O que é cross docking? Saiba como aplicar no seu negócio!

Você sabe o que é cross docking? Dentro de uma empresa, a logística é um dos principais fatores que contribuem para o sucesso da mesma.

Há diferentes formas de gestão de logística que envolvem armazenamento, estoque, transporte, dentre outras partes. Dentro do setor de distribuição, o cross docking é um dos que mais se destacam.

Isso porque ele é uma estratégia revolucionária que transforma os meios tradicionais de armazenagem de produto, sugerindo uma redução máxima ou até mesmo eliminando o estoque de itens vendidos pela empresa.

Se você está interessado e quer saber mais sobre esse assunto, então continue lendo este conteúdo.

 

O que é o sistema cross docking?

O sistema descrito em inglês vem de origem inglesa e pode ser interpretado como “cruzamento de docas”.  De maneira prática, ele é um sistema diferenciado que realiza a distribuição de mercadorias.

Sendo assim, essas mercadorias chegam aos centros de distribuição com toda uma estrutura já pronta para que as cargas sejam separadas e enviadas aos destinatários de forma imediata ou em até 24 horas.

Esse tipo de configuração tem ganhado bastante espaço entre os comércios que preferem dispensar a estrutura física robusta.

Como esse sistema funciona?

Dentro desse tipo de sistema, os fornecedores acabam entregando a mercadoria em conjunto de doca. Ao mesmo tempo que a equipe do armazém de operação logística ou da transportadora, faz a separação e organização da carga de acordo com os pedidos.

Em seguida, essa equipe faz a acomodação dos lotes nos veículos de entrega para que eles sigam até o seu destino final. Nesse tipo de operação, a mercadoria não fica mais do que 24 horas no armazém. Ele serve apenas como uma transição para separar e manipular as cargas.

Quais são os 3 tipos de cross docking?

A atividade pode ser realizada de três maneiras distintas. A primeira é a maneira mais tradicional, chamada cross docking pré-distribuído. Ele é o mais básico de todos e as unidades de carga já ficam preparadas e separadas por parte do fornecedor já considerando sua demanda final.

Assim, a operação acaba sendo reduzida ao receber a mercadoria e despachá-la, sem precisar muito que os trabalhadores intervenham dentro do armazém.

O segundo modelo é o consolidado. Aqui, a mercadoria acaba sendo manuseada e se adapta aquilo que o cliente final deseja. Então as cargas que chegam são mandadas para uma área de cross docking para que sejam vistoriadas e se adequam aos pedidos ordenados.

É indicado para empresas de fluxo pequeno a médio que fazem cargas menores ou que fracionam a mercadoria em pacotes individuais ou kits de produtos.

Já o terceiro modelo, que é o híbrido, é algo mais complexo, geralmente usado no setor B2B que consiste na separação de pedidos na área de acondicionamento com uma parte da mercadoria que vem dos caminhões que chegam.

No caso do modelo híbrido, a mercadoria passa por alguns instantes para uma área de armazenamento ao invés de ser direcionada direto ao cross docking.

Isso porque ele é um pouco mais flexível e permite que mais casos sejam realizados. Porém, com uma coordenação mais eficaz entre todas as tarefas que se ligam a esta operação.

Quais empresas fazem uso e como aderir?

Geralmente, as empresas que atuam na área farmacêutica, alimentícia e e-commerce são as que mais se utilizam desse sistema. Isso porque o estoque não pode ficar parado e logo deve ser distribuído para o cliente final.

A permanência desses itens pode acarretar prejuízos para a empresa. Se você está interessado em fazer uso desse serviço, então basta entrar em contato com a Zoom Entregas.

A empresa que é especializada em logística também atua como parceira no cross docking. Dessa forma, podem atender melhor a expectativa dos seus clientes fazendo com que o material encomendado chegue rápido até ele.

 

Quais os principais benefícios do cross docking?

Benefícios Do Cross docking
Benefícios Do Cross docking

Agora que você sabe o que é cross docking, é hora de saber quais vantagens ele oferece a quem o utiliza.

1. Redução de custo com estoque

Nesse modo de distribuição, o armazenamento em estoque diminui e torna todo o processo logístico mais econômico. Dessa maneira, os investimentos que seriam para o armazenamento podem ser direcionados a outras áreas.

A logística de uma empresa consome muito recurso de investimento, por essa razão colocar em prática um conceito que faz a redução desses custos é algo importante para que o lucro da empresa aumente.

2. Agilidade

O cross docking acelera o processo de entrega, pois ao despachar os produtos para o centro de distribuição, o sistema leva em consideração os locais que serão entregues.

Assim, as empresas podem fazer uma gestão para que os caminhões saiam completamente carregados e em uma rota que faça sentido.

3. Diminui a falta de mercadoria

Um benefício que caracteriza o cross docking é a redução ou a eliminação de problemas em relação à falta de mercadorias. E isso só é possível porque o produto só é processado depois que o cliente o pediu. Assim, a empresa fica dependente só do prazo de entrega do fornecedor.

4. Prazo de validade dos produtos curto

Por conta da movimentação constante de mercadorias, o armazenamento de longo prazo acaba sendo descartável. Dessa forma, a chance de perder um produto por conta de seu prazo de validade é mínima.

5. Agilidade do capital de giro

Os estoques que são muito grandes acabam retendo muito capital de giro e isso dificulta a chance de novos investimentos e uma melhora da empresa.

Mas, ao aplicar o cross docking, o produto que sai e o produto que entra acabam sendo administrados de forma contínua.

Assim, é possível que as empresas aproveitem da melhor forma os recursos que antes eram investidos na armazenagem. O capital de giro e o lucro acabam sendo melhorados  por isso.

 

Conclusão

Por fim, agora você já sabe o que é cross docking e como ele atua trazendo benefícios para a empresa e para seus clientes. Se você ficou interessado em adotar esse serviço, entre em contato com a Zoom que um dos atendentes irá te ouvir e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e se sim, compartilhe-o com mais pessoas.

 

plugins premium WordPress