CONHEÇA NOSSO BLOG
28Jul
Confira 4 principais indicadores de desempenho logístico

Confira 4 principais indicadores de desempenho logístico

Compartilhe!

Hoje, é fundamental que os gestores busquem sempre melhorar o setor logístico das empresas. Afinal, este é um âmbito que demanda altos custos de investimento, e deve recompensar todos os esforços direcionados a ele. Para alcançar um resultado satisfatório, a melhor alternativa é conhecer e avaliar os indicadores de desempenho logístico. Não sabe do que se trata? Leia este artigo até o final para descobrir!

Conheça 4 indicadores de desempenho logístico

Mulher feliz com os indicadores de desempenho logístico

Os indicadores de desempenho logístico são métricas quantitativas que servem para rastrear, avaliar e otimizar os processos logísticos. Sendo assim, você poderá monitorar a performance do setor de logística e o nível de serviço que sua empresa está entregando neste âmbito. Logo, será muito mais fácil identificar aspectos positivos e negativos na gestão logística e, conforme for necessário, pôr certas alterações em prática.

Veja, na sequência, os principais indicadores de desempenho logístico que você pode monitorar na sua empresa!

1. Pedido Perfeito ou On-Time & In-Full (OTIF)

É um dos indicadores de desempenho logístico que mede a performance de entrega da empresa. Ele mensura dois fatores em conjunto:

  • on-time: porcentagem de pedidos entregues dentro do prazo estipulado com o cliente;
  • in-full: percentual de eficiência do pedido, ou seja, se ele foi entregue no local correto, sem danos ou avarias e sem problemas na documentação fiscal.

O cálculo do OTIF é feito da seguinte forma: divida o número de entregas realizadas sem qualquer tipo de problema pelo número total de entregas realizadas no período analisado. Após a divisão, multiplique o resultado por 100.

Pronto! Você chegou no percentual do seu OTIF.

Lembre-se: quando mais próximo este valor estiver de 100%, melhor!

2. Percentual de Entregas Realizadas no Prazo ou On-Time Delivery (OTD)

Este indicador permite que você identifique o percentual de pedidos entregues no prazo acordado com o cliente. Ou seja, sem atrasos! O valor ideal do OTD varia de acordo com a densidade populacional da área de entrega e a distância do percurso.

O cálculo do OTD é feito da seguinte maneira: divida o número de entregas realizadas no prazo pelo número de entregas realizadas no período analisado. Após a divisão, multiplique o resultado por 100 para chegar ao percentual.

3. Tempo Médio de Entrega

Este é um dos indicadores de desempenho logístico utilizados para diminuir o tempo de entrega. Aqui, é considerado o tempo a partir do momento em que o pedido é feito até o momento em que ele é entregue ao cliente. A partir deste KPI, você consegue identificar quais os melhores prazos e horários para prometer ao cliente.

4. Índice de Atendimento do Pedido ou Order Fill Rate (OFR)

O Índice de Atendimento do Pedido refere-se ao tempo gasto no processamento de pedidos, desde o recebimento até sua saída para entrega. O cálculo envolve a soma do tempo gasto em todos os pedidos e, depois, a divisão pelo número total de pedidos. A partir do resultado, você conseguirá medir o tempo médio que a equipe consegue processar uma determinada quantidade de solicitações.

Em resumo, podemos dizer que o OFR é um dos indicadores de desempenho logístico que mede a performance interna da empresa no processamento de pedidos.

Conte com a Zoom Entregas Rápidas!

Não quer se preocupar com indicadores de desempenho logístico e nenhuma outra questão referentes às entregas da sua empresa? Conte com os nossos serviços! A Zoom Entregas Rápidas oferece terceirização de entregas para todo o estado do Rio de Janeiro. Conosco, você terá acesso aos melhores motoristas e motociclistas para entregar suas encomendas no tempo certo! Entre em contato e peça já seu orçamento!

Gostou deste artigo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades! Veja alguns artigos que podem ser úteis para você:

 

Posts Recentes Tags