O que o motoboy não pode levar?

Quando queremos agilizar uma entrega de malote, comprar um produto online ou transportar medicamentos, os primeiros profissionais que nos vêm à cabeça são os motoboys. Com sua incrível agilidade e atendimento preciso, esse tipo de serviço vem sendo cada vez mais utilizado. Porém, existem várias coisas que motoboy não pode levar. Você sabe quais são elas?

No ano de 2014, entrou em vigor no código civil brasileiro uma lei que regulamenta o serviço de motoboys e mototaxistas. A lei nº 12.009, além de outras medidas, exige que esses profissionais realizem curso de especialização, conforme termos do Contran. Veja, a seguir, algumas outras questões referentes aos motoboys que a maior parte das pessoas não tem conhecimento:

 

Itens que o motoboy não pode levar

Objetos fora do baú

É muito comum que as pessoas peçam para realizar entregas de objetos que não caibam no baú ou muito sensíveis para deixar em um local fechado. Galões de água, por exemplo, são um dos objetos mais pedidos para serem transportados, mas, para que esse transporte pudesse ser feito, seria necessário retirar o baú do motoboy, o que não é permitido. Buquês de flores também são muito difíceis de serem transportados por serem frágeis e demandarem uma atenção maior do condutor, que precisa aplicá-la ao trânsito. Amarrar objetos do lado de fora do baú é proibido, como também o transporte nas mãos do piloto.

Além disso, a lei que regula o exercício da profissão do motoboy diz que é obrigatório que eles tenham sempre baús e que estes estejam com faixas refletivas.

Pessoas

Motoboy não pode levar pessoas! Isso é proibido pelas próprias empresas justamente pelo fato deles não poderem retirar o baú. Por isso, não pode pedir carona para motoboys. Isso pode colocar em risco a vida do próprio piloto, do carona e das pessoas em volta.

Dinheiro

É proibido o transporte de valores por motoboys. Desde pequenas quantias até as mais robustas, as empresas de motoboy não podem aceitar levar dinheiro.

Animais

A mesma regra para objetos que não podem ser levados no baú, vale para animais. Afinal, esse é um tipo de carga que exige muitos cuidados. Motoboys são proibidos de levar animais no baú ou de qualquer outra maneira.

Contrate um motoboy que conheça as regras

É muito importante que o prestador do serviço saiba exatamente quais normas devem ser seguidas por ele. É dever da empresa e do próprio profissional saber o que motoboy não pode levar. A Zoom conhece todas as regras e está pronta para prestar serviços legais e de qualidade para você.

Entre em contato e saiba mais também sobre nossos serviços de courier e transporte aéreo.

plugins premium WordPress