Motoboy de entrega: 6 segredos para andar de moto na chuva

Se tem uma coisa chata na rotina do motoboy de entrega é ter que andar de moto na chuva. Infelizmente, isso é algo que faz parte da rotina do trabalhador e não tem como fugir.

Sabemos que a chuva pode complicar e dificultar o trabalho desses profissionais, tornando muitas vezes o ambiente perigoso para realizar as entregas.

No entanto, há medidas para que todo o risco seja diminuído e o trabalho se torne mais seguro. Neste artigo separamos algumas dicas fundamentais para melhorar seu trabalho. 

Então, se você tem interesse nisso, continue lendo e anotando as dicas fundamentais para sua segurança nesses momentos de clima instável

Quais dicas são importantes para segurança ao andar de moto na chuva? 

Saiba como andar na chuva de moto com segurança

Não importa se você tem anos de experiência, um fato inegável é que andar de moto na pista molhada não é uma situação agradável para nenhum profissional. 

Principalmente quando o clima instável te pegou desprevenido e fez com que você tivesse que optar por seguir adiante ou esperar que a chuva passasse. 

A atenção deve estar redobrada nesses momentos para que você consiga manter a sua segurança na estrada, afinal, ainda que você saiba o caminho de cor, o clima é desfavorável até para quem tem muita experiência. 

A incidência de acidentes em épocas de chuva é muito grande e o risco de acontecer algo grave com os motoboys é ainda maior por se tratar de um veículo sem proteção. Por isso, se atente a essas dicas abaixo.

Use equipamentos apropriados 

Sabemos que muitas vezes a chuva pode aparecer de repente e pegar o profissional desprevenido. No entanto, há dias em que a previsão do tempo já avisa sobre o que esperar. 

Portanto, esteja atento para que você possa fazer uso de um equipamento adequado para não interromper o seu trabalho. Faça uso de capas de chuva para que você consiga se manter seco. 

Use por baixo dela algum casaco ou roupa que seja impermeável para que além de te manter seco, te mantenha também aquecido. As capas de chuva são úteis mas não previnem 100% do corpo contra água. 

Use luvas também para manter as mãos livres da corrente gelada de ar e mantê-las protegidas e aumentar o contato com o guidom. O capacete é algo indispensável, assim como também as botas e rodas boas para que o risco de derrapagem não ocorra. 

Os pneus, portanto, devem ter a calibragem correta para evitar os perigos que as poças de água proporcionam.

Ande nas faixas do centro 

Geralmente, todos os lugares são projetados para que os cantos das ruas escoam a água acumulada durante a chuva nos bueiros. Ao andar nesta parte, você pode acabar se prejudicando. 

Principalmente porque é onde ocorre a maior concentração de água e isso ocasiona retenção de sujeiras e também de formação de poças. 

Quanto mais ao centro das avenidas você andar, melhor será para que evite ir ao encontro dos detritos e ocorra algum tipo de acidente. Além disso, melhor será no trânsito em questão de visibilidade.

Tenha um kit chuva 

Todo profissional que faz entrega e precisa usar a moto para atuar como delivery, seja de comida ou de produtos, é preciso andar atento. Isto é, acaba sendo muito bom que os motoboys andem prevenidos. 

Leve consigo sempre itens que você possa precisar durante esses momentos. Por exemplo, ter panos secos, guarda-chuva, sacolas e capa de chuva são itens fundamentais.

Leia também: Veja os cuidados para pilotar moto no inverno

Mantenha uma distância segura

A rua em si já é um local perigoso. Quando há presença de asfalto molhado, os riscos aumentam ainda mais. Por isso, dirigir com prudência é mais do que necessário. 

Isso fará com que você não coloque a si em perigo e nem o outro. Mantenha uma velocidade segura pois as chances de acidente acabam aumentando e muito. 

Entendemos que os entregadores que trabalham com apps de entrega, principalmente referente a comida, pizza, etc acabam querendo fazer a entrega o mais rápido possível para ter uma boa avaliação. 

Levando em conta os perigos, ainda mais a noite, tente entrar em contato com o cliente para dizer que a entrega pode demorar um pouco. Preze por colocar sua vida em segurança.

Cuidado com os diferentes tipos de piso

Os motoqueiros geralmente fazem todo seu percurso em chão de asfalto, o que acaba entregando um atrito melhor com o pneu. No entanto, algumas vezes precisam entrar em lugares onde o piso é diferente. 

Shoppings, postos de gasolina e estacionamentos geralmente contam com pisos lisos. Por não terem nenhum tipo de textura, acabam fazendo com que os riscos de deslizes sejam mais fáceis. 

Nesses lugares assim, o conselho é manter a velocidade o mais reduzida possível.

Pare se necessário 

Sabemos o quanto cumprir um trabalho é importante para que se possa ter uma boa avaliação é um reconhecimento dentro da empresa. 

No entanto, de nada vale forçar o trabalho na chuva se ela pode colocar em risco a sua vida. A chuva faz com que vários fatores aconteçam ao mesmo tempo, como: 

  • Formação de poça; 
  • Buracos que não são vistos pela água; 
  • Acúmulo de sujeiras; 
  • Risco de derrapagem; 
  • Visibilidade ruim. 

Como atuar com uma moto é algo perigoso por se tratar de um veículo que deixa o corpo em exposição, a atenção não só do motorista como de outros motoristas pode interferir num todo.

Isso porque não basta só você ter atenção, outros motoristas também devem se atentar para não provocar um acidente. Logo, se a chuva é uma questão que esteja trazendo dificuldades de locomoção, prefira parar e esperar. 

Conclusão

As medidas para andar de moto na chuva não param por aqui. Este é um assunto sério e que precisa ser levado em consideração por todos os profissionais. 

Se este conteúdo lhe ajudou, compartilhe-o com mais pessoas. Além disso, visite nossa página do blog para mais conteúdos assim. E se você está procurando um serviço de entrega de qualidade que possua segurança e eficiência, pode contar com a Zoom. 

Nossa equipe está preparada para suprir a necessidade de cada cliente, da maneira certa.

plugins premium WordPress