Motoboy, proteja-se! Veja 7 dicas de segurança para pilotar na chuva

A chuva chega sem aviso! Algumas vezes, muitos motoboys já estão na rua trabalhando quando ela cai. O piso molhado aumenta o risco de derrapagens e esconde obstáculos que podem causar quedas. Nesse momento, é preciso redobrar os cuidados para evitar acidentes e garantir uma pilotagem mais segura. Neste artigo, separamos as principais dicas de segurança para pilotar moto na chuva. Fique atento!

7 dicas de segurança para pilotar moto na chuva

1. Diminua a velocidade

A primeira medida preventiva que você deve adotar ao pilotar moto na chuva é reduzir drasticamente a velocidade. Esse é o passo inicial para uma direção mais segura!

2. Vista uma capa de chuva

Não importa se o clima está quente ou o céu está limpo, leve sempre uma capa de chuva com você! Prefira as versões com tecido sintético, pois são mais leves e ocupam menos espaço.
Dica: compre a capa de chuva de um tamanho maior que o seu, pois você a vestirá sobre a sua roupa ou uniforme. O mesmo vale para botas e polainas.

3. Mantenha a viseira limpa

Na imagem observamos uma viseira limpa, uma das dicas para pilotar moto na chuva.

É comum que a viseira do capacete fique embaçada em dias chuvosos. Para não perder a visibilidade, aplique um produto anti embaçante no visor com a ajuda de uma flanela.

4. Verifique o estado dos pneus

Durante os dias chuvosos, a água da chuva se mistura com a sujeira das ruas e deixa o asfalto escorregadio. O bom estado dos pneus é crucial para evitar a aquaplanagem. Sendo assim, sempre que você for pilotar moto na chuva, verifique o desgaste dos pneus pelos indicadores do próprio artefato.

5. Adote uma direção defensiva

É preciso adotar uma postura mais cautelosa ao pilotar moto na chuva. Todas as suas manobras, como acelerar, frear e ultrapassar, devem ser feitas com mais cuidado do que o normal.

Os faróis devem estar acesos em todos os momentos para melhorar a visibilidade. Além disso, evite fazer movimentos bruscos, já que o piso está menos aderente.

6. Ande pelas faixas centrais

Uma boa dica para evitar derrapagens é trafegar pelas faixas centrais de avenidas e ruas mais largas. Geralmente, elas ficam mais limpas e com menos água, devido à pavimentação urbana que projeta detritos para as laterais das vias.

7. Evite alagamentos

Observa-se um motoboy em um alagamento. Essa é uma das contraindicações para pilotar moto na chuva.

As motos não devem enfrentar alagamentos, poças e enchentes. Afinal, ali pode ter um buraco escondido ou um bueiro aberto, representando um grande perigo ao veículo e ao condutor. A água pode entrar no motor e causar uma pane na moto, te deixando a pé. Já pensou?

Gostou das nossas dicas de segurança para pilotar moto na chuva? Então, coloque-as em prática e dirija sem perigo! Para conhecer mais dicas sobre direção de motos, visite o nosso blog. Lá, já falamos sobre as atitudes que contribuem para segurança do motoboy, como pilotar moto no corredor com segurança, dicas de proteção para motociclistas no verão e muito mais!

plugins premium WordPress