Conheça nosso blog
29Maio
medicamentos farmacêuticos

Medicamentos farmacêuticos: mitos e verdades

É comum a existência de dúvidas a respeito dos medicamentos farmacêuticos. Será que tal remédio pode provocar uma doença? O genérico faz menos efeito do que o original? Fazer uso da medicação em qualquer horário muda alguma coisa? A Zoom Entregas Rápidas preparou este artigo a fim de responder a estas e mais perguntas! Boa leitura!

Entenda mais sobre os medicamentos farmacêuticos

Os medicamentos farmacêuticos são elaborados a fim servirem como preventivos à doenças, paliativos ou curativos. Entretanto, por conta da bula que acompanha o produto muitas questões podem surgir. Abaixo separamos sete afirmações sobre medicamentos farmacêuticos. Veja quais são os mitos e verdades!

Remédio vencido faz mal

Verdade ou mentira? Essa é uma das principais afirmações que comumente aparecem a respeito de medicamentos farmacêuticos. A administração de remédio vencido gera um problema de eficácia. Salvo os remédios sistemáticos, que têm efeitos atrelados à qualidade de vida do paciente, os outros não comprometem a saúde. A questão é: quando um medicamento passa da validade, ele deixa de fazer efeito. Entretanto, deve-se considerar que não pode-se ter certeza absoluta de todos serem totalmente inofensivos. Logo, grande parte dos medicamentos vencidos não fazem mal.

Medicamentos farmacêuticos vencidos

Genéricos possuem qualidade inferior aos originais

Mito! A legislação nacional determina que para os medicamentos farmacêuticos serem registrados como genéricos é necessária a comprovação de equivalência. Desta forma, os genéricos são fármacos criados para terem faixa menor de preço. Entretanto, possuem a mesma eficiência dos remédios de referência, que são certificados pela Anvisa.

Remédios não devem ser guardados no banheiro

Eis uma verdade! Os medicamentos farmacêuticos devem ser armazenados em locais com pouca umidade e calor. Logo, o banheiro não é o local ideal para guardar remédios. Além disso, este é um ambiente onde há grande contingente de coliformes fecais. Portanto, o local adequado para alocar os remédios é em um armário. Dessa forma, é viável protegê-los do calor, umidade e formas de contaminação.

Medicamentos fitoterápicos não têm efeitos colaterais

Mito! Assim como os outros medicamentos farmacêuticos, os fitoterápicos necessitam de cuidados e orientações. O consumo exagerado desses pode trazer consequências ao fígado e rins. Além disso, eles também podem anular a função de outros medicamentos, que estejam sendo administrados concomitantemente. Dessa forma, para fazer uso de remédios fitoterápicos torna-se necessária a orientação de um profissional.

Medicamentos farmacêuticos fitoterápicos

Colírios precisam ser jogados fora o quanto antes

Verdade! De acordo com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), os medicamentos farmacêuticos líquidos podem perder até 75% do prazo de validade depois de abertos. Isso acontece porque esses não têm muitos conservantes. Por conta disso, ao entrarem em contato com o ar são facilmente contaminados. O ideal é que os frascos sejam lançados fora após o fim do tratamento, ainda que estejam no prazo de validade.

O horário da ingestão não diferencia a ação

Mito! O horário da ingestão dos medicamentos farmacêuticos faz muita diferença na ação! O recomendado é seguir as orientações médicas. Quando a administração é realizada em intervalos maiores, garante menor êxito. Por outro lado, quando o tempo é diminuído, tornando-se menor do que o receitado, pode ocorrer intoxicação.

data de validade dos medicamentos farmacêuticos

O remédio pode perder a ação

Verdade! Medicamentos farmacêuticos podem, sim, perder o efeito antes de alcançar a data de validade. Isso acontece devido às substâncias que o compõe. Elas, que podem ser estáveis ou instáveis, sofrem modificações dependendo do meio. Alguns fatores a exemplo de temperatura, incidência de luz solar, umidade, dentre outros, são capazes de transformar suas estruturas químicas.

Ainda não sabe como fazer o transporte de correlatos?

Gostou do nosso artigo sobre medicamentos farmacêuticos? Ainda não sabe qual empresa escolher para fazer o transporte de correlatos? Conte com a Zoom Entregas Rápidas! Somos uma empresa que realiza entregas rápidas rj, courier rj, serviço motoboy rj e muito mais! Entre em contato e conheça as vantagens!

Compartilhe: