Descubra o que é Fulfillment e sua importância na operação logística

O termo Fulfillment, originário do inglês, possui seu significado baseado em dispositivos importantes no âmbito da logística, como: cumprimento, realização e preenchimento. A prática de “order fulfillment” está intimamente ligada à eficiência do atendimento junto ao cliente em todas as operações que o cercam.

O caminho percorrido neste processo vai desde a efetuação do pedido e sua operação no estoque até o pós-venda e a consequente fidelização do cliente, devido ao seu nível de satisfação, e sua transformação em promotor do serviço através de recomendações.

Com a abundância de ofertas de serviços, as empresas têm que buscar diferenciais para retenção de clientes, uma vez que a exigência tornou-se requisito indispensável no mundo atual.

Pense nos clientes que solicitaram algum tipo de serviço e que acabou se tornando uma grande dor de cabeça devido ao extravio do pedido ou ao atraso e possíveis avarias no pacote. Você acredita que ele voltaria a fazer negócios?

Muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, lidam com o atendimento de pedidos de forma simples e interna. Enquanto isso, as de médio e grande porte exigem uma estratégia mais refinada, contando com centro de distribuição de mais complexidade.

O armazenamento e controle de saída do produto do estoque é uma das etapas do Fulfilment que promove melhorias em toda estratégia na logística das entregas.

 

Todavia, em ambos os casos, as empresas possuem objetivo em comum: entregar ao cliente, de forma eficiente, o que ele pediu de modo mais rápido, seguro, confiável e econômico possível.

Etapas do Fulfillment e áreas de atuação

A prática do Fulfillment pela empresa promove atividades relevantes nas áreas envolvidas neste processo de associação dos serviços. Logística, tecnologia, atendimento e marketing compõem importantes ferramentas no desenvolvimento estratégico.

Confira algumas etapas de atuação do Fulfillment:

  • emissão de notas fiscais; 
  • armazenamento e controle de saída do produto do estoque;
  • recebimento e preparação dos pedidos;
  • rastreia e distribui as entregas;
  • suporte aos clientes quanto a possíveis trocas e devoluções do produto.

As atividades desempenhadas neste cumprimento de pedidos tornam-se fatores significativos quando a empresa possui uma logística apurada e integrada. Nem sempre o preço do produto ou serviço será primordial na decisão de compra do cliente. Assim, oferecendo atividades bem definidas e executadas, a manutenção do consumidor será o caminho natural.

As entregas são otimizadas quando o Fulfillment é colocado em prática pela sua empresa.

Práticas recomendadas no atendimento dos pedidos

Observe: a eficiência do seu serviço estará diretamente relacionada à organização no atendimento dos pedidos. Em resumo, as práticas devem ser muito bem organizadas a fim de solucionar quaisquer etapas.

Veja algumas práticas úteis para aplicar na rotina do seu negócio:

→ Comece pelo básico

A simplificação do seu processo de recebimento dos pedidos passa pela rapidez que as remessas sejam processadas e enviadas, além de mercadorias danificadas que necessitem devolução rápida ao fabricante para posterior troca. Tais processos vão auxiliar bastante na prevenção de pedidos atrasados e longos tempos de espera do cliente aguardando a encomenda.

→ Organize seu centro de distribuição conforme grau de importância

Coloque itens com mais saída próximos aos coletores e embaladores. Ajeite seu depósito de acordo com a demanda, optando por itens mais procurados na parte da frente e os menos procurados na parte de trás.

→ Alinhe o envio e a logística

São importantes fatores que resultarão em prazos mais rápidos de entrega, além de menor custo. Entretanto, é de suma importância elaborar estratégias de backup de remessa caso alguns obstáculos apareçam pelo itinerário da entrega.

→ Automatização dos processos

Atualmente, com a transposição do analógico para o mundo digital, tornar as ações mais automatizadas no seu dia a dia de serviços logísticos melhora não só as condições de trabalho, mas também as tornam mais seguras. Claro, a redução de custos trabalhistas também é um ponto considerado neste processo.

Melhores processos logísticos geram fidelização do cliente

Conclusão

Neste breve artigo, mostramos um pouco sobre o Fulfillment e sua importância na otimização dos afazeres diários de logística.

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, assim como seus clientes, oferecer soluções tecnológicas ágeis e responsáveis são facilitadores em todo este processo, de ponta a ponta.

Quanto melhor for o serviço de Fulfillment, melhor será a experiência do cliente. É um aspecto importante na retenção do consumidor e na transformação de seu perfil, que além de fidelizado, se tornaria um promotor do seu serviço.

Gostou de aprender sobre o assunto? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil! Não se esqueça de compartilhá-lo com pessoas interessadas neste tema.

E agora, que tal ler algumas dicas sobre Dropshipping em nosso blog? Clique aqui e leia mais.

 

 

plugins premium WordPress