Conheça nosso blog
27Dez
2019 01 27 Faixa De Pedestre 8 Dicas Indispensaveis Para Motoristas

Faixa de pedestre: 8 dicas indispensáveis para motoristas

A faixa de pedestre é uma sinalização de trânsito que, infelizmente, é bastante negligenciada pelos condutores dos veículos. Estacionar em cima da faixa, não deixar o pedestre concluir a travessia ou não dar preferência a ele são algumas das atitudes erradas. Muitas vezes, tais ocorrências ocorrem por falta de conhecimento ou distração durante o tráfego. Por isso, a Zoom Entregas Rápidas preparou este artigo com 8 dicas essenciais para motoristas adotarem agora mesmo no trânsito. A seguir, listamos boas práticas para você respeitar o pedestre na faixa de segurança e, assim, evitar acidentes, multas e infrações. Continue a leitura e aproveite nossas dicas!

8 dicas para motoristas adotarem na faixa de pedestre

1- Dê preferência aos pedestres

faixa de pedestre: preferência

Os motoristas devem dar preferência aos transeuntes que estão atravessando a faixa de pedestre, mesmo que o sinal esteja verde para o condutor. Em locais onde não há sinalização ou controle de trânsito, a atitude deve ser a mesma. Tome a iniciativa de parar antes da faixa para dar passagem aos pedestres e torne isso um hábito.

2- Ajude outros motoristas

O Código de Trânsito Brasileiro diz que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores. Os motorizados são responsáveis pelos não motorizados e, todos juntos, devem zelar pela segurança dos pedestres. Logo, você pode ajudar outros motoristas a tomarem decisões corretas no trânsito.

Um bom exemplo é quando o pedestre solicita a travessia. Caso você perceba que outros veículos não visualizaram a solicitação, acene para que ele não inicie a travessia. Assim, é possível evitar acidentes de trânsito por conta de distrações.

3- Respeite o tempo de travessia do pedestre

Vale ressaltar que idosos, cadeirantes, gestantes e pessoas com crianças de colo costumam atravessar a faixa de pedestre mais lentamente. É indispensável que os motoristas tenham consciência e respeitem o tempo de travessia de cada um. Inclusive, esse direito é assegurado pelo Art. 214 do CTB. Portanto, aguarde o indivíduo concluir a travessia da faixa para seguir com segurança.

4- Faça trajetos diferentes

Fazer sempre o mesmo trajeto provoca distrações e, muitas vezes, os motoristas não identificam as sinalizações presentes no trânsito. Por isso, redobre a atenção e tente fazer rotas diferentes sempre que possível. Identifique os locais onde têm faixa de pedestre, mesmo que não haja semáforo, e reduza a velocidade quando estiver próximo a eles.

5- Não pare na faixa de pedestre

parar na faixa de pedestre

Estacionar ou parar o veículo sobre a faixa de segurança é proibido por lei. Segundo o CTB, tal ocorrência é considerada uma infração leve. O motorista infrator é penalizado com o pagamento de multa e ainda leva 3 pontos na carteira.

6- Ligue o pisca-alerta do carro

O ato de ligar o pisca-alerta do carro pode evitar graves acidentes, principalmente na faixa de segurança. Sempre que você parar para a travessia dos pedestres na sinalização, ative o comando enquanto estiver parado para avisar o motorista de trás. Desse modo, é possível alertar com antecedência o veículo que vem logo atrás de você, evitando atropelamentos.

7- Verifique o tráfego ao seu redor

Ao conceder passagem ao pedestre e parar o veículo, redobre os cuidados com o fluxo do trânsito ao seu redor. Acompanhe pelos espelhos retrovisores a movimentação dos demais automóveis na rua. Caso seja necessário, faça sinais de mão para intervir em situações complicadas, como para solicitar que outro motorista reduza a velocidade e permita a passagem do pedestre.

8- Nunca ameace os pedestres

descumprimento de leis na faixa de pedestre

Dirigir ameaçando os pedestres ou os demais veículos é uma infração gravíssima e resulta na suspensão da CNH. Portanto, nunca apresse os indivíduos para atravessarem a faixa de pedestre rapidamente. Não avance ou acelere o carro em sua direção. É fundamental que o motorista tenha bom senso e responsabilidade pela vida do próximo!

Gostou do nosso artigo? Em nosso blog você encontra mais conteúdos relevantes sobre o universo das entregas rápidas, como segurança dos motoristas, dicas, curiosidades, notícias e muito mais. A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa especializada em serviços de entregas rápidas no Rio de Janeiro. Nossos motoristas são altamente capacitados para transportar sua carga com responsabilidade e comprometimento. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!

Compartilhe: