzir seus custos.

O centro de logística também relaciona-se a um termo em inglês conhecido, que inclusive a Zoom já elaborou um post no blog sobre ele, que é o fulfillment center. Isto é, um espaço que a empresa opera para armazenar, preparar e distribuir os seus produtos de modo que otimize os procedimentos.

Em outros termos, o centro de logística é um armazém adaptado e modernizado para abranger mais competências logísticas, como a recepção, transporte interno, armazenagem, preparação e distribuição de mercadorias. 

Centro De Logistica Transportadora Zoom Entregas (2)

Tipos de Centros Logísticos

O serviço que o centro de logística oferece é fundamental para que as mercadorias sejam entregues ao consumidor final de maneira eficaz. Deste modo, existem diferentes tipos de centros, mas que operam de maneira distinta dependendo da atividade.

Podemos classificá-los da seguinte forma:

  • Zona de Atividade Logística (ZAL)

São zonas em que a infraestrutura se relaciona com as atividades portuária, marítima e fluvial. Sua característica mais importante é a localização próxima ao mar e outras conexões facilitadoras, o que oferece maior integração intermodal.

  • Centro Integrado de Mercadoria (CIM)

O CIM é uma área onde realizam-se diversas operações como transporte, logística e distribuição. Seu serviço é exclusivamente rodoviário.

  • Hub logístico

É o núcleo das operações logísticas relacionadas ao transporte, logística e distribuição de mercadorias. Via de regra, o hub logístico possui um grande espaço físico e localização vantajosa para satisfazer as necessidades operacionais.

  • Plataforma logística 

Essa plataforma se limita a administrar a entrada e saída de mercadorias. São especializadas no processo logístico que visa agilizar o transporte, armazenagem e distribuição do produto.

  • Polígonos industriais

Esse tipo de centro logístico lida com o manuseio de produtos manufaturados.

Centro De Logistica Transportadora Zoom Entregas (3)

Funções de um Centro Logístico

Os centros de logística são ambientes que se envolvem ativamente nos processos da cadeia logística de suprimentos. Neles, há 6 funções principais:

  • Recebimento

Os centros logísticos recebem as mercadorias dos centros de produção ou de outros fornecedores.

  • Armazenagem

Em seguida ao recebimento e verificação da mercadoria, há o armazenamento de acordo com suas especificações.

  • Transporte Interno

É fundamental que o fluxo de mercadorias dentro do centro logístico seja otimizado.

  • Preparação de Pedidos

Aprimorar as rotas da coleta dos pedidos propicia melhoria na produtividade e redução dos custos operacionais.

  • Gestão de Estoque

Ter ciência sobre os estoques do armazém é primordial para sanar obstáculos que podem atrapalhar o bom funcionamento das atividades.

  • Expedição

Função encarregada por distribuir os pedidos aos varejistas e consumidores. Nesta etapa ainda há um conceito relacionado que ganhou espaço nos últimos anos, o last mille. Inclusive, a Zoom já elaborou um artigo sobre este tema. O last mille representa última etapa de uma entrega, que é quando o produto sai do centro de distribuição e vai em direção ao endereço final para as mãos dos clientes.

 

Conclusão

Como pudemos observar, os centros de logística são dispositivos de grande relevância no andamento das etapas da cadeia de suprimentos.

Após apresentar seus tipos e funções, fica bem claro que os centros logísticos integram diversos elementos capazes de realizar atividades como controle de estoque, preparação e embalagem de pedidos, gestão de transporte e processamento de distribuição de mercadorias. 

Ah, falando em centros de distribuição, a Zoom Entregas possui essa estrutura. Se você quiser saber como o espaço logístico pode ajudar na sua demanda, entre em contato conosco para conhecer melhor este serviço. 

Curtiu a matéria? Compartilhe com quem você acredita que seja útil. No mais, siga no blog da Zoom se atualizando acerca de outras temáticas bacanas!

 

plugins premium WordPress