Conheça nosso blog
22Jan
2019 02 19 Como O Radar De Transito Ajuda Pedestres

Como o radar de trânsito ajuda pedestres?

Não é segredo que os pedestres sempre devem ser respeitados pelos motoristas, independentemente das circunstâncias. Porém, nem sempre essa regra é seguida pelos condutores. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem anualmente por acidentes de trânsito. Metade desses óbitos são de pedestres, ciclistas e motociclistas. Dentro desse cenário, ferramentas como o radar de trânsito são fundamentais para diminuir esse índice.

Para que você compreenda como esse recurso funciona, a Zoom Entregas Rápidas preparou este artigo. Reunimos aqui todas as informações importantes sobre o radar de trânsito e oferecemos dicas para ajudar motoristas a melhor utilizá-lo. Continue lendo para saber mais detalhes sobre o assunto.

Entenda a importância do radar de trânsito para motoristas e pedestre

importância do radar de trânsito

Essa ferramenta foi criada no início do século XX, na Alemanha. Em seus primórdios, o dispositivo era capaz de detectar a presença de objetos distantes por meio de ondas de rádio. Porém, a identificação era imprecisa. Ao longo dos anos, o sistema evoluiu com tecnologias de radiotelemetria que permitiram localizar a prevenir a aproximação de obstáculos.

Por conta dessas características, o radar de trânsito foi fundamental na segunda guerra mundial. O utensílio era capaz de antecipar ataques, porque era possível prever a distância, velocidade e direção de pessoas hostis. Com isso, as consequências dos bombardeios eram minimizadas, o que ajudou a salvar vidas.

Utilização do radar na atualidade

Atualmente, o radar de trânsito é composto por uma antena com dupla função. Ou seja, o dispositivo pode atuar como um transmissor de sinais ou como receptor. Esses processos acontecem por meio de pulsos eletromagnéticos de alta potência.

Geralmente, esses sinais se alargam pelo espaço até detectarem um alvo. Após isso, eles são refletidos e retornam para as antenas do radar. Todo esse processo acontece em curtos intervalos de tempo. O utensílio consegue identificar se o objeto está se afastando ou se aproximando da estação graças ao efeito Doppler. Com esse fenômeno, também é possível reconhecer a velocidade do alvo por meio do tempo de chegada dos sinais.

radar de trânsito salvando vidas

Por conta desse fenômeno físico, o radar é capaz de identificar condutores que desrespeitam limites de velocidade. Com a atualização de modelos, é possível também reconhecer se o motorista está dirigindo sem cinto de segurança, utilizando celular ao volante e trocando de faixa sem dar a seta. Outra infração que costuma ser detectada é aproximação inadequada do veículo da frente e ultrapassagem.Alguns aparelhos estrangeiros de alta tecnologia são capazes de fiscalizar até oito pistas ao mesmo tempo. Registros de contramão e conversões proibidas são feitas por eles. Por isso, é cada vez mais comum o investimento nesses aparelhos para melhorar as condições de vias perigosas.

É importante enfatizar aqui que o tipo de detecção irá depender do gênero do radar. Ele pode ser fixo em um poste, com a função de reconhecer a velocidade e distância de automóveis. Já os móveis, geralmente utilizados pela Polícia Rodoviária Federal, possuem as funções complexas apresentadas anteriormente.

Vantagens do radar de trânsito para pedestres

vantagens do radar de trânsito

O radar é fundamental em centros urbanos. Afinal, ele é um recurso capaz de diminuir o índice de alta velocidade, que é a maior causa de atropelamentos. A simples instalação desse aparelho pode mudar completamente a dinâmica dos trajetos e reduzir a quantidade de infrações. Até mesmo ações aparentemente ínfimas, como a ultrapassagem na faixa de pedestre, são detectadas para que punições devidas sejam aplicadas.

Esse recurso, além de ser importante para a penalidade de infratores, também serve para educar motoristas. Isso acontece porque, com a presença do radar, essas pessoas ficam mais atentas às leis de trânsito. Infelizmente, esse tipo de artifício ainda é imprescindível nas ruas brasileiras, por conta do desrespeito e alta quantidade de acidentes. Enquanto os motoristas não tiverem responsabilidade e consideração com o pedestre, o radar será importante.

Caso a população de uma região perceba a imprudência de motoristas, ela pode solicitar a implantação do radar no Detran. Após o pedido, geralmente são realizados estudos de engenharia para apurar a real necessidade do radar de trânsito. Em alguns casos, é possível resolver os problemas de um local apenas com simples elementos de sinalização. Porém, ambientes com grande taxa de acidentes sempre demandam a instalação do radar.

Logo, esse tipo de monitoramento é responsável por promover mais segurança nas vias. Especialistas comprovam a eficácia da tecnologia e a capacidade que o aparelho possui para salvar vidas. Com o uso adequado do sistema, não apenas os pedestres são mais respeitados e beneficiados, como os motoristas. Afinal, boas práticas no trânsito não apenas reduzem as chances de atropelamento, quanto as de colisões com outros veículos. Além disso, a diminuição de infrações evita as caras multas de trânsito. Diante desses fatos, é impossível negar a importância do radar de trânsito.

Gostou do nosso artigo? A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa de terceirização de entregas que se preocupa com a segurança de seus motoristas e pedestres. Buscamos realizar entregas rápidas com eficiência e qualidade. Com esse cuidado, evitamos acidentes e garantimos a satisfação de clientes. Para saber mais dicas de trânsito, visite o nosso blog. Caso você tenha dúvidas sobre os nossos serviços, entre em já em contato. Estamos à disposição para atendê-lo!

Compartilhe: