A Black Friday foi incorporada ao calendário do varejo nacional em 2010 e, hoje em dia, possui ares de um grande e aguardado evento anual. Se você parar e recapitular sobre as primeiras edições, vai observar que diversos problemas ficaram evidentes em virtude da falta de planejamento logístico.
Agora, com a Black Friday batendo à porta no calendário varejista (acontecerá no dia 25/11), já é perceptível a movimentação das empresas para essa data. Ela possibilita um aumento exponencial em suas vendas, além da chegada de novos clientes.
Sabemos que a disputa no mercado anda acirrada e para se destacar é preciso entregar produtos de qualidade, mas também um serviço que encante o consumidor. Será que seu negócio está preparado para trazer uma experiência única ao cliente?
A logística é o fator de sucesso da Black Friday e por isso ela passou por inúmeras transformações para se adequar às exigências impostas pela data.
Quer descobrir dicas de como realizar um planejamento de sucesso para a Black Friday em 2022? Fique ligado no material especial que a Zoom Entregas preparou!
Estime o crescimento dos pedidos
Veja, será difícil quantificar de maneira exata, mas o cenário ideal é que se aproxime ao máximo da realidade. Ao estabelecer esse parâmetro, você terá mais visibilidade da quantidade de tarefas que vai precisar desempenhar para conseguir entregar com qualidade.
Ter um planejamento na Black Friday é fundamental para que seu time esteja preparado para aumentar a produtividade nesta data. Muitos clientes se sentem influenciados através de propagandas e avaliações na internet. Então, dê visibilidade ao seu negócio através de estratégias de marketing.
Por isso, uma etapa crucial é realizar uma estimativa de pedidos. Caso seu e-commerce já tenha participado de uma Black Friday anteriormente, faça a comparação de dados tentando verificar também o comportamento da concorrência.
Planeje o estoque de maneira estratégica
Quanto aos cuidados com o gerenciamento do estoque, é preciso garantir que os produtos mais procurados ao longo da Black Friday estarão disponíveis ao consumidor. O que antes tinha a duração de um único dia (sexta-feira), agora estende-se por dias, seja antes ou após a data para valer.
Sua projeção também deve contemplar produtos que sejam boas apostas para essa Black Friday 2022. Como dito no primeiro tópico sobre estimativa, uma forma de realizar isso é através da manutenção de um estoque adicional.
Cumprir essa etapa vai certificar que a sua loja não ficará sem o produto e que o seu cliente não terá problemas com prazo de entrega. Na Black Friday de 2021, dentre os principais problemas relatados pelos consumidores estão a entrega atrasada ou não realizada.
Problemas estes que estão conectados, justamente, a uma das fases essenciais, se não a mais importante, do processo logístico: o last mile.
Outro ponto é no caso das empresas que possuem espaço físico limitado. A orientação estratégica é encontrar parceiros que armazenem os seus produtos.
Esse método fica mais benéfico se a sua empresa conseguir armazenar os produtos em regiões de escoamento estratégicos. Dessa forma, será possível ainda alcançar a diminuição dos custos com a entrega.
Invista em um bom suporte para o cliente
Mesmo com todos os esforços operacionais que a sua equipe fará durante a Black Friday, é bem provável que não consiga atingir a perfeição.
Sendo um cenário praticamente inevitável, é necessário que o cliente tenha um bom suporte para quando estiver em “apuros” quanto ao seu pedido e precisar de alguém para solucionar os seus problemas.
Os chatbots também são ferramentas interessantes na fase de atendimento ao consumidor, visto que automatizam seus processos, possibilitando que a empresa tenha uma interação com o cliente 24 horas por dia.
Assim, você também consegue sanar as questões que o consumidor possa ter com seu produto e agilizar os processos em determinadas situações.
Tenha um parceiro estratégico nas entregas
Normalmente, ter um processo profissional na logística de entregas já é um dispositivo fundamental para o sucesso do empreendimento. Porém, na Black Friday esse tema ganha mais força ainda e torna-se indispensável.
“Mas eu escolho os Correios ou o serviço de uma transportadora?”
Bem, é importante reconhecer as características que cada um poderá oferecer e escolher a modalidade que mais se ajusta aos seus objetivos junto às demandas.
Por essa razão, escolha um aliado que atue como uma parceira estratégica na hora de cumprir prazos e satisfazer o seu cliente.
Agora, quer uma boa dica e que vai te ajudar na decisão?
A Zoom Entregas Rápidas está no mercado há 18 anos desempenhando esse papel de braço logístico especialista para o andamento das operações com excelência.
Com softwares de gestão e rastreamento, que auxiliam na tomada de decisão, o planejamento pode ser realizado de modo mais assertivo para atender às suas necessidades e oferecer uma boa experiência ao consumidor.
Conclusão
É bem verdade que a Black Friday sempre deixa a logística de orelha em pé, uma vez que é uma data de ampla movimentação no comércio. Contudo, tendo a Zoom como sua parceira logística, você poderá focar em outras etapas relevantes do ciclo operacional.
Por conta disso, preparar a sua empresa de maneira perspicaz e antecipada é um ponto chave para garantir o sucesso da campanha de vendas e evitar qualquer tipo de imbróglio com o cliente.
Ademais, um diferencial significativo na Black Friday é a disputa para atrair clientes oferecendo a entrega mais rápida.
Portanto, o papel dos parceiros estratégicos que lidam com o last mile é pensar tecnicamente sobre essas mudanças de comportamento do consumidor e fazer os ajustes necessários na operação tornando-se competitivos.
E aí, gostou do que leu?
Não deixe para última hora a preparação da sua logística na Black Friday em 2022! Entre em contato agora com a Zoom Entregas e confira como podemos solucionar as suas demandas nessa importante data do comércio.