CONHEÇA NOSSO BLOG
04Jan
Veja como fazer um controle de estoque eficiente

Veja como fazer um controle de estoque eficiente

Compartilhe!

Como anda o estoque de produtos da sua empresa? Essa é uma pergunta importante, já que o centro de distribuição é responsável por movimentar o capital das companhias. Ter um controle de estoque eficiente é sinônimo de saúde financeira em dia e expansão dos negócios. E você, sabe como gerenciar o seu estoque? Neste artigo, nós da Zoom Entregas Rápidas reunimos as melhores dicas para te ajudar. Confira!

5 dicas para fazer um controle de estoque eficiente

O logístico está trabalhando para um controle de estoque eficiente

1- Verifique o prazo de entrega e volume de vendas

A ideia central de um controle de estoque eficiente é baseada na oferta e procura. Para isso, indica-se que você conheça o prazo de entrega dos seus fornecedores e o volume de vendas semanais.
O ideal é manter apenas o número de mercadorias para o período, semana ou mês seguinte. Essa propensão de permanecer com o estoque abaixo do necessário otimiza os processos de compra e exige menos capital de giro imobilizado.

2- Atente-se às tendências e novos produtos

Observe o seu estoque sempre que alguma tendência de produtos estiver chegando. Se o volume de itens armazenados estiver alto, você pode fazer promoção para vendê-los e fazer girar o dinheiro em caixa. Assim, terá condições de adquirir uma nova linha de produtos.

3- Evite grandes estoques

Produto parado em estoque é sinônimo de desvalorização e perda de capital. Além disso, grandes estoques exigem maior espaço de armazenamento e aumento no custo do aluguel, bem como implicam riscos de perdas, roubos e extravios. Reiterando o que dissemos acima, o ideal é que você compre somente a quantidade de itens necessária para abastecer o seu negócio naquele período.

4- Invista em softwares de gestão

As empresas que utilizam recursos digitais e eletrônicos conseguem ter maior sucesso na sua missão de ter um controle de estoque eficiente. Hoje, os softwares de gestão eliminam a necessidade de fazer controles manuais que, muitas vezes, são passíveis de erros. Com a tecnologia a seu favor, as chances de acertar são maiores!

5- Antecipe-se à sazonalidade logística

A sazonalidade logística compreende ao período de pico de vendas. Esse cenário pode ocorrer devido às datas comemorativas e outros eventos periódicos. Sendo assim, o ideal é se antecipar a esse contexto e aumentar o seu estoque para atender à alta demanda. Com uma estrutura física adequada, você conseguirá vender mais e ter um controle de estoque eficiente.

Conte com a melhor transportadora do RJ!

Além de ter um controle de estoque eficiente, é preciso investir na logística de entregas do seu negócio. Para isso, você pode contar conosco! A Zoom Entregas Rápidas possui toda a estrutura necessária para atender aos seus pedidos de forma ágil e competente.
Realizamos serviços de entregas rápidas de cargas grandes e pequenas. Oferecemos veículos utilitários e motocicletas, de acordo com as suas necessidades. Atendemos todo o estado do Rio de Janeiro. Entre em contato conosco e conheça todas as nossas soluções!

Gostou do conteúdo? Leia mais sobre logística em nosso blog:

Posts Recentes Tags