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02Fev
foco no cliente

Como garantir o foco no cliente? Descubra!

Em decorrência da dinamicidade nas relações atuais, manter o foco no cliente tornou-se um desafio para muitas empresas. Diversas atitudes podem ser consideradas fundamentais para este processo. Colocá-las em ação no dia a dia tende a acarretar bons resultados.

Pensando nisso, a Zoom Entregas Rápidas preparou este artigo para mostrar boas práticas que colaboram para a aproximação entre a companhia e os consumidores dos produtos ou serviços. Ao final dele, veja como podemos ajudar! Boa leitura.

5 formas de manter o foco no cliente

1- Reconheça quem é seu cliente

O primeiro passo para atingir o nível total de foco no cliente é conhecê-lo a fundo. Isso é, entender a qual classe ele pertence, saber seus gostos, motivações de compra, riscos que se propõe a correr, dentre tantas outras características. Ou seja, ir além de um simples cadastro ou ficha do perfil em um papel.

O reconhecimento do cliente deve ser amplo. Desta maneira, deve, até mesmo, compreender se o cliente é o próprio consumidor ou se ele apenas compra para repassar.

Quando o empreendedor se apropria destas peculiaridades ele consegue ir à frente de seus competidores no mercado. Portanto, independentemente da loja ser física ou virtual, o dono precisa se comprometer em traçar uma análise detalhada de quem se interessa por seus produtos ou serviços.

2- Classifique os pontos fortes e fracos de seu produto

classificação de satisfação do cliente

Depois de já ter um traço específico do modelo de cliente, é chegado o momento de tomar conhecimento do produto. Em outras palavras, isso é: conhecer qual é o fabricante, para qual intenção ele foi criado e a quais funções atende. Afinal de contas, grande parte das mercadorias disponibilizadas no mercado atendem a cada tipo de consumidor de uma maneira. Ou seja, tudo irá depender exclusivamente do nível de necessidade apresentado.

Uma boa forma de classificar pontos fortes e fracos do produto é aplicar pesquisas de satisfação periodicamente. Nela, os clientes poderão manifestar o contentamento ou má impressão acerca do objeto. Além de ser onde características mais peculiares, como funcionalidades e design, poderão ser avaliadas por seus consumidores.

3- Motive a equipe

Para que o negócio apresente uma boa taxa de adaptação, a equipe precisa estar disposta a receber o cliente bem. De tal forma, quando integrada com os objetivos, ela tende a apresentar um resultado mais efetivo para os momentos de compra e pós-compra. Tal fator identifica o posicionamento da empresa com foco no cliente.

O relacionamento ativo do cliente com a empresa é um resultado da parceria entre a equipe e o consumidor.

4- Surpreenda e inove

Surpreender é essencial para demonstrar a preocupação com o cliente ou consumidor dos produtos. Inclusive, essa ação não precisa ter um foco muito grande, visto que pequenas modificações podem acarretar uma série de novas adaptações. Neste sentido, a surpresa tende a ser seguida da inovação, ao passo que atualmente a transformação ocorre a partir da implementação da tecnologia.

5- Cumpra com os prazos

O foco no cliente deve permanecer por todo o período em que o produto vai até ele. Isso é, caso a compra seja feita pela internet, desde o primeiro momento a empresa deve estimular a expectativa do consumidor de acordo a extensão que ela pode atender.

Desta forma, incitar o desejo do consumidor sem ter condições de arcar com ele pode ser considerado um erro gravíssimo, mesmo que ainda bastante cometido por corporações bem reconhecidas. Por isso, cumprir com os prazos predefinidos torna-se uma boa maneira de comprovar o foco no cliente e esclarecer o quanto ele é uma figura importante para a empresa.

Conheça a Zoom Entregas Rápidas!

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