Conheça nosso blog
26Set
evitar acidente de moto

4 dicas infalíveis para evitar acidente de moto

Muitas empresas optam por terceirização do serviço de entrega com a finalidade de otimizar o processo de entregas. Nesse sentido, o veículo mais escolhido é a moto. Ela garante toda a praticidade necessária ao passo que são consideradas mais ágeis e potentes. No entanto, pilotá-las, apenas, não é o suficiente. É necessário conhecer e aplicar as formas de evitar acidente de moto. Somente assim, o motociclista será capaz de assegurar sua segurança no trânsito. Nesse artigo, a Zoom Entregas Rápidas separou algumas delas para você! Boa leitura!

Quais são as dicas para não sofrer acidente de moto?

Assim como dirigir um carro, pilotar uma moto também requer muitos cuidados. Por conta disso, utilizar os equipamentos corretos, que estão de acordo com a legislação, é fundamental. Eles são: capacetes, luvas com aderência, sapatos fechados e outros.

Agora, o uso desses aparatos deve estar aliado a outros hábitos que são considerados dicas para a boa convivência e evitam acidente de moto. Abaixo, separamos 5 para que você possa conhecer mais sobre eles. Confira!

1- Velocidade correta

imagem de motocicleta em alta velocidade

A primeira dica de como evitar acidente de moto é atentar-se à velocidade correta. Por vezes, o fato da moto ser um veículo potente, é comum acelerar e se descuidar do limite máximo permitido. Entretanto, o excesso de velocidade coloca em risco não tão somente o motociclista, mas todas as pessoas que se encontram na via.

Com a moto obedecendo a velocidade regulamentada, é possível conseguir uma melhor visão dos outros condutores que estão ao redor. Dessa maneira, trata-se de uma maneira eficiente de aplicar a direção defensiva.

2- Atenção redobrada com as curvas e cruzamentos

A maior parte das derrapagens de moto acontecem nas curvas. Esse fenômeno faz com que as rodas da motocicleta percam aderência ao solo. Isso pode acontecer devido a uma série de fatores. Os principais deles são: velocidade excessiva, má condição dos pneus e mau tempo. A fim de impedir que esse processo aconteça, o recomendado é desacelerar antes da curva e voltar a acelerar quando ela já estiver finalizada.

Por outro lado, a atenção aos cruzamentos também é uma condição importante. Esses locais possuem grande índice de risco de acidente de moto. Por essa razão, ao atravessar um entroncamento, o motociclista deve observar os outros veículos e apenas iniciar a travessia caso se certifique de sua segurança.

3- Obedecer aos comandos do semáforo

semáforo

O semáforo é um instrumento que é posicionado nas vias com o objetivo de auxiliar a locomoção de pedestres e motoristas. Ele possui mensagens que são destinadas tanto para os pedestres quanto para os passantes que são determinadas por cores. A primeira, vermelha, significa “pare”. Ou seja, quando estiver acionada, os carros e motos devem parar a circulação nas vias para que os pedestres possam atravessá-la. A segunda, amarela, significa “atenção”. Nesse momento, os condutores e pedestres devem atentar-se à mudança que ocorrerá em seguida. Por fim, a cor verde simboliza que o trânsito está livre para a passagem de carros, motos e demais veículos.

Portanto, a terceira dica deste artigo para evitar acidentes de moto é obedecer aos comandos do semáforo e compreender sua importância para o bom convívio no trânsito.

4- Manutenção da distância segura

Muitos motociclistas, com o objetivo de não ficarem parados no trânsito, optam por formar o corredor. Contudo, é importante lembrar que até mesmo para a formação desse existe uma regulamentação.

Assim, tal qual como acontece entre os carros, as motocicletas também devem obedecer à regra dos 2 segundos. Quando o trânsito estiver fluindo bem, o recomendado é que a moto ocupe espaço de um lugar na pista.

Gostou do nosso artigo as formas de evitar acidente de moto? No blog da Zoom Entregas Rápidas você encontra outros artigos a respeito deste e mais temas! Não deixe de conferir quais são os maiores erros de pilotar uma moto, dicas para a prevenção de acidentes no trânsito, 5 atitudes indispensáveis em um bom motorista e muito mais!

Compartilhe: