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11Out
Picking e Packing: 3 dicas para o e-commerce de sua farmácia

Picking e Packing: 3 dicas para o e-commerce de sua farmácia

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Você sabe o que significa o termo picking e packing? Dentro do plano de logística de uma empresa, esse termo é muito utilizado, pois são operações que fazem parte do funcionamento do armazém.

Muitos gestores não sabem como funciona o processo de logística dentro da empresa, no entanto, esse é um fator importante para quem está no comando de uma empresa.

Saber como funciona faz com que os processos se otimizem e uma visão mais clara do setor sobre suas fraquezas acaba surgindo. Assim, solucionar eventuais problemas se torna algo mais simples.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, seu significado, diferenças e importâncias, continue lendo este conteúdo.

O que é picking e packing?

A parte logística bem feita é importante pois impacta de maneira direta o serviço ao cliente. Para que tudo ocorra de modo eficaz, é preciso aplicar algumas estratégias para ajudar o setor.

Dentre elas, existem duas cruciais que afetam o processo logístico: Picking e Packing.

Picking

Picking Na Distribuidora

11 Picking Na Distribuidora

O picking é o processo de separação do produto. Quando um cliente faz um pedido, o responsável por esse setor faz a separação do produto no estoque antes dele ser encaminhado.

Essa etapa também é conhecida como etapa de preparação. Ela pode ser composto por:

  • Planejamento prévio;
  • Percursos e deslocamentos;
  • Coleta ou extração da mercadoria;
  • Verificação e preparação do pedido para sua expedição.

Packing

Já o packing, como o nome sugere, é a parte que faz o processamento de embalo do produto selecionado. Olhando assim, o processo pode parecer simples.

No entanto, se não forem bem feitas, podem causar grandes transtornos em todas as  etapas da operação.

O que ambos os processos significam dentro do planejamento de logística?

Por conta do tempo de entrega, o e-commerce põe em prática os processos de picking e packing com frequência. Principalmente os que operam como varejo online, como farmácias, vendendo direto para o consumidor final.

O picking é a parte do processo que mais possui detalhes. Ele determina o prazo na finalização do ciclo de um pedido e a sua etapa inteira, desde que foi solicitado no site do e-commerce até a hora do cliente receber o produto.

Grande parte das empresas buscam fazer com que essa parte seja cada vez mais automatizada. E assim é possível de se realizar os métodos de separação de diversos modos, como:

  • Picking discreto: quando a execução de toda operação é feita de modo integral por um único colaborador e cada pedido é separado por vez;
  • Picking por zona: quando se divide o processo por zonas e cada funcionário fica responsável por atender uma unidade de manutenção de estoque;
  • O Picking por lote: quando um lote é feito por várias unidades e cada funcionário faz um lote de unidades diferentes;
  • Picking por onda: quando cada colaborador atende uma única unidade por turno para que seja evitado o acúmulo de produtos nos pedidos.

O packing também é algo que merece atenção e organização. Cada vez mais essa área vem sendo automatizada pelas empresas. Qualquer erro feito na embalagem do produto, ele pode sofrer um dano e perder sua qualidade.

Ainda que pareça uma parte irrelevante do processo, aqui, a embalagem deve ser de acordo com as especificações do pedido.

Se a empresa tem como foco facilitar o manuseio do produto, sua preservação e desfiguração do pacote para prevenção de furtos e roubos, é preciso que a embalagem certa seja feita.

Dicas para tornar o processo de picking e packing mais eficiente

O comércio eletrônico tem toda facilidade pro cliente fazer suas compras de modo mais cômodo. No entanto, para que ele funcione, é preciso seguir vários pontos e evitar que os atrasos aconteçam.

Abaixo, separamos algumas dicas para que você consiga otimizar os processos dentro do seu e-commerce.

1. Limite o número de movimentos e pontos de contato

Quando se trata de logística, o ditado “menos é mais” acaba se confirmando. Quanto menos pessoas entrarem em contato com o produto, maior será a eficiência do mesmo.

Isso porque é possível ter mais controle em cima de uma demanda. Então quanto mais concentrado ele tiver, melhor serão as etapas até seu destino final.

2. Analise a eficiência do picking

A logística de um lugar sempre está em constante mudança. Sendo assim, o armazém é o local que deve se adaptar aos novos métodos e tecnologias para que possa ser eficaz no serviço de qualidade para o cliente.

Sendo assim, fazer uso de um software de gerenciamento pode fazer com que se observe melhor as mudanças e o que tem dado certo.

O sucesso provém da divisão das operações em subprocessos e no cálculo de tempo padrão que se tem para fazer cada um deles. Assim, é possível ver onde deve haver melhoras.

3. Dê atenção para embalagem

Se tratando principalmente de farmácia, é importante que o processo de embalo e o material que tem sido usado possam ter valor.

Isso porque os produtos farmacêuticos precisam de cuidados especiais, principalmente porque alguns produtos são frágeis, outros porque merecem um tipo de armazenamento diferente.

Logo, a embalagem deve seguir os padrões de cada produto. Algumas coisas podem facilitar o processo, como:

  • Instalar máquinas automáticas de embalagem: máquinas que enchem sacos com ar para que o produto não esbarre ou quebre, assim como plastificadora que plastifica e lacra as embalagens;
  • Padronização de embalagem: limita espaços e evita desperdícios em pacotes que tenham grandes variedades;
  • Caixas auto montáveis poupam tempo e fazem com que o manuseio seja mais rápido.

 Saber como embalar uma encomenda para que ela possa ir segura em seu despacho principalmente se for o envio de material frágil, sem sofrer danos, é fundamental. Por isso essa parte merece muita atenção

Conclusão

Vimos aqui então que saber como gerir esses processos é algo fundamental para que toda a experiência final com o cliente possa dar certo e que erros consigam se evitar.

Os lojistas precisam estar cientes quanto a isso, pois a partir de um erro, todo o processo pode acabar sendo prejudicado. 

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