Conheça nosso blog
26Fev
segurança no trânsito

Segurança no trânsito: distrações que você deve evitar

Segundo um estudo realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes de trânsito no Brasil matam mais do que câncer. Mundialmente, o Brasil está entre os cinco países que fazem mais vítimas no trânsito. Sendo assim, medidas sobre segurança no trânsito são urgentes para a vida dos motoristas e dos pedestres.

As referências nacionais de registros do DPVAT constam 31,3 vítimas que morrem desta forma para cada 100 mil habitantes. O país está atrás apenas de países como Índia, Nigéria, Rússia e China nesse quesito. De acordo com o Mapa da Violência, o crescimento de mortalidade no trânsito foi de 38,3% de 2002 a 2012. Continue lendo este artigo para saber quais distrações evitar e reforçar sua segurança no trânsito.

4 distrações que prejudicam sua segurança no trânsito

comprometimento da segurança no trânsito

Utilizar aparelhos eletrônicos ao dirigir

Segundo dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o uso do celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. O número de vítimas aproxima-se de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente. O envio de mensagens causa mais batidas do que a conversa por voz.

Utilizar o celular compromete a sua segurança no trânsito. Seja para falar, digitar mensagens, jogar ou se envolver com qualquer outra de suas funcionalidades. Muitas vezes, sem perceber, o motorista acaba totalmente entretido e desconectado do que o cerca.

Configurar o GPS

segurança no trânsito prejudicada

É comum que, ao dirigir por lugares desconhecidos, os motoristas contam com a ajuda do GPS. Seja o aparelho isolado ou por meio de um aplicativo instalado no telefone.
Entretanto, durante a configuração do aparelho, o motorista fica absorto a outros pontos que deveria observar. O ideal é configurar o GPS ainda estacionado ou antes de ligar o carro para evitar acidentes de trânsito.

Configurar o som do carro

segurança no trânsito prejudicada pelo som

Mexer no celular para trocar a música que está tocando no carro ou mudar a estação de rádio pode parecer algo extremamente inocente. Entretanto, é o suficiente para comprometer sua segurança no trânsito. Isso faz com que o motorista tire os olhos do volante por um momento e se distraia enquanto desempenha a outra atividade. É recomendado que sempre que puder evite realizar tais atividades ou faça apenas quando estiver parado, em um semáforo ou antes de arrancar.

Procurar algum objeto

Muitas vezes objetos como celulares, carteiras, chaves ou óculos acabam se perdendo ou caindo dentro do carro. O primeiro instinto é procurar de imediato, saber onde o objeto caiu e tentar alcançá-lo. É nesse momento que muitas pessoas acabam se distraindo do volante.

Tal ato pode ser considerado imprudente, então é essencial evitar, ainda que seja em locais como porta-luvas ou outros compartimentos do carro.

Se você gostou do nosso artigo, saiba que em nosso blog você encontra diversos conteúdos relevantes sobre entregas rápidas, logística, segurança dos motoristas e muito mais. A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa de terceirização de entregas que se preocupa com a segurança de todos os seus colaboradores. Nossos motoristas são altamente capacitados para transportar sua carga com responsabilidade e comprometimento. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!

Compartilhe: