Dropshipping: como escolher o fornecedor e a distribuidora?

O dropshipping tem ganho adeptos como uma nova forma de negócio. Para aqueles que ainda não possuem um capital para investimento, que não tem espaço para estoque de mercadorias, ou ainda, que simplesmente preferem adotar esse outsourcing de ‘estoque zero’, o dropshipping é uma ótima alternativa no ramo varejista online.

Mas, antes de iniciar esse negócio, uma coisa é fundamental: saber como e quem será seu fornecedor. Essa é a parte mais importante da empresa, pois um fornecedor ruim pode manchar a imagem e estragar toda sua reputação como comércio.

Abaixo, falaremos mais a respeito do assunto e o que você precisa saber sobre isso.

 

Como escolher um fornecedor de dropshipping?

Como Escolher Um Fornecedor De Dropshipping
Como Escolher Um Fornecedor De Dropshipping

Os parceiros corretos em todas as pontas do processo (fornecimento e distribuição) são a ‘espinha dorsal’ de toda a operação. 

Realizar uma pesquisa prévia traz a solidez necessária para trazer ao negócio a vantagem competitiva no dropshipping. Como dissemos acima, além do fornecedor, outra etapa importante que também reflete diretamente em seu negócio é a escolha da distribuidora.

Com a empresa certa, você pode atingir a satisfação esperada por seus clientes em todo o processo de compra. Quer saber como pensar e escolher tudo isso? Então veja as dicas abaixo:

1. Entenda os canais de distribuição do seu setor

Quando se entende quais são os canais de distribuição do seu setor, você consegue visualizar onde você se encaixa dentro de sua cadeia de suprimentos. Isso porque nem todos os atacadistas abrangem os mesmos mercados.

Assim, ao ter uma melhor visualização da situação, se torna possível achar um fornecedor que atenda todas suas expectativas. Desse modo, você pode optar por:

  • Fabricante;
  • Importador/distribuidor exclusivo;
  • Distribuidor atacadista regional.

Ao saber então por onde se movimentar, fica mais fácil escolher aquele que lhe oferece um bom custo x benefício.

2. Experimente o fabricante

Se você oferece um produto de uma marca específica, às vezes a melhor forma de você encontrar um fornecedor é entrando em contato direto com a marca.

Se sua loja ainda for pequena, você pode procurar por canais de distribuição e pedir por uma lista de distribuidores que você pode contatar. Quando você procura o produto diretamente na fonte, pode encontrá-lo com preços mais vantajosos e garantir a sua qualidade.

3. Faça buscas mais direcionadas

Você deve procurar por um fornecedor que atenda diretamente o nicho que você está inserido. Procure no Google  pelo nome do seu nicho (papelaria, por exemplo) + fornecedor e dropshipping.

Assim, você encontrará opções adequadas que atendam aquilo que você deseja. É muito melhor procurar por um fornecedor especializado no que você vende do que escolher um que vende de tudo.

4. Observe os processos e entre em contato

Durante a seleção de fornecedores, uma coisa indispensável para você fazer é ficar atento a informações sobre o processo logístico das empresas.

Essa é uma das partes mais importantes para você observar, pois ela determina como o produto chegará até seu cliente final. Em caso de atraso ou de problemas, você precisa saber o que está acontecendo para solucionar a situação.

Outro ponto importante para você achar um ótimo fornecedor de dropshipping, é manter um contato direto com quem você escolheu.

Ainda que os processos logísticos sejam claros, é importante sempre se manter atento ao envio das mercadorias para não cair em golpes.

Antes de fechar negócio, procure conversar com a empresa, tirar suas dúvidas e fazer pesquisas na internet para poder se informar sobre a qualidade da empresa.

 

Como escolher a distribuidora?

Como Escolher A Distribuidora
Como Escolher A Distribuidora

Agora que vimos alguns dos pontos importantes sobre a escolha do fornecedor, outra coisa que não pode ficar pra trás é a escolha da distribuidora.

Aqui, as dicas são quase similares à escolha do fornecedor. Isso porque os cuidados em questão de logística são quase os mesmos. Mas, para que você tenha uma visão ampla do assunto, listamos algumas dicas com as quais você deve se preocupar.

  1. Pesquise: a pesquisa é a base de tudo e através dela você consegue avaliar se uma empresa possui ou não boa reputação e como ela tem sido avaliada pelos clientes;
  2. Taxas: veja uma empresa que seja parceira do seu negócio e não cobre um valor abusivo na entrega. Entenda se o que eles entregam como serviço vale o investimento;
  3. Logística: é imprescindível que você fique atento nessa etapa para que saiba tudo o que está acontecendo com a mercadoria. Priorize distribuidoras que compartilhem a opção de rastreamento para que tanto você quanto o seu cliente não fiquem sem informações sobre a entrega;
  4. Veja a avaliação da empresa: a parte da entrega é a parte final da experiência com o consumidor. Portanto, ela deve suprir as expectativas do cliente. Procure saber qual é a avaliação que a empresa possui diante de seus consumidores;
  5. Entre em contato: claro que a parte de entrar em contato com uma empresa para saber melhor sobre seu funcionamento e serviços é vital. Por isso, não deixe essa parte de lado.

Como buscar novos fornecedores e distribuidores?

Diante de tudo isso que foi exposto aqui, você saberá como fazer a procura daquele fornecedor ideal e o que você precisa levar em consideração em sua pesquisa.

Em relação a distribuidor, a Zoom entregas pode ser sua parceira perfeita nessa jornada. Isso porque ela atua junto de e-commerce diretamente pelo seu site através da integração por API.

Dessa forma, entrega qualidade, serviço rápido e toda uma estrutura logística preparada para deixar você sempre bem informado de todos os processos.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui um pouco sobre como fazer uma boa escolha tanto de fornecedor quanto de distribuidor para dropshipping de sua empresa.

Há inúmeros pontos a se levar em consideração e o principal deles envolve a pesquisa sobre ambas as partes. Somente através de uma boa pesquisa, avaliando pontos como reputação, confiabilidade, segurança, transparência e boa logística, é que se torna possível garantir uma boa escolha.

Sendo assim, agora que você já sabe os pontos principais, entre em contato com a Zoom para que ela possa fazer parte de sua empresa como uma parceira perfeita para todos os momentos.

 

plugins premium WordPress