Conheça nosso blog
26Fev
cubagem de carga

Cubagem de carga: saiba o que é e qual a sua importância

Quando se trata de logística, principalmente em transportes, a cubagem de carga é muito utilizada. Considerando todas as adversidades atuais do transporte de cargas, como rapidez na logística de entrega e defasagem do frete, a cubagem de carga permite uma gestão otimizada. Além de auxiliar no planejamento em logística, favorecendo a redução de custos logísticos.

Entretanto, ainda há gestores que não compreendem o conceito de cubagem e sua importância para a operação em transportadoras. Por isso, para entender o que é cubagem de carga e qual a sua importância para o mercado de entregas, continue lendo este artigo.

O que é cubagem?

Entendendo a cubagem de carga

A cubagem de carga é definida como a relação entre o peso de uma mercadoria e o espaço que esta irá ocupar no veículo de carga ou espaço onde será armazenada. Essa relação é obtida por meio de um cálculo matemático utilizando o fator de cubagem. Este relaciona determinadas características espaciais e físicas de um corpo.

O objetivo é otimizar o planejamento para o carregamento, focando em evitar uma carga muito volumosa, mas de baixo peso. Isso desperdiçaria a capacidade de carga do veículo em kg bruto. Além disso, é preciso evitar muitos volumes pequenos, mas muito pesados. Isso faz com que um espaço considerável dentro do veículo não seja devidamente aproveitado, em virtude do limite de peso.

Fator de cubagem padrão

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) estabeleceu um valor padrão para cargas rodoviárias. Foi definido 300 kg por m³ como uma medida ótima de uso. Ou seja, para cada metro cúbico de capacidade do veículo é possível transportar apenas 300 kg.

Caso haja cargas fracionadas, a densidade média é de 200 kg por m³. Isso se dá devido a dificuldade em organizar cargas diferentes dentro de um mesmo veículo, para que os espaços vazios sejam completos.

Qual a importância da cubagem de carga para transportadoras?

Importância da cubagem de carga

O nível de exigência em relação às performances das empresas em suas operações logísticas aumentou. Consequentemente, na mesma proporção, as expectativas dos consumidores também. Estes querem receber suas mercadorias cada vez mais rápido e, obviamente, em perfeito estado. Além disso, a cubagem de carga permite que os gestores consigam otimizar seu planejamento na logística, o que auxilia a tomada de decisão e favorece a redução de custos logísticos. Tendo em vista que a cubagem de carga é responsável pelo equilíbrio ideal entre a quantidade de entregas e a capacidade dos veículos, ela tornou-se essencial para a eficiência no transporte de cargas.

A cubagem da carga também é essencial para identificar qual a capacidade de carga disponível em um veículo e, ao mesmo tempo, quais são suas limitações em peso e volume. Tal informação é fundamental para que seja possível estabilizar todos os envios de forma eficiente. Assim, equilibra-se peso bruto com o espaço físico, evitando a ociosidade do veículo e, consequentemente, o aumento de custos operacionais.

A cubagem da carga é um dos aspectos que formam o frete, ou seja, participa diretamente da composição do valor cobrado dos clientes. Ela está diretamente ligada à geração de demanda e de receita das transportadoras. Por isso, seu cálculo deve ser realizado corretamente. Dessa forma, o valor cobrado dos clientes será justo, dentro de parâmetros aceitáveis da operação. E, além disso, possibilita lucros nos exercícios contábeis.

Entregas terceirizadas

Se você precisar de uma empresa que realize a terceirização de entregas com excelência, conte com a Zoom Entregas Rápidas. Realizamos entregas rápidas no Rio de Janeiro. Possuímos uma ampla diversidade de opções de entregas rápidas para nossos clientes, como o transporte aéreo de cargas oferecendo a possibilidades de personalização para entregas.

Compartilhe: