CONHEÇA NOSSO BLOG
06Out
Conheça 6 erros na roteirização de entregas que você deve evitar!

Conheça 6 erros na roteirização de entregas que você deve evitar!

Compartilhe!

Aqui no blog nós já falamos sobre o que é roteirização de transporte. Em resumo, trata-se de um processo de otimização das rotas para realizar entregas e coletas de forma mais ágil e eficiente. Hoje, nós iremos falar sobre os erros na roteirização de entregas mais comuns dentro das organizações. Se você se preocupa com o andamento do seu setor logístico, fique atento!

Descubra 6 erros na roteirização de entregas e evite-os!

erros na roteirização de entregas com moto

1) Depender do ERP

Um dos erros na roteirização de entregas é depender de vínculos do ERP (sistema integrado de gestão empresarial). Ou seja, os profissionais usam apenas as informações cadastradas neste sistema, sendo que esta ação é considerada antiquada.

Para contornar esta situação, o mais indicado é utilizar ferramentas com inteligência geográfica. Elas englobam fatores que influenciam no transporte, portanto, podem gerar caminhos mais eficientes com redução de custos logísticos.

2) Não dar garantia de entrega no prazo

Se você não der uma garantia certa de que a encomenda irá chegar no seu destino dentro do prazo estabelecido, sua reputação estará comprometida. Horários de saída e chegada da carga devem ser estimados corretamente e repassados ao destinatário. Além, é claro, de serem devidamente cumpridos pelo remetente.

3) Ser impreciso nos fatores logísticos

A logística é uma área que depende da precisão dos seus operadores. Caso contrário, a ocorrência de erros na roteirização de entregas será cada vez mais comum. A exemplo, podemos citar: deixar que o motorista decida as rotas, não calcular a cubagem corretamente, trabalhar com a taxa de ocupação inadequada, etc. Além das falhas, a imprecisão pode gerar aumento nos gastos com combustível, entre outros problemas.

4) Não calibrar as coordenadas de entrega

Operadores logísticos que não se preocupam com a qualidade do código geográfico estão mais suscetíveis a cometer erros na roteirização de entregas. Geralmente, são geradas coordenadas genéricas que não oferecem precisão na posição do objeto. Lembre-se: a geolocalização exata do cliente é essencial na formação das rotas.

5) Escolher perfil inadequado de roteirização

As soluções de roteirização definem como regra a rota com a menor quilometragem. Porém nem sempre esse caminho vai ser o mais eficiente. Portanto, o ideal é investir nas ferramentas avançadas de roteirização. Estas tecnologias permitem que você escolha dentre os vários perfis disponíveis aquele que melhor lhe atende. Com isso, você terá mais opções de rotas, sendo mais fácil adequá-las ao seu cenário de entregas. Consequentemente, a incidência de erros será reduzida.

6) Centralizar a roteirização em uma só pessoa

A centralização da tomada de decisões nas mãos de apenas um funcionário é um dos erros na roteirização de entregas. Ainda mais quando este atua de forma manual, sem usar as ferramentas tecnológicas a seu favor. O recomendado é descentralizar os dados de entregas e repassá-los para o meio virtual, automatizando o processo.

Como ter uma roteirização eficiente e sem erros?

A resposta para essa pergunta está aqui na Zoom Entregas Rápidas! Nossa frota de veículos está sempre apta para realizar entregas em todo o estado do Rio de Janeiro. Oferecemos vários tipos de serviços de transporte para atender às suas necessidades. Entre em contato conosco e saiba mais!

Gostou deste artigo? No Blog da Zoom você encontra mais conteúdos sobre logística, entregas e assuntos relacionados. Veja:

 

 

Posts Recentes Tags