Conheça nosso blog
25Nov
como não atrasar as contas da empresa

Como não atrasar as contas da empresa e pagar juros por isso

Gerir financeiramente uma empresa é uma tarefa complexa e pode dificultar seu crescimento em caso de descontrole. Assim como funciona na vida pessoal, quando as contas da empresa atrasam, por exemplo, alguns juros são cobrados. Mas como uma corporação lida normalmente com valores altos, os juros acompanham! Neste artigo, a Zoom Entregas Rápidas separou dicas essenciais que podem ser aplicadas na gestão financeira do seu negócio, independentemente do porte! Acompanhe a leitura!

Importância da gestão financeira

A gestão financeira prioriza cumprimento dos prazos, previsão das despesas e receitas, otimização dos processos, controle do orçamento, programação das ações, minimização de prejuízos e muito mais. Ou seja, é um setor indispensável para a administração empresarial. É ela, inclusive, que cuida das contas da empresa. Veja, a seguir, detalhadamente, o que essa gestão indica para não atrasar os pagamentos!

Como não atrasar as contas da empresa!

contas da empresa

Planejamento

Ter um planejamento financeiro é a base para não atrasar as contas da empresa. Em uma planilha, detalhe as despesas fixas. Alinhado ao planejamento, identifique o que a corporação consegue oferecer e o que deve ser procurado, como recursos técnicos, mão de obra, marketing, etc.

Fluxo de caixa

O demonstrativo de fluxo de caixa é um dos pilares para a permanência da empresa no mercado. Trata-se de um controle da saúde financeira da corporação. Basicamente, é uma forma de rastrear o dinheiro que entra e sai e qual destino. Lembre-se de tabelar os valores em planilha para organizar os gastos e rendimentos corretamente. Com o controle financeiro é possível evitar atrasos nas contas da empresa.

Plano de contas

Alinhado ao fluxo de caixa, o plano de contas coleta dados das transações financeiras e do fluxo de caixa. Ou seja, é um controle e planejamento mais amplo do que o anterior, dando foco aos detalhes dos processos. Criando o plano de contas, torna-se possível executar uma análise detalhada das contas e despesas.

DFC e DRE

Você não vai conseguir aplicar uma boa gestão financeira para a empresa se não souber diferenciar DFC de DRE. O primeiro, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, nós já citamos acima. Agora o DRE, Demonstrativo de Resultado do Exercício, serve para documentar os dados no exato momento em que são emitidos. É usado para avaliar a estrutura de negócio adotada é eficiente ou não.

Pague em dia, antecipe ou negocie!

  • Pagar em dia: juros e multas aparecem com os atrasos. Portanto, pague as contas da empresa sempre em dia. A organização ensinada neste artigo ajudará neste momento;
  • antecipar: se algum pagamento oferece desconto caso seja realizado com antecedência, organiza-se para isso;
  • negociar: se com a análise prévia do fluxo de caixa não for possível chegar a uma maneira de pagar as contas da empresa em dia, negocie um novo prazo com credores sem precisar recorrer empréstimos (leia-se mais dívidas).

Alguém pode ir ao banco por você, sabia?

Algumas contas da empresa precisam ser resolvidas diretamente no banco. Por isso, ter alguém disponível para essa demanda também pode dificultar a logística. Em virtude disso, a Zoom Entregas Rápidas oferece o serviço de pagamentos em bancos. Nossos profissionais são treinados e altamente confiáveis! Somos experientes em serviços de motoboy no RJ.

Aproveite que está em nosso blog e confira outros artigos exclusivos como: vantagens da entrega de moto, logística reversa, serviço de courier, transporte de correlatos e muito mais! Entre em contato e solicite seu orçamento!

Compartilhe: