Conheça nosso blog
29Out
pessoa etiquetando embalagem de remédio para transporte

Como o transporte regularizado de remédios é realizado?

Umidade, iluminação e temperatura são alguns fatores que podem influenciar diretamente no transporte regularizado de remédios. Isso pode ser afirmado na medida em que alguns fármacos sofrem alterações em suas substâncias quando colocados em situações adversas ao condicionamento ideal. Por isso, a Zoom Entregas Rápidas segue uma série de regulamentações estipuladas pela ANVISA para transportadoras. Prossiga a leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto e saber como nosso trabalho funciona.

Qual é o primeiro passo para o transporte regularizado de remédios?

A Zoom Entregas Rápidas, assim como outras transportadoras de medicamentos, precisa de uma série de autorizações para exercer o serviço de entregas. Devido a isso, o primeiro passo para realizar o transporte regularizado de remédios é unir todos os documentos que permitem a ação. Nesta medida, a ANVISA é órgão responsável por emitir o AFE, Autorização de Funcionamento de Empresa, que é o principal deles. Este concede a nossa empresa a possibilidade de transportar medicamentos comuns, aqueles que não têm necessidade de controle especial.
Separamos uma lista dos outros comprovantes que autorizam nosso serviço:

  • licenciamento sanitário: cedido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele comprova que nossa companhia segue as regras básicas de higiene;
  • Certificado de Regularidade Técnica: prevê que todas as ações de manuseio dos remédios estejam dentro do estipulado pelo Conselho Regional de Farmácia.

Mas afinal, como ocorre com os medicamentos de controle especial?

Visto que o AFE apenas regulariza nossas atividades com relação aos medicamentos comuns, torna-se necessário outro tipo de autorização para os de controle especial. Por essa razão, para que a transportadora ative a possibilidade de trabalhar com remédios controlados é preciso que ela detenha o AE (Autorização Especial). Tal qual o AFE, este comprova que a empresa é instruída para fazer o deslocamento dos produtos sujeitos a controle especial sem ocasionar danos.
Além do AE, para o transporte regularizado de remédios controlados, é fundamental a presença de um profissional farmacêutico. Ele será responsável por inspecionar o bom estado dos medicamentos durante todo trajeto até o destino. Além disso, sua função também se estende para a arrumação dos materiais dentro do veículo de transporte. Por conta dessas atribuições, ter um farmacêutico na equipe é uma forma de garantir o cumprimento da lei, visto que ele representa a figura de um responsável técnico.
A seguir, veja mais sobre os pontos de destaque do transporte.

Acondicionamento

O acondicionamento correto dos medicamentos é fundamental no processo de transporte regularizado de remédios. Ele engloba todos os fatores que podem ser considerados adequados para a carga levando em conta sua especificidade. De tal forma, o farmacêutico será uma figura fundamental para garantir que todas as condições preestabelecidas pela ANVISA estejam sendo cumpridas.
O carro apropriado para a carga é um exemplo que contribui para constar que o acondicionamento é o indicado.

Temperatura

Depois do acondicionamento, a temperatura é o segundo fator que merece atenção no transporte de remédios. Ela prevê que os fármacos não sejam expostos ao calor excessivo e, devido a isso, percam suas propriedades. Assim, nossos carros possuem amplo isolamento térmico que contribui para a manutenção dos materiais sem criar alterações em suas características fundamentais.
Vale ressaltar, nesta medida, que itens como vacinas e insulinas necessitam de transporte em temperaturas baixas. Estas devem girar em torno de 2ºC a 8ºC. Já os remédios onde a refrigeração não é requerida devem ser acomodados no carro em até 25º. Tendo em conta estas aplicações, a Zoom Entregas Rápidas assume o dever de segui-las à risca.

Embalagem adequada

Em terceiro lugar, a embalagem adequada também faz parte do transporte regularizado de remédios. Em geral, a função dela está associada a maior durabilidade do material. Quando elaboradas por materiais que auxiliam a manutenção da temperatura conservada no veículo, tendem a preservar as características dos fármacos. Por isso, fazer uso de uma embalagem apropriada para cada tipo de remédio é de suma importância para assegurar o nível de qualidade.

Quais são as vantagens de escolher uma empresa regularizada?

Menor risco de perdas

Uma vez que a Zoom Entregas Rápidas é escolhida para fazer o transporte de medicamentos, existe o menor risco de perdas. Isso pode ser afirmado ao passo que nossa empresa possui todas as certificações necessárias para garantir que o produto chegue ao destino sem sofrer perdas e alterações em sua composição.

Segurança

colaboradores da Zoom Entregas Rápidas em treinamento sobre segurança

Os profissionais da Zoom Entregas Rápidas são qualificados para fazer o transporte
regularizado de remédios. Em razão do treinamento realizado anteriormente, eles conhecem todas as técnicas de manuseio e organização que não podem faltar durante todo o trajeto. Em virtude desta condição, a segurança do transporte de medicamentos torna-se um ponto muito importante para a Zoom Entregas Rápidas.
Em relação aos remédios de controle especial, nossa companhia também preocupa-se em seguir os pontos de destaque abordados anteriormente neste artigo.

Rapidez

Por fim, a rapidez do transporte de remédios é qualificada pela Zoom Entregas Rápidas ao passo que estipulamos o planejamento de rotas com antecedência. Assim, conseguimos realizar o trajeto através vias que oferecem melhores condições.
Além disso, a partir do plano de rotas também é possível desviar de engarrafamentos e posicionar o veículo sob altas temperaturas.

Escolha a Zoom Entregas Rápidas!

Gostou do artigo que produzimos para você? Não perca a oportunidade de conhecer nossa empresa e desfrutar do melhor serviço de entregas na sua região! Entre em contato conosco e consulte qual de nossos serviços melhor atende a sua necessidade!
Em nosso blog, confira todo o conteúdo exclusivo que já preparamos! Lá estão:

Compartilhe: