Conheça nosso blog
30Abr
acidentes de trânsito no Brasil

Principais causas de acidentes de trânsito no Brasil

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país no ranking de recordistas em mortes no trânsito. Perde apenas para Índia, China, EUA e Rússia. Em um estudo do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), comprovou-se que apenas de janeiro a junho de 2018, os acidentes de trânsito no Brasil provocaram 19.398 mil mortes e 20 mil casos de invalidez permanente.

Mas você sabe quais são as principais causas de tais números assustadores? É o que listamos hoje, no novo artigo da Zoom Entregas Rápidas, em parceria com o movimento Maio Amarelo – No trânsito o sentido é a vida.

5 motivos para acidentes de trânsito no Brasil

Uso do celular

celular e acidentes de trânsito no Brasil

O uso do celular ao volante é um dos principais motivos de acidentes de trânsito no Brasil. É responsável por colisões e atropelamentos diários em ruas e estradas do país. De acordo com o Detran, uso do smartphone no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes. O motivo é que a atenção do motorista é reduzida de forma drástica quando ele divide a atenção entre o trânsito e o celular. E um trânsito seguro exige total atenção do condutor.

Desrespeito à sinalização

O desrespeito à sinalização ocorre tanto entre os motoristas quando entre pedestres e ciclistas. Pedestres que atravessam fora da faixa e desrespeitam o sinal verde correm mais risco de atropelamento, obviamente. Assim como motoristas que desrespeitam o sinal vermelho correm mais risco de colisão e acidentes. É fundamental respeitar as leis para evitar os acidentes de trânsito no Brasil. E esse é um ensinamento que precisa ser passado de geração para geração, garantindo que teremos um trânsito mais seguro no futuro.

Excesso de velocidade

De acordo com a OMS, o risco de acidentes aumenta cerca de 30 vezes quando ultrapassamos a velocidade. É estimado que um aumento de 5% na velocidade média
do automóvel, amplia em cerca de 10% os acidentes que contêm lesões e de 20% a 30% o número de colisões fatais. Infelizmente, excesso de velocidade é uma das infrações mais cometidas no Brasil.

Desrespeito com pedestres e ciclistas

Atropelamento de pedestres é a terceira maior causa de morte nos acidentes de trânsito no Brasil, somando um percentual de 18,2% apenas em 2016. No caso de ciclistas, o percentual de mortalidade foi de 4,1%. Pedestres e ciclistas são as peças mais frágeis quando o assunto é mobilidade urbana. Por isso, é função do motorista estar sempre atento aos retrovisores e dirigir com cautela, para evitar acidentes graves e até mesmo fatais.

Bebida alcoólica ou entorpecentes

bebidas e acidentes de trânsito no Brasil

Um condutor sob efeito de álcool, é 14 vezes mais propenso a ser responsável por um acidente fatal, segundo dados da Organização Mundial de Saúde e do Observatório Nacional de Segurança Viária. O uso de bebida alcoólica e entorpecentes altera os reflexos e reduz a capacidade de resposta rápidas em situações inesperadas. Por isso, causa acidentes de trânsito no Brasil. Em nosso blog você encontra um artigo com mais detalhes sobre drogas, álcool e direção.

Importância da conscientização

Sem campanhas como o Maio Amarelo, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer em acidentes de trânsito no Brasil em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade). E 2,4 milhões, em 2030. Para que tais números não se tornem uma realidade, todos têm que fazer sua parte.
A Zoom Entregas Rápidas é uma empresa de motoboy rj, especializada em entregas rápidas. Fazemos parte das empresas Laço Amarelo. Buscamos criar um trânsito mais seguro para todos, disseminando conhecimento entre nossos clientes, apoiadores e colaboradores.

Em nosso blog você encontra artigos sobre cinto de segurança, segurança no trânsito, crianças seguras no trânsito e muito mais! Esperamos por você!

Compartilhe: