Logística empresarial: entenda a sua importância
Sabia que a logística empresarial é um dos maiores desafios dos gestores das empresas atualmente? A sua operação exige muita responsabilidade de toda equipe envolvida, que deve compreender o processo de maneira macro, tendo a finalidade de gerar resultados com excelência para o sucesso da empresa.
O que é logística empresarial
Por definição, a logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos da cadeia logística.
No momento em que você pensa em gestão empresarial é importante o planejamento estratégico para tornar os processos da empresa mais eficientes.
E isso vai desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, bem como as tecnologias de informação que colocam os produtos em movimento. O objetivo é muito simples: promover serviços adequados aos clientes a um custo econômico e que os satisfaçam, ocasionando sua fidelização, naturalmente.
Qual é a importância da logística empresarial?
E, se você está se perguntando qual a importância da logística empresarial, saiba que ela é fundamental para ajudar as empresas a tomarem a melhor decisão para melhoria dos processos. Além disso, ela é um suporte necessário para a gestão das atividades e oferece vários benefícios, confira:
- Aumento da produtividade da equipe
Com a logística empresarial é possível ter mais controle das funções e atividades da empresa. Sendo assim, uma excelente maneira de melhorar a infraestrutura e garantir um aumento da produtividade e até mesmo motivação dos funcionários que, ao ter que solucionar menos problemas, se tornam mais empenhados.
- Redução de custos
Uma vez que todo o processo é acompanhado de ponta a ponta, tamanha precisão diminui os riscos de retrabalho, duplicação e tarefas repetitivas, economizando com despesas desnecessárias e que podem ser investidas em outros setores.
- Gestão estratégica
O bom controle da logística empresarial possibilita visualizar o andamento de cada área, e, a partir de dados trazidos pelo auxílio de um bom sistema de gestão, as falhas na operação podem ser identificadas e corrigidas antes de se tornarem um problema real.
Principais conceitos da logística empresarial
Supply chain
Não tem como falar de logística empresarial sem abordar o conceito de supply chain, ou cadeia de suprimentos, melhor traduzindo.
Esta ideia está diretamente ligada ao planejamento logístico empresarial, uma vez que trata das etapas e agentes envolvidos, de maneira direta ou indireta, do processo produtivo: fornecedores, fabricantes, distribuidores, pontos de venda e consumidores.
Em suma, o supply chain visa garantir que todos os processos produtivos ocorram da melhor forma, sem gargalos. Sua operação dentro da logística empresarial assegura o processamento desde o início da produção até o consumidor final. Seu objetivo é atender a demanda e necessidades do cliente.
Cross docking
Há diferentes formas de gestão de logística que envolvem armazenamento, estoque, transporte, dentre outras partes. Dentro do setor de distribuição, o cross docking é um dos que mais se destacam.
De maneira prática, ele é um sistema diferenciado que realiza a distribuição de mercadorias. Existem três tipos de modalidade de cross docking: híbrido, consolidade e pré-distribuído, para conhecer mais clique aqui.
Sendo assim, essas mercadorias chegam aos centros de distribuição com toda uma estrutura já pronta para que as cargas sejam separadas e enviadas aos destinatários de forma imediata ou em até 24 horas.
Esse tipo de configuração tem ganhado bastante espaço entre os comércios que preferem dispensar a estrutura física robusta.
Logística Reversa
Por definição, a logística reversa trata-se de um movimento de desenvolvimento econômico e social. Ela caracteriza-se por ações que englobam meios de reinserção dos resíduos ou materiais em seu pós-consumo.
A finalidade é garantir que esses sejam reaproveitados ou descartados de modo correto. A implementação pode ser realizada por instrumentos legais, seja termo de compromisso ou acordo setorial.
Muitos produtos e materiais podem fazer parte da logística reversa. Pilhas, baterias, agrotóxicos, seringas, agulhas, óleos lubrificantes, produtos eletrodomésticos e eletrônicos, embalagens, pneus, medicamentos e mais. É importante ter em mente que os materiais, em geral, são aqueles que podem ocasionar danos secundários ou ao meio ambiente.
Agora que você já sabe o que é logística empresarial, fica mais fácil desenhar estratégias para otimizar os fluxos da sua empresa. Isto é, a melhoria da experiência dos seus funcionários e clientes.
Enfim, agora que você já viu os principais tópicos da logística empresarial, que tal ter a Zoom como sua parceira de negócios? Se você ficou interessado em melhorar o seu serviço após a leitura do artigo, entre em contato conosco que um dos atendentes irá te ouvir e tirar suas dúvidas.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Compartilhe com quem estiver interessado neste tema.