CONHEÇA NOSSO BLOG
05Nov
Descubra o passo a passo para contratar uma transportadora!

Descubra o passo a passo para contratar uma transportadora!

Compartilhe!

Escolher uma transportadora nunca é uma tarefa fácil. Analisar e entender em quem é possível confiar é algo que tira o sono de muitos gestores. Afinal, o transporte incorreto pode acarretar em prejuízos para a sua organização. No post de hoje, vamos te ensinar como contratar uma transportadora para não acabar se estressando no final. Confira!

A importância de contratar uma transportadora boa

Antes de listarmos o passo a passo, vamos te explicar porque é tão importante contratar uma transportadora confiavél. Para as empresas, uma transportadora íntegra é de suma importância, pois parte da confiabilidade da empresa vem da qualidade e tempo de entrega. As pessoas físicas também precisam transportar com qualidade documentos, presentes, entre outras coisas.

Saiba o guia de como contratar uma transportadora

Passo a passo para contratar uma transportadora

Passo 1: Analisar as características da transportadora

Primeiramente, antes de contratar uma transportadora é importante buscar os seguintes aspectos dentro das empresas:

  • os prazos de entrega;
  • as especificações de como vai ser realizado o transporte da carga;
  • o volume e a frequência de entregas;
  • a logística utilizada pela empresa;
  • analisar a frota que ela possui;
  • analisar a demora de resposta e comunicação da transportadora;
  • o histórico da empresa.

Passo 2: Analisar as questões Legais

Depois de analisar as características da empresa, é hora de ver se ela realmente existe, se não é fraude. Um jeito de fazer isso é entrar no site da receita federal e colocar o CNPJ da empresa, lá eles vão sinalizar se a empresa é ativa ou não.

Confirmar o endereço e telefone também é uma forma de evitar cair em golpes. Ainda mais, veja se a organização possui as certificações necessárias, a ISO 9001 é um exemplo.

Passo 3: Entender os desafios de transportação

O transporte cargas não é uma tarefa simples. As transportadoras precisam observar as restrições de viagem dentro de alguns municípios, como restrição de horário e peso do veículo.

Além de compreender as restrições de rotas, é necessário entender como cada produto é categorizado para ser entregue, pois isto influencia o valor do frete. Um exemplo, se for transportar um documento, pode ser feito por malote. Já algo maior, precisa ser um processo diferente.

Ainda mais, é preciso saber a região que a transportadora atua, pois ela precisa ser compatível ao local que você quer entregar.

Passo 4: Analisar o valor cobrado do frete e das taxas

O valor do frete sem dúvidas é um fator determinante para quem vai contratar uma transportadora, mas não o principal. É importante avaliar várias tabelas de frete para saber se uma empresa não está cobrando a mais ou a menos. Se você está contratando uma transportadora para sua empresa, é preciso ver também o volume de encomendas que você fará.

Além do frete, é preciso ver as taxas cobradas pela transportadora. Como:

  • de carregamento;
  • restrição de trânsito;
  • de reentrega;
  • entre outras.

Passo 5: Avaliar o investimento em infraestrutura da transportadora

Antes mesmo de pedir um orçamento e contratar uma transportadora para a empresa, é necessário saber se ela faz constantes investimentos na infraestrutura. Podendo ser melhorias nos veículos, aplicativos de rastreamento mais precisos ou até aprimoramento na logística interna de distribuição.

Ainda mais, é preciso verificar os veículos que a empresa dispõe, pois o preço do transporte também é relativo à quantidade de veículos disponíveis.

E também, quando for às instalações físicas da empresa, reparar como ela é. Ou seja, ver como é o escritório, o pátio, entre outros aspectos.

Passo 6: A segurança do transporte

O passo segurança é um dos mais importantes na hora de contratar uma transportadora. Afinal, de acordo Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), o roubo de carga, no ano de 2019, atingiu a marca de 18 mil ocorrências.

Dessa forma, é importante buscar por empresas que estejam asseguradas contra furto e que tenham medidas de precaução contra roubo.

Passo 7: Conceito da transportadora no mercado

E por fim, antes de escolher a transportadora, é preciso verificar outras opiniões sobre os serviços prestados. Pesquisar nas redes sociais da empresa, ver os comentários deixados por clientes anteriores. Ou então, olhar em sites como Reclame aqui são ótimas soluções para contratar uma transportadora confiavél e saber a sua reputação.

Análise também a demora e a forma como a empresa responde a essas críticas. Já que saber como a empresa trata seus clientes é fundamental para compreender se a transportadora se importa com eles.

Conte com a Zoom

A Zoom Entregas Rápidas é a melhor opção na hora de contratar uma transportadora. Com mais de dez anos no mercado é a melhor escolha para fazer o transporte que você deseja. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços!

Se gostou dessas dicas, veja mais algumas abaixo. E acompanhe o nosso blog para mais!

Posts Recentes Tags